O que fizeram com a colaboração? - 12/11/2013
Ana Paula Barros de Paiva
Que susto para a criança ao chegar no 1º ano. Tudo estranho e diferente, um atrás do outro, as brincadeiras, para onde foram? E as fantasias, o carinho e atenção que a professora sempre com um belo sorriso recebia cada criança?
Na Educação Infantil, tudo é dividido, até mesmo os brinquedos de cada um são divididos com a turma, as atividades são em roda, as crianças sempre sentam em grupos, a cada dia escolhem o lugar que querem sentar, e se organizam no revezamento para que todos participem um pouco de cada proposta de interação oferecida.
Esta etapa é mesmo fantástica, o professor trabalha colaboração, interatividade e socialização diariamente, e pode não perceber, mas os professores dessa fase têm o poder, a essência de administrar conflitos, dar feedbacks e elogiar cada coisa boa que um aluno faz de imediato.
A sala de aula da Educação Infantil tem as características de um ambiente colaborativo, parte do que é natural e importante para a vida, partindo dessa vivência, esse é o caminho. Recursos a mais, são simplesmente maiores possibilidades para que o trabalho do educador seja desenvolvido de diferentes formas.
Que choque a entrada no Ensino Fundamental, com seus seis anos de vida, de um ambiente interativo a um ambiente estático, talvez sem graça, sem generalizar, mas muitas turmas ainda enfrentam isso. E começam as cobranças, provas, pressões, mal podem conversar entre si. A hora do recreio é a mais esperada, para correr e brincar!
Claro, não é fácil para os educadores também, sempre trabalharam daquela forma, ora aprenderam daquele jeito, ora acreditam naquilo.
As crianças mudaram, estão mais alerta, com mais energia, necessitam de interação e novidade a todo o momento. Então, algumas dicas são essenciais, para que as crianças da Educação Infantil não percam o trabalho colaborativo iniciado, e que a entrada no ensino fundamental não seja “chocante”.
Vamos às dicas:
1) Faça a disposição das carteiras e cadeiras em duplas ou grupos de até 4 crianças.
2) Em cada grupo disponibilize um recurso ou uma atividade para que tenham um tempo de entrar, sentar e conversar um pouco com seus colegas.
3) Não estipule lugares de imediato. Com a observação e registro, você poderá oferecer as atividades certas para os grupos certos.
4) Todos da turma não precisam fazer a mesma atividade.
5) Convide o aluno mais “sapeca” ou/e o mais “quieto” para auxiliar em sala, como entregar atividades para a turma.
6) Faça uma atividade em roda.
7) Faça atividades fora da sala de aula, por exemplo, na quadra, parque, etc.
8) Proponha momentos para que os alunos possam falar de suas expectativas nesta nova etapa. As dicas podem ser adaptadas a sua realidade. Por isso, fique à vontade para criar e recriar opções para manter uma turma comunicativa e interessada em aprender sempre mais!
# Artigo: Repensando nossa prática docente
# Confira outros artigos da coluna Diário de Classe
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.