Planeta Literatura
 

Como os pais podem ensinar leitura para seus filhos - 06/11/2012
Cristiane Ferreira

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A escola é o ambiente formal escolhido pela sociedade para o ensino da leitura e escrita e suas regras cultas, pois dispõe de profissionais qualificados e os recursos necessários ao ensino.

Porém, mesmo antes de ter a instrução formal na escola, a criança começa a aprender a ler na família, adquirindo os hábitos de leitura dos adultos que a cercam na primeira infância e construindo suas hipóteses iniciais sobre funcionamento da escrita ainda em casa.

Quando a criança tem oportunidade de entrar em contato com diversos materiais escritos, como livros e revistas, por exemplo, vai compreendendo que os textos são combinações de palavras que, por sua vez, são formadas por sílabas e letras e que são a representação de objetos e da língua falada.

A descoberta de que é possível representar os sons por meio de grafismos é um passo muito importante ao aprendizado da leitura e uma conclusão nem sempre tão simples de se alcançar, mas que pode ser facilitada por meio da convivência com leitores ativos.

Ao ter contato constante com a leitura feita pelos adultos, as crianças aprendem também que os textos trazem uma mensagem e servem para comunicar, divertir, ensinar.

Dessa forma, desde pequena, a criança começa a compreender a importância da leitura e escrita e sua função social na vida das pessoas.

O aluno que chega à idade escolar com uma base sólida sobre o funcionamento do sistema da escrita terá o aprendizado sistemático da leitura mais dinâmico e será alfabetizado mais rapidamente.

Por esse motivo, os pais devem ler para os seus filhos, indicando com os dedos as palavras que estão sendo lidas.

É importante também que o livro deve ser posicionado de forma que a criança possa acompanhar a leitura ao lado do adulto, observando o texto e as imagens continuamente, em vez de ficar no lado oposto, tendo apenas a visão da capa.

Assim, a criança já vai aprendendo que as palavras escritas podem ser faladas, que para ler é preciso seguir da esquerda para a direita, que existe um sentido em tudo o que está escrito e que, ao contrário dos desenhos, as palavras não têm semelhança com os objetos que representam.

Ao ver o desenho de um carro, a criança já consegue identificar qual objeto está representado, diferentemente de ver a palavra carro.

Para saber o que a palavra representa, será preciso ler, ou seja, aprender a decodificar o sistema de escrita.

Saber a diferença entre as formas de representar objetos (por meio de textos ou imagens) é uma habilidade sutil e implícita, mas muito importante para a compreensão da língua e uma das bases iniciais do processo de alfabetização.

Para auxiliar os filhos nesse processo, os pais devem deixar livros à disposição das crianças, junto a seus brinquedos.

É aconselhável adquirir livros infantis que contenham imagens e textos, para que a crianças façam comparações e possam ler livremente.

Como ainda não dominam a língua e nem o código escrito, provavelmente os pequenos inventarão suas histórias e indicarão as frases lidas com dedo, “fingindo ler”.

Os adultos devem evitar corrigir e deixar a criança inventar suas histórias, pois isso favorece a imaginação e a relação positiva com a língua escrita.

Com o tempo, a própria criança começará a fazer perguntas do tipo “o que está escrito aqui?”. Nesse momento, o adulto pode fazer a leitura solicitada.

Os pais também podem despertar o interesse dos filhos fazendo suas leituras diárias na frente das crianças.

Ler jornal, livro e até um manual de instrução na frente dos pequenos fará com que as crianças percebam que ler é algo tão saudável e rotineiro quanto escovar os dentes.

Como a leitura, diferente do ato de escovar os dentes, é algo que só os adultos fazem, logo a criança terá curiosidade e irá pedir ou pegar o livro ou jornal da casa.

Além dos pais, outros membros da família como irmãos mais velhos, avós, primos e até vizinhos e amigos também podem e devem participar de momentos de leitura junto aos pequenos.

Dessa forma, a leitura passará a fazer parte da rotina da criança.

E isso é o grande passo para a alfabetização, uma vez que boa parte das dificuldades de aprendizagem em leitura consiste na desmotivação do aluno que não consegue entender o que é leitura, para que serve e sua importância na vida das pessoas.

Cristiane Ferreira é Pedagoga e Coach Educacional.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
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2 COMENTÁRIOS

1 Elenilda Xavier - Rio de Janeiro
Eu tenho duas filhas com 12 e 3 anos. Sempre comprei livros para elas, desde que estavam na barriga, tanto que já tenho duas amantes da literatura. A minha filha mais velha com 8 anos me pediu a coleção da saga Crepúsculo e o melhor, leu. A de 3 anos já para diante da prateleira de livros infantis e vai pegando o que gosta. Eu e o pai lemos cerca de 8 historinhas por dia para a menor, que já acorda dizendo: Lê uma historinha. É assim que formamos novos leitores!
09/03/2013 09:29:54


2 Paulo Cesar - ItatibaSP
Gostei muito desta matéria. Meu gosto pela leitura deuse apenas quando estava na sextasérie do primeiro grau, quando comecei a fazer provas de literatura, e a professora escolhia livros pra ler. Tenho um filho de quase 3 anos, e quero aproximálo dos livros, de forma que estou pesquisando na net, e encontrei esta matéria excelente pra quem deseja encaminhar a criança no aprendizado dos objetos, das palavras e da leitura.
09/01/2013 23:32:00


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