Conheça o nosso filho caçula, o Planetinha - 16/06/2004
Os Primeiros Passos...
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver”
(O Caderno, Toquinho)
A composição do grande mestre da MPB, Toquinho, expressa um pouco da vontade que todos nós temos de poder acompanhar, como um caderno ao longo do ano letivo, a vida de nossos filhos, seu crescimento, seu processo de maturação, os grandes êxitos, as pequenas derrotas, os primeiros amores, o ingresso na faculdade ou mesmo à entrada no mercado de trabalho.
Quem dera pudéssemos nos multiplicar para poder estar no trabalho, no lazer, na escola ou no trânsito e, ao mesmo tempo, estar ao lado de nossos rebentos. Quando nascem modificam completamente nossas vidas, parecem nos dar mais alento, mais paixão. Com certeza estimulam nossos sentidos (e, leia-se nessa afirmação um duplo raciocínio, relativo a audição, visão, tato,... e, também, a questão existencial).
Filhos são dádivas dadas por Deus às pessoas para que levemos adiante o milagre da existência e tudo aquilo que existe nessa vida que faz com que valha (realmente) a pena estar por aqui, nessas paradas temporais e materiais. Tenho duas crianças na minha vida e as compartilho com minha esposa com a grata satisfação e com imensa alegria de quem realmente sempre quis passar por essa experiência.
Nós, educadores, muitas vezes parecemos vivenciar a experiência da paternidade multiplicada dezenas de vezes em virtude de nossos alunos. Temos que ter paciência dobrada, fôlego para prestar auxílio sempre que necessário, ternura para conquistar a confiança, segurança quanto a nossa formação profissional e, estarmos atentos para os novos conhecimentos e ferramentas disponíveis em nossa área de atuação. Com isso, certamente conseguimos atingir nossos alunos e dar-lhes o melhor em termos de educação.
Nós, do Planeta Educação, sentimos que essas também são nossas responsabilidades, por isso mesmo, estamos dando a todos aqueles que sempre confiaram em nosso trabalho, acesso a nosso mais novo filho, o Planetinha (www.planetinha.com.br). Esperamos, sinceramente, que de sua existência surjam novas idéias, projetos, práticas e, principalmente crescimento para todos aqueles que fazem parte da família da educação no Brasil.
O Site
Pelas Dicas de Links chegamos a sites muito legais como o do Menino Maluquinho ou o da Turma da Mônica.
Entre as principais opções apresentadas no Planetinha encontram-se no menu inicial caminhos que nos levam a dicas de links, jogos, downloads e referências para o estudo de inglês. Em relação a cada um deles vale destacar:
Dicas de Links – Fizemos uma seleção de sites destinados a atender os interesses e as principais necessidades das crianças que estão em seus primeiros anos escolares. Para tanto, priorizamos nessas dicas de links alguns dos melhores sites brasileiros voltados para o público infantil, como os portais da Turma da Mônica, do Menino Maluquinho ou do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Além disso, destinamos aos educadores interessados nesse público específico algumas boas sugestões de links para pesquisa, casos do Aprendiz, do EducaRede ou do Só Matemática. Não nos esquecemos dos portadores de necessidades especiais e, para eles, sugerimos (entre outros), portais como o DefNet e o Motrix.
Jogos – A ênfase é em jogos que divirtam e que, ao mesmo tempo, aprimorem os conhecimentos e a habilidade motora. Para tanto, as crianças podem se divertir com jogos clássicos como Tangram, Genius e Tetris ou ainda com os desafios matemáticos do Triângulo Matemático e dos Quadrados Latinos.
Downloads – Na área destinada aos downloads permitimos que nossos internautas mirins possam baixar para seus micros outros importantes jogos que lhes permitem raciocínio, ação e reflexão. Para tanto estão disponíveis os clássicos: Jogo da Memória, Xadrez e Caça-Palavras; ou ainda os movimentados Jogo dos Presentes e Madeireira. Confiram!
Inglês – No setor destinado a reforçar os conhecimentos em língua inglesa não deixe de dar uma olhadinha nos bons recursos fornecidos no Coloring Book Fun, no Kinder Art e no Crayola ou ainda as novidades do site da Disney e do Kids Domain. Há atividades envolvendo arte que permitem as crianças aprender com maior facilidade às primeiras palavras dessa língua tão importante no mundo de hoje. Experimentem!
O Site ainda disponibiliza uma possibilidade de contato com a equipe que o produziu através do canal Fale Conosco. Precisando é só clicar que responderemos com a máxima presteza e atentos a seus interesses, comentários e críticas. Por favor, entrem em contato!
Aos Professores
Xadrez e Tangram, duas opções de jogos inteligentes disponíveis no Planetinha
Educar significa, acima de tudo, conceder boa parte de sua experiência de vida para que outras pessoas possam viver melhor; ceder conhecimentos que permitam aos outros atravessar oceanos, viajar no tempo e espaço e conhecer outras culturas; permitir que espaços inalienáveis possam ser invadidos, reconhecidos e melhorados pela ação conjunta de várias pessoas, muitas vezes desconhecidas entre si; transpor os obstáculos que teimam em permanecer no caminho da constituição de um amanhã melhor, mais justo, digno e seguro para todas as pessoas deste planeta; fornecer ferramentas para que surjam pessoas cada vez mais conscientes de nossa responsabilidade como pilotos dessa imensa nave-mãe chamada Terra (para que paremos a destruição dos mecanismos vitais para a sobrevivência de todos).
Educar necessita (fundamentalmente) de reflexão
Fazer parte de uma equipe séria (às vezes nem tanto, por que ninguém é de ferro), profissional, dedicada e engajada na luta por uma educação melhor com a plena integração das novas ferramentas proporcionadas pela educação é o sonho para muitos de nós. Já faço parte de uma equipe assim há mais de dois anos, somos uma espécie de família, dividimos nossas realizações e tentamos, com o nosso trabalho, proporcionar aos nossos amigos internautas aquilo que realmente acreditamos ser o melhor da nossa parte. O Planetinha é nosso mais recente triunfo, nascido da competência de nossos webdesigners Mauro, Fabrício e André, coordenados pelo trabalho sério de nosso manager Alexandre, respaldados pela produção jornalística esmerada da Renata e contando com alguma experiência pedagógica daquele que lhes endereça essas palavras, João Luís.
Espero, sinceramente, que o Planetinha seja de muita utilidade para as crianças e para a educação. Gostaria que todos pudessem, como nós, compartilhar seus trabalhos com pessoas tão dignas e com equipe tão sólida e compenetrada. Que de nossos sonhos (como o Planetinha e todas as nossas realizações no Planeta Educação), brotem esperança e colheitas fartas para muitos educadores de nosso país!
1 ANDREA SOUSA SANTOS MONJARDIM - VITÓRIAES
SOU PEDAGOGA DE UMA ESCOLA, ONDE NA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 ALUNOS COM IDADE DE 5 ANOS. TEM UM ALUNO COM A SÍNDROME DE ASPERGER. E ESTOU COM DIFICULDADES EM ADQUIRIR MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR COM ESSA CRIANÇA. ESTOU PRECISANDO DE AJUDA. PARA PODER DISPERTAR O INTERESSE DESSE ALUNO, POIS AS ATIVIDADES QUE SÃO ELABORADAS PARA TURMA, ELE NÃO CONSEGUE FAZER. ATT.
21/08/2009 11:56:17
2 andreiapaccola de souza - lençois paulista
ADOREI CONHECER O PLANETINHA, É UM SITE EXCELENTE PARA SER BEM EXPLORADO. PARABENS.
15/06/2009 08:05:03
3 simone melo - Areal RJ
É MUITO BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS INTERESSADAS EM UMA EDU DE QUALIDADE.
PLANETINHA É O EXCELENTE SITE, ESPERO PODER SEMPRE CONTAR COM VOCES.
PARABÉNS!!!!!!!!!!!!
23/03/2007 09:01:46
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.