Na
frente de um computador conectado numa página de pesquisa,
pais, filhos, alunos e professores se veem diante de uma mesma
questão: o que, dentre tantas
informações, é realmente
confiável?
Para responder a essa questão, um dos caminhos é
não confiar cegamente em tudo o que parece inteligente
à primeira vista, um segundo olhar é fundamental.
Há muitos endereços na web que aparentam ter
conteúdos de boa qualidade, mas, algumas vezes, tudo
não passa de uma linguagem muito bem-articulada, com
inúmeros pensamentos e frases com frágeis
características de intelectualidade.
Mesmo que o mundo esteja cada vez mais veloz, tenha calma, detenha-se
com um pouco mais de cautela e, frente às
informações que se saltam aos seus olhos,
faça análises, contrastes e questionamentos,
não aceitando tudo o que lê como se fosse verdade
absoluta.
É também desejável que você
tenha paciência e habilidade com outras fontes de leitura,
não se limitando apenas aos conteúdos
práticos, rápidos e de fácil acesso da
internet.
Aproxime-se mais de autores conceituados, mas, mesmo com eles,
é seu direito enquanto leitor fazer críticas e se
perguntar se realmente aceita o que está sendo proposto.
Se estiver lendo palavras bonitas ou frases que brincam com o
significado para surpreendê-lo, remexa-se e esforce seu
cérebro para, mais uma vez, questionar a coerência
do que você está sendo lido.
Confie mais em sua capacidade leitora. Durante qualquer leitura, ouse
sair do lugar-comum e busque em outras fontes subsídios para
compor conteúdos que sejam suficientes para possibilitar uma
análise eficiente e eficaz.
Considere que você não está algemado e
é livre para percorrer por livros, revistas, jornais, sites,
fóruns, enfim, você tem toda a liberdade para
contrastar suas leituras.
Só assim, ou seja, somente a partir de um comportamento
pesquisador e analítico, que não aceita
facilmente qualquer coisa que lê, é que
você conseguirá construir um caminho mais seguro
entre as diversas informações e o conhecimento.
Assim sendo, não tenha tanta pressa quando o assunto
é ler para construir aprendizagem. Vá contra a
ordem do mundo que dita a velocidade de tudo e desacelere-se para ter
um raciocínio coerente.
São tantas as informações que, em
geral, as pessoas não têm tempo para
organizá-las e, com isso, não são
capazes de fazer melhor proveito delas.
Pense que muito mais do que saber tudo, você
precisará saber o que é útil, caso
contrário seus conteúdos serão
subutilizados.
Pare, não se limite a apenas poucas e/ou imprecisas fontes,
faça conexões, questione o que está
lendo, contraste opiniões em diversos níveis,
enfim, organize-se e dedique-se como leitor.