Ensino de Línguas
Rodolfo Mattiello é formado em Letras e mestre em Linguística Aplicada. Professor de língua inglesa desde 2002, em 2013 fundou a Mattiello Consultoria Acadêmica que oferece coaching especializado para professores de língua estrangeira.

Animando o tablet - 28/11/2014
Rodolfo Mattiello

'

Essa moda de que ser nerd é ser cool é recente, pois ser nerd nem sempre foi visto com bons olhos. Quando eu era moleque, nunca entendi o motivo de outros colegas “tirarem sarro” de quem gostava de desenhos animados, histórias em quadrinhos, super-heróis, etc. Hoje, com as histórias em quadrinhos invadindo o cinema, animações ganhando prêmios e a valorização dos profissionais que trabalham nessa área, a aceitação e vontade de se fazer esse trabalho é maior. Obviamente que a criançada também vai querer brincar de desenhar e animar.

Robert Gardner quantificou o processo de aprendizado e em sua equação o fator motivação é dominante, já que ele pode zerar todo o processo. Por isso o professor deve contextualizar as aulas e tratar seus alunos como uma pessoa que está inserida no mundo e, portanto, tem conhecimentos. Fazer com que o conteúdo seja aprendido através de projetos (Project Based Learning) é uma abordagem moderna que leva em consideração o contexto dos alunos, elevando a motivação para aprender. Por que não fazer com que os alunos aprendam inglês e se divirtam criando animações e storyboards em um tablet? Além da motivação de se usar algo pelo qual os alunos se interessam, a atividade estimula o lado criativo dos alunos ao desenharem suas animações. Mais ainda, pensando nos diferentes perfis cognitivos encontrados em sala de aula, utilizar a criação de uma animação para ensino de inglês atinge os alunos visuais (obviamente), os musicais - pois os apps oferecem espaço para os alunos incluírem trilha sonora - e também estimula o raciocínio lógico.

O simple present é o tempo verbal mais simples da língua inglesa, e por representar fatos, assunções e rotina, é perfeito para o aluno brincar e aprender ao criar uma historinha ou tirinha. Vamos lá. Depois de ter apresentado e “drillado” o presente simples com seus alunos e reparar que eles estão confortáveis e confiantes para produzirem, o professor pode separar a turma em duplas e oferecer personagens fictícios para cada dupla criar a animação. Nessa atividade para tablet, os alunos recebem alguns verbos pré-selecionados pelo professor para que sejam um guia na hora de realizarem a montagem da animação. Há diversos apps em inglês (gratuitos ou pagos) que oferecem vários recursos e enriquecem o vocabulário de uma forma muito divertida. Mas e a fala? A maioria dos apps oferece recurso de gravação de voz para inserir no storyboard e os alunos podem gravar a fala de cada personagem, ou mesmo narrar os acontecimentos. Conforme os alunos vão desenvolvendo a animação, o professor vai auxiliando na parte lógica e linguística, assessorando-os até o dia da entrega do projeto.

Utilizar recursos tecnológicos nem sempre requer um alto grau de complexidade. O desenvolvimento desse projeto de ensino de simple present pode ser contextualizado com o que os alunos já estão acostumados a usar em suas rotinas: tablets, smartphones, apps. Além disso, há o estímulo de uma possível carreira na animação, como seguiu, por exemplo, Maurício de Souza (ultimamente) e Carlos Saldanha, diretor do grande hit A Era Do Gelo 3.


Leia também…
# Artigo: Vamos bater um papo?

# Artigo: 11 Erros cometidos por professores de inglês que lecionam para crianças


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda nao avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.