Diário de Classe
Daniele Vilela Leite Coordenadora Educacional na empresa Planneta; Formada em Serviço Social pela Univap; Larga experiência em trabalhos relacionados à Educação.

Grandes Desafios entre Família e Creche - 23/11/2012
Dicas e Conselhos para um Infância Plena

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Há algum tempo, convivíamos com a realidade da família tradicional que era representada por pai, mãe e filhos.

Nessa configuração patriarcal, o pai era provedor do sustento da família, e a mãe submetia-se em cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos, sendo que estes deviam plena obediência ao Patriarca.

Mas com o passar do tempo, várias mudanças foram ocorrendo, incluindo as configurações familiares.

Nos dias de hoje, vivenciamos diversas configurações familiares, as quais são muito diferentes do modelo tradicional.

Em alguns casos, os pais estão mais presentes na vida dos filhos, e passam a dividir as tarefas do lar com suas esposas.

Mas existem situações em que não se conta com a constante figura paterna, como em casos de mães solteiras, viúvas ou separadas.

Com todas essas mudanças, muitas mulheres tiveram que abandonar a posição de “donas de casa” e inserir-se no mercado de trabalho.

Em algumas situações, elas são a única provedora no sustento familiar.

Para que isso seja possível, cada vez mais cedo os filhos estão sendo matriculados em creches, de modo a possibilitar que as mães mantenham o sustento financeiro da família.

Ao mesmo tempo, essa nova realidade também pode garantir um apoio à educação das crianças.

Na creche, podemos contar com atendimento às crianças com amor, carinho, cuidados com higiene pessoal, alimentação adequada, momentos de lazer e brincadeiras.

Isso tudo, evidentemente, precisa contar com conteúdo pedagógico, o qual é realizado pelo professor da educação infantil juntamente à equipe de auxiliares de sala.

No livro “Creches: Crianças, Faz de Conta e & Cia.”, pode-se perceber facilmente o quanto as crianças matriculadas nas creches desde bebês têm seu desenvolvimento social aguçado, pois isso faz parte da proposta:

“A creche é um dos contextos de desenvolvimento da criança. Além de prestar cuidados físicos, ela cria condições para o seu desenvolvimento cognitivo, simbólico social e emocional. O importante é que a creche seja pensada não como instituição substituta da família, mas como ambiente de socialização diferente do familiar.”

Nas instituições escolares, as crianças são muito bem-cuidadas.

Contudo, como exposto no trecho do citado livro, os pais não podem “transferir” sua responsabilidade a elas.

Da mesma forma, não é suficiente colocar os filhos nas creches acreditando que “fizeram sua parte” e que a educação está garantida.

Não, é necessário muito mais que isso.

Os pais deverão acompanhar o dia a dia de seus filhos nas instituições em que se encontram matriculados.

Isso pode ser demonstrado a partir de pequenos gestos. Abaixo, observe algumas dicas:

– Forneça atenção especial ao seu filho no momento em que ele é deixado na creche.

– Entre na sala e junte-se aos coleguinhas e à professora.

– Dê um beijo de despedida e, antes de sair da sala, não se esqueça daquele “tchauzinho”.

Essas dicas também precisam ocorrer no momento da saída.

Ao buscar a criança para ir para casa no final do dia, não economize no abraço e no acolhimento.

Assim, você permitirá que a criança sinta que esse “reencontro” é um momento realmente feliz.

Os dias passam muito rapidamente e quase não temos tempo para nada.

A participação dos pais nas escolas, contudo, é fundamental para um bom aprendizado e um desenvolvimento adequado de seu filho.

Por meio desses gestos, o processo de socialização das crianças será um verdadeiro sucesso.

Os alunos com família envolvida e participativa no ambiente escolar e no seu aprendizado sentem-se mais seguros e apresentam significativos desempenho e desenvolvimento.

Quanto maior e verdadeiro for o relacionamento entre escola e família, melhor será o resultado apresentando pelos alunos.

E, mais uma vez, o Livro “Creches: Crianças, Faz de conta e & Cia.” estimula famílias e creches a estarem juntas em favor da criança:

"A creche deve ser reconhecida como um dos contextos de desenvolvimento da criança, compartilhando sua educação com a respectiva família. Isso implica compartilhar os sucessos e as dificuldades que se apresentam e, acima de tudo, transformar esse trabalho em colaboração mútua.”

E aí, vamos ter uma maior participação na educação escolar dos nossos filhos?

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