Gestão por processos - 02/09/2015
Joyce da Conceição Lopes Simões
Hoje em dia, contamos com recursos como GPS´s, tablets ou smartphones para facilitar nossa locomoção quando não sabemos o caminho ou para verificar uma via de trânsito melhor, mas, como podemos aplicar o mesmo modelo quando se trata das atividades de uma organização?
Muitas vezes desenvolvemos nossas atividades por tanto tempo que não paramos para avaliar se ainda é a melhor maneira de realizá-la. A competividade do mercado nos leva a tentar ao máximo diminuir os gaps (lacunas) cometidos de modo a potencializar nossos resultados, mas como fazer isso? Como melhorar a maneira de desenvolver uma atividade?
A gestão por processos surgiu justamente para responder a estas perguntas com o intuito de modelar aquilo que é feito na organização por meio de fluxogramas e, a partir disso, aplicar as melhores práticas de gestão definindo papeis e responsabilidades, canais de comunicação e modelos de trabalho.
Basicamente, a gestão por processos busca a interação entre as diversas atividades realizadas pela empresa de modo que todas entendam o quanto cada setor interage com os demais e onde cada um atua dentro do projeto. Com isso, fica mais claro como é feito o trabalho de forma sistêmica e não apenas departamental.
Com a gestão de processos estabelecemos as melhores rotas para direcionar os esforços da equipe, assim, tudo fica mais ágil e eficaz. Constantes mudanças no modo de se fazer uma atividade, além de exigir maior esforço, nos leva a maiores riscos na execução. Busque definir seus processos e ganhe melhores desempenhos em suas atividades.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.