Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Música do Coração - 16/04/2004
Bravo! Bravo!

'

Mulher-branca-sorrindo-para-menino-negro-tocando-violino

Quando a paixão move as ações humanas, as realizações ultrapassam fronteiras e criam raízes sólidas que permitem a perpetuação dos resultados. Toda história que conheço em que pessoas conseguem vitórias aparentemente impossíveis, superando muitas dificuldades, passando por cima de adversidades e provando o valor de suas idéias e de seus projetos só deram certo por que essas pessoas realmente acreditaram naquilo que estavam fazendo e investiram suas vidas nesses sonhos.

Posso citar histórias que viraram filmes ou livros de sucesso como “Patch Addams”, “Um Grito de Liberdade”, “Gandhi”, “Chaplin”, “A Última Grande Lição” ou o emocionante “Música do Coração” como exemplos de que quando queremos muito e acreditamos verdadeiramente naquilo que fazemos, literalmente, somos capazes de “mover montanhas”. Até mesmo os mais céticos tem que concordar...

E quem entre nós já não viveu ou conhece histórias como essas? São tão empolgantes que podem ser contadas várias vezes e mesmo assim nos comovemos e temos vontade de aplaudir os feitos de professores, médicos, advogados, esportistas, jornalistas e tantos outros profissionais que ousaram, que sempre confiaram no que estavam realizando e que mudaram a história de vida de muitas pessoas com as quais conviveram.

Em recente palestra que proferi no município de Itaquaquecetuba (São Paulo), contava aos participantes que, de certa forma, o simples fato de estar ali, naquele momento, dividindo experiências com todos eles (aproximadamente 700 pessoas) representava para mim a realização de uma porção de sonhos que persegui durante toda a minha vida pessoal e profissional. Sempre imaginei que pudessem existir momentos em que poderíamos apresentar nossas experiências profissionais para outros educadores; gosto de pensar que ao partilhar as práticas educacionais através da Internet consigo colaborar com outras pessoas, dar-lhes idéias, alimentar-lhes o espírito para que continuem nessa jornada gloriosa da educação; Quero que as pessoas continuem sonhando e que transformem seus sonhos em realizações, por isso tento partilhar alguns dos momentos mágicos que tenho vivido em sala de aula com meus alunos para que outros educadores se sintam motivados a também fazer de suas práticas pedagógicas acontecimentos inesquecíveis...

E por que sonhamos? E que motivos nos levam a realizações? De que formas conseguimos superar barreiras aparentemente intransponíveis?

Tudo isso pode ser resumido numa única resposta: Amamos aquilo que fazemos e queremos sempre fazer melhor. Quando olhamos para nossos alunos vemos mais que simplesmente números na lista de chamada, mais que apenas responsabilidades e compromissos, percebemos em cada criança um potencial, um ser humano que precisa de nosso apoio, de nossa orientação. Queremos fazer com que cada uma de nossas crianças seja feliz e, para isso, lhes damos aquilo que podemos dar de melhor, nossa dedicação integral, de corpo e alma, a nossa profissão. Não há nenhuma barreira no mundo que consiga impedir o avanço de pessoas com tão grande motivação e ideais...

O Filme

Professora-ensinando-criancas-e-ajoelhada-falando-com-um-menino

Roberta Guaspari (Meryl Streep, em atuação convincente) acabou de perder o marido para uma de suas melhores amigas e está completamente desnorteada. Voltou para sua cidade natal e está, novamente, morando com sua mãe. Sabe que precisa trabalhar para ajudar com as despesas da casa e com a manutenção de seus dois filhos e, por isso, arregaça as mangas e começa a trabalhar no comércio local como empacotadora. Num desses fortuitos lances do destino ela acaba reencontrando um ex-colega da escola que se tornou escritor, Brian Sinclair (Aidan Quinn). Ele se dispõe a ajudar a amiga a encontrar um emprego melhor, dentro de suas qualificações, já que ela é uma talentosa professora de violino.

A oportunidade em questão surge em Nova Iorque, no bairro do Harlem, numa escola cheia de problemas onde as pessoas não parecem muito dispostas a investir em aulas de música, muito menos em aulas de um instrumento tão diferenciado quanto o violino. Amparada por sua grande vontade de abraçar a oportunidade e contando com o apoio de seus dois filhos (que aprenderam a tocar violino com a mãe), Roberta consegue convencer a diretora da escola, Janet Williams (Angela Basset) a lhe dar uma chance.

Desse início nada promissor, numa escola pouco propícia e com uma enorme resistência dos pais, surge um projeto verdadeiramente redentor para a comunidade. Os violinos de Roberta se tornam um verdadeiro sucesso e uma autêntica coqueluche entre os alunos da escola. O que, a princípio, era visto como elitista e “coisa de branco”, ganha espaço nos jornais da cidade e passa a ter suas vagas disputadas em sorteios pelos alunos.

Entretanto, nem tudo são rosas e, apesar do sucesso, Roberta ainda terá algumas decepções e espinhos ao longo de seu caminho antes de fazer com que sua orquestra de violinistas continue e permita a muitas crianças descobrir a “Música do Coração”...

Aos Professores

Meninos-tocando-violino-e-professora-em-meio-a-muitas-criancas

1- As escolas deveriam se esforçar para que as aulas de arte e música se tornassem uma realidade nas escolas de nosso país. Há muitas crianças que tem um enorme potencial e poderiam ajudar a promover a cultura nacional com seus talentos se tivessem apoio nas escolas. A criação de fanfarras, concursos de música, a organização de bandas, a abertura de espaço para exposições de pinturas e esculturas e tantas outras atividades definitivamente consolidariam conquistas valiosas para a educação.

2- Ousem e desafiem os problemas. Enfrentem o pessimismo, invistam em novos projetos. Acreditem em seu potencial. Pesquisem e tornem a escola muito melhor. Jamais desistam se têm em suas mentes projetos em que realmente acreditam. Criem novos esquemas de aulas, utilizem os recursos que a tecnologia disponibiliza, façam seus alunos gostar de ler,...

3- Criem (com os alunos) uma agenda cultural e coloquem em local pelo qual passem todos os alunos da escola. Divulguem shows musicais, peças teatrais, os filmes em cartaz nos cinemas ou os novos lançamentos em livros, vídeos, CDs e DVDs. Estimulem seus alunos a gostar e praticar a arte. A repercussão de todo esse movimento será favorável a eles, a vocês, a comunidade e também a suas aulas.

4- Apresentem o filme “Música do Coração” para seus alunos e façam um inventário de projetos e sonhos. Perguntem aos estudantes o que eles gostariam de fazer, como isso poderia ser feito, que apoios seriam necessários. Unam forças e tentem sair do papel e realizar alguns desses projetos. Faça com que dos debates e reflexões surja uma garotada estimulada, sonhadora e realizadora. Sonhar é preciso. Realizar é fundamental.

Ficha Técnica

Música do Coração
(Music of the Heart)

País/Ano de produção: EUA, 1999
Duração/Gênero: 124 min., Drama
Direção de Wes Craven
Roteiro de Pamela Gray
Elenco: Meryl Streep, Aidan Quinn, Angela Basset, Kieran Culkin, Cloris Leachman,
Henry Dinhofer, Michael Angarano, Robert Ari, Teddy Coluca.

Links

- http://www.adorocinema.com.br/filmes/musica-do-coracao/musica-do-coracao.asp
-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=1125
- http://cineclick.virgula.terra.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=7548

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










6 COMENTÁRIOS

1 nelma vieira - lagoa
O filme é bom, mas não ficou muito claro a situação amorosa de Roberta,nesse aspecto o filme deixou a desejar..!
13/03/2011 00:39:56


2 neyvan - ilhéus
este filme é tudo de bom é fantástico é um fime que mostra que com a arte podemos mudar tudo tirando as atenções do mundo das drogas e de tudo que há de ruin para um mundo perfeito de extrema grandeza que é a musica.é isso aí!!!
26/12/2009 14:36:58


3 Juvercina Neres Pereira - Ariquemes, Rondônia
Olha, eu gostei muito de assistir o filme música do coração é uma verdadeira lição de vida. Como a música nos ajuda a sensibilizar e comover os corações sofridos? Entendo que a música é uma terapia para os corações apaixonados e até mesmo para os que não demonstram as suas paixões.
02/09/2009 17:53:47


4 Maria Inês Monteiro Clímaco - Alcobaça Leiria Portugal
Sensibilizar as crianças para a música, é uma estratégia que deveria ser usada por todos os professores, pois a musica é...um fuido constante que nos transporta para outros mundos.... Sou professora de música e estou, juntamente com 3 colegas, a ensaiar o musical Música no Coração com crianças de 6,7,8,9 Anos. 1º,ciclo, Esta a ser estupendo e ...mágico.
13/03/2009 16:13:29


5 Sandra - Paraná
O filme é doce e delicado e ao mesmo tempo notase a efervecente bravura da professora Roberta ao defender a educação de seus alunos. Ela provou que a aprendizagem pode acontecer de diversas maneiras e que a metodologia do professor nao precisa ficar restrita a simples métodos! Ótimo filme!
04/09/2008 10:02:30


6 David william - São paulo
Esse filme "Música do Coração" é muito legal pq a Professora luta pela aprendizagem dos alunos para aprender violino, e fazer eles enchergarem que o violino é um instrumento muito bom de se tocar.. "Que nem o Tscem que falou que violino é para meninas" Então ele mais pra frente ele percebeu que violino não é só coisa para meninas é pra qualquer sexo, ai mais pra frente ele se tornou um ótimo violinista. E foi isso que eu achei legal no filme, entre essas e mais coisas que eu achei muito legl!!!!
01/04/2008 12:50:47


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.