Educação e Tecnologia
Ana Paula Barros de Paiva Pedagoga, atuando como Supervisora de Projetos Educacionais, com foco em Tecnologias Educacionais, pós graduanda em Gestão Escolar - Orientação e Supervisão.

Formação de Gestores e Professores - 21/11/2012
Ações Indispensáveis à Melhoria da Educação

'

Uma coisa é certa: para a escola continuar em pé, a formação de gestores é indispensável.

Eles precisam ter visibilidade e potencial para estimular a criação e a busca de novas atividades dentro das escolas.

Para que isso suceda com eficácia, os professores precisarão ser estimulados a acreditar que uma determinada mudança é necessária.

Isso, certamente, passa pela gestão competente de qualquer equipe de diretoria de uma unidade escolar.

O mundo e a sociedade mudaram, e nossos alunos também já não são mais os mesmos.

Veja bem, a formação pode ocorrer continuamente na vida de várias pessoas a todo o momento, mas elas terão que entender e aceitar a transformação que as informações vêm sofrendo ao longo do tempo.

Diante das facilidades de acessos às mais diferenciadas fontes de informação, qualquer pessoa pode estar em constante desenvolvimento e mudança.

É também nesse ponto que projetos que pensam a Formação de gestores e professores são ainda mais essenciais, pois é preciso que ambos se conscientizem de critérios essenciais na definição de quais fontes são ou não dignas de crédito.

Está cada vez mais evidente a necessidade de ações positivas para a melhoria do trabalho, visando atender a nova demanda de alunos.

É fato comprovado que eles estão cada vez mais críticos e ativos dentro de nossas salas de aula.

Gestores que visam à transformação precisam ser formados para adquirirem maiores habilidades para pesquisarem e buscarem formas de apoiar o trabalho do professor.

Nesse aspecto, cabe aos professores receber as ideias, dicas e sugestões, dedicando-se, de fato, para melhorar cada vez mais o trabalho com os alunos.

Não é preciso dizer que o trabalho de um profissional da sala de aula não é jornada para qualquer um.

Ele precisa ter garra e coragem, pois será facilmente desafiado pelos alunos, os quais, ansiosos por encontrarem razão de frequentarem a escola, poderão o abordar com questionamentos que ele nem sempre saberá responder de imediato.

Dedicando-se, contudo, esse mesmo professor certamente dará um jeito e levará a resposta aos seus alunos num momento posterior.

Uma boa formação poderá o ajudar nesse processo de inquestionável importância à credibilidade da escola diante de seus alunos.

Há vários caminhos para que a Educação torne-se melhor a cada dia, e um deles se dá quando o professor se coloca no lugar dos alunos, e estes, por sua vez, o tratam com o devido respeito.

Num relacionamento de reciprocidade como esse, ambas as partes identificam pontos que necessitam de mudança, o que poderá impactar a todos da escola no processo de ensino-aprendizagem.

Mais uma vez, a formação de gestores e professores se mostra indispensável, dado que o aprendizado acontece por meio de relacionamentos.

Para entender a Educação de hoje, muitos esforços são realizados diariamente, os quais a apresentam desde os seus “primórdios”.

Diferentemente de tudo que já é falado, esqueça o passado e o futuro, veja sua Sala de Aula hoje, com os alunos de agora.

Essa nova geração chega a todo o “vapor” na escola, e ela não pode se mostrar resistente e enfraquecida.

Por isso, mesmo que sua escola não tenha grandes recursos tecnológicos, busque alternativas para utilizar melhor os materiais que hoje você tem em mãos, pois reclamar que não tem isso ou aquilo não resolverá problema algum.

Lembre-se que, primeiro, é importante saber trabalhar com o que se tem, para então dar valor no que virá a ter.

O Brasil é rico nas mais diversas realidades, havendo escolas com poucos ou muitos recursos.

Quando nos informamos (ou formamos) mais a fundo sobre a imensidão desse nosso amado país, encontramos grandes casos de sucesso que, até então, eram desconhecidos.

Talvez isso ainda ocorra porque as pessoas não estão preparadas para tantos desenvolvimentos e avanços ao mesmo tempo.

A sociedade e o mundo cresceram de forma tão rápida que a Educação, infelizmente, não acompanhou na mesma velocidade, e ainda hoje vemos escolas tentando se “proteger” em metodologias passadas.

Hoje, em meio às muitas informações que são velozmente “espalhadas”, crianças e jovens aprendem em qualquer hora e lugar.

Nesse novo contexto, eles estão praticamente dando “O grito de socorro”, para que urgentemente a Educação seja repensada, o que pode ocorrer por meio de criação de metodologias.

Tudo isso abre espaço à Formação, à Inovação e à entrada integral das Novas Tecnologias, estas que proporcionam grandes possibilidades ao professor nas escolas brasileiras.

Assim, mais uma vez a Formação de Gestores e Professores se comprova como essencial, pois muitos ainda se sentem desafiados diante das Novas Tecnologias para a Educação.

Para se ter ideia do desafio que as escolas enfrentam quanto esse assunto é abordado, muitas ainda acreditam que as tecnologias são somente os equipamentos como computadores, notebooks, Tablets e/ ou Kinects.

Não, a escola que quer realmente “socorrer” seus alunos e atendê-los em suas atuais necessidades pode ver suas metodologias serem otimizadas a partir do uso pedagógico de uma simples televisão com um DVD, por exemplo.

A partir de uma boa Formação de gestores e professores, enfim, pode-se ter início a tão almejada e urgente inovação da escola, que reconhece a importância de motivar seus alunos ao aprendizado com características mais afins à realidade deles.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.