Cine Enem - 09/09/2015
Taís Cristina Soares
Todos nós sabemos como é difícil estudar em dias frios, de chuva, quando o sofá e a Netflix nos chamam... E como sabemos!
E se pudéssemos conciliar os estudos com um bom filme? Isso é possível! E o melhor, nos ajudará no ENEM. Isso mesmo: sofá, pipoca e filme combinam com uma boa nota no Enem!
Sendo assim, listei filmes que retratam “guerras” e “épocas", assuntos esses, que exigem conhecimento no momento da prova.
Então vamos lá, preparem-se para anotar os temas!
Olga - Sua vida renderia uma das mais conhecidas biografias já escritas no Brasil. A cinebiografia da judia alemã Olga Benário foi dirigida por Jayme Monjardim.
Com 18 anos, Olga já militava no Partido Comunista alemão. Aos 20, resgatou incrivelmente o namorado da prisão. Aos 27, falava quatro idiomas, sabia pilotar aviões e saltar de paraquedas e era exímia amazona. Em 1931, na Rússia, conheceu Luís Carlos Prestes, com quem viria ao Brasil para tentar derrubar Getúlio Vargas do poder. A chamada “Intentona Comunista” deu errado, e o casal acabou preso em 1936. Eles nunca mais se viram: Olga foi deportada para a Alemanha nazista. Quando foi presa pela polícia política de Getúlio Vargas, Olga estava grávida.
A lista de Schindler – Um filme inesquecível. A longa de Steven Spielberg fala sobre nazismo e holocausto. Conta à história de Oskar Schindler, um empresário alemão que ajudou a salvar as vidas de mais de mil judeus ao dar emprego para eles numa fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial.
Lincoln - O filme relata o interesse do ex-presidente americano Abraham Lincoln de aprovar a emenda constitucional de abolição da escravidão na câmara; além das tensões entre republicanos e democratas para a aprovação da emenda. A narrativa é uma excelente oportunidade para nós, estudantes do Enem entendermos também a Guerra Civil Americana, que ocorreu entre 1861 e 1865.
Tempos Modernos - Produzido por Charles Chaplin, o filme é uma crítica ao Fordismo e também à alienação dos operários. O filme nos mostra as relações de trabalho do início do século XX, em que os homens eram vistos como peças de máquinas, de acordo com a crítica de Chaplin.
Central do Brasil – Apesar de ter sido tema da redação de 2012 do Enem, migração é um assunto que pode voltar à prova. Por isso, vale a pena conferir Central do Brasil, longa que narra o destino de Dora e Josué. A senhora atravessa o país junto ao menino para tentar encontrar seu pai. Durante a viagem, os dois enfrentam obstáculos e lidam com a realidade dos que migram em busca de melhores condições.
Faroeste Caboclo - Outro filme que explica as relações de migração. É baseado na canção de Renato Russo, Faroeste Caboclo conta a historia de João do Santo Cristo, que após o assassinato de seu pai, deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília. Encontra lá seu primo Pablo, um Boliviano traficante, no qual começou a trabalhar junto. Em Brasília, ele conhece Maria Lúcia, por quem se apaixona e planeja um futuro melhor, mas seu envolvimento com o tráfico de drogas pode colocar tudo a perder, também praticado por Jeremias que viria a se tornar seu grande rival.
Os Miseráveis - O filme se passa durante a Revolução Francesa, no século XIX, um dos mais delicados momentos da história contemporânea. Entre a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832 – quando a população francesa era devastada pela cólera – a obra narra a história de Jean Valjean, que rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e é preso por isso. Depois de cumprir pena em regime fechado, Jean é posto em liberdade condicional e tenta retomar sua vida.
Lutero - Se a ideia for entender a Reforma Protestante, o Lutero é a melhor opção. A sequência narra a vida do religioso e reformador alemão Martinho Lutero, figura central do movimento protestante. Lutero foi o responsável por condenar o tráfico de indulgências na Igreja e criar as 95 Teses.
O menino do pijama listrado – O filme se passa no inicio da segunda guerra mundial a Alemanha estava em conflito com os judeus, uma família alemã que morava em Berlim teve que se mudar para uma casa perto do campo de concentração, onde o Ralf pai de Bruno trabalhava como militar, seu filho Bruno fez amizade com um judeu chamado Samuel onde aprendeu o significado da amizade. Bruno prometeu a Samuel que o ajudaria a procura seu pai que havia sumido, após sair para um trabalho e não mais voltar. No dia em que resolveu fugir para ajudar Samuel a procurar seu pai, se vestiu como as outras crianças e cavou um buraco passando para dentro do campo de concentração. La dentro junto com Samuel foi a sua cabana a procura do pai, porém antes que conseguissem sair do campo de concentração foi levado junto com os judeus para a câmera de gás.
Agora é só escolher qual assistirá primeiro!
Se prepare para rir, chorar, se emocionar e ainda aprender com tudo isso!
Bom filme!
# Artigo: Se organize para o Enem
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.