O que acontece quando os estudantes usam a tecnologia melhor que os professores? - 21/02/2014
TeachThought
Você sabe o conteúdo, você entende de pedagogia e você sabe lidar muito bem com pais, diretores e outras pessoas interessadas em saber o que acontece dentro da sala de aula com o uso da tecnologia.
Você sabe como gerir, inspirar, organizar e distribuir o conteúdo.
Mas com a tecnologia tudo é diferente. Você sabe usar todos os recursos, porém que a verdade seja dita: os estudantes costumam ser muito mais espertos com tecnologia do que os professores. Eles são nativos digitais.
Você nasceu em outra época, em uma época que você tinha que gritar para encontrar seus amigos perdidos na rua ou em uma área movimentada. Celular era raridade, quando existia.
Um tempo em que não havia problemas sociais com Facebook e cyberbullying.
Agora você tenta alcançar o tempo perdido. Provavelmente possui uma conta no Twitter e um blog. Talvez até mesmo versões online de seu currículo espalhadas pela internet. Muitos compraram ou ganharam um tablet recentemente e agora procuram participar de eventos e treinamentos para saber como usá-los na educação.
No entanto, ouvir seus estudantes falando sobre tecnologia e mostrando tudo o que podem fazer com ela acaba te intimidando. Muitos professores acabam desistindo da ideia de usá-la, pois se sentem limitados em suas ações. Muitos partem da ideia de que ensinar já é difícil sem tecnologia, portanto não querem dificultar mais o processo. Mas você não pode evitar o contato dos estudantes com a tecnologia.
Você já reparou nas coisas que eles compartilham nas redes sociais? Às vezes pode ser assustador, mas há muitas maneiras de unir o conteúdo das redes com as discussões em sala de aula.
Mas o que acontece quando os estudantes usam a tecnologia melhor que seus professores?
Em que processos isso pode resultar? Como podemos medir o impacto? Quem é beneficiado? Quem sofre?
E por não sair à frente desta coisa – tecnologia no aprendizado – como podemos ser prejudicados? Que tipo de problema podemos ter por não estarmos preparados para enfrentar o fato de que os estudantes usam as ferramentas digitais melhor do que os professores?
É preciso estar preparado para escutar tudo o que eles têm a dizer e a desenvolver propostas que unam o útil ao agradável, seja através de redes sociais ou com o uso do celular. Atualmente, deixar a tecnologia para trás é ir contra a maré e você acaba sendo visto pelos alunos com outros olhos. É preciso conectar-se!
# Artigo: Tecnologia em sala de aula
# Confira outros artigos da coluna Educação e Tecnologia
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.