Gestão e planejamento
Joyce da Conceição Lopes Simões  Analista de Projetos. Formada em Administração pela ETEP Faculdades, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Projetos. Experiência em gerenciamento de projetos e processos, Implantação de escritório de Projetos e Desenvolvimento de Treinamentos.

Assertividade, melhorando o engajamento organizacional - 02/09/2015
Joyce da Conceição Lopes Simões

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A prática da assertividade é um dos grandes benefícios que uma empresa pode instituir. Ela possibilita a economia de tempo, valorização das pessoas, objetividade, produtividade e motivação no trabalho.

Assertividade é um assunto que tem sido frequente nos mais diversos treinamentos de gestão. A busca por uma comunicação assertiva tem impulsionado as pessoas a uma reflexão sobre suas atitudes perante a equipe de trabalho, mas o que é ser assertivo?

Podemos dizer que uma pessoa assertiva apresenta o seguinte perfil:

• Expressa seus sentimentos com espontaneidade, naturalidade e calma;

• Adota sempre uma posição clara e transparente;

• Diz sim ou não como decorrência de uma análise imparcial (não tendenciosa);

• É firme, quando necessário, sem ferir ninguém;

• Sabe ser flexível, sem abandonar seu espaço vital nem invadir o do outro.

Aqui vão algumas dicas de como podemos desenvolver um perfil assertivo:

• Busque trabalhar com metas pré-definidas;

• Vá direto ao assunto, sempre com respeito a todos os envolvidos (presentes e ausentes);

• Atenha-se aos fatos, sem atingir pessoas;

• Seja paciente;

• Pratique o uso de frases simples, declarações breves e diretas, melhor uma mensagem entendida do que um discurso muito elaborado;

• Mantenha os critérios claros com relação à qualidade esperada das entregas;

• Encoraja os outros membros da equipe nas ações desenvolvidas;

• Encontre tempo para planejar e pensar nos projetos;

• Não cultive tensões emocionais. Resolva os conflitos à medida que surgirem, não adie;

• Crie um ambiente saudável de trabalho, tanto emocional quanto fisicamente;

• Estabeleça relações de harmonia.

A chave da assertividade é o equilíbrio e a transparência, com isso, a equipe desenvolve uma postura mais coesa e focada nos melhores resultados, tanto para as entregas, quanto para a harmonia do ambiente corporativo.

Partes deste artigo foram retiradas do site: http://www.formador.com.br

De Luiz Roberto Bodstein



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