Cinema na Educação
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Gigantes de Aço - 24/10/2012
Relacionamento entre Pai e Filho

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Quais os malefícios que os jogos violentos de videogame deixam na vida de uma criança?

Por que não se pode tolerar que uma criança se envolva em um ambiente de luta, combates e ódio?

O que pode acontecer a um menino que se empolga com a adrenalina ao se deliciar em cenas de violência explícita trazidas pelos jogos?

Dakota Goyo dá vida a Max, um menino completamente envolvido pelos jogos de videogame.

Max é o filho rejeitado de Charlie, personagem vivido por Hugh Jackman, responsável pela revolta que pode acometer qualquer família que almeja o melhor para seus filhos.

O menino protagoniza cenas que fazem o coração saltar ainda mais forte ao falar abertamente com seu pai, como se este estivesse em uma condição igual à dele.

Não está. Charlie já viveu muito mais tempo que Max, já está cheio de marcas de uma vida de insucessos, que o deixam amargo e com pouquíssimos meios para contribuir de algum modo com o único filho.

Ao descer do carro de seus tios rumo ao encontro de seu pai, o menino Max já nos dá mostras de sua personalidade, pois interroga Charlie sobre o valor pelo qual fora vendido.

O pai do garoto não viu nenhum problema em precificar a guarda do menino, deixando-a aos tios de Max.

Não identificou nenhum porém em utilizar o dinheiro para adquirir mais um robô lutador.

De modo semelhante, também não levou em consideração o fato de que Max tinha acabado de perder sua mãe.

Tampouco, Charlie não fez muita questão em dar a resposta que o filho queria, ou seja, o valor com que fora vendido.

No decorrer do filme, incontáveis vezes somos surpreendidos pelo lado inconsequente de Charlie em relação ao menino.

Isso revolta, mas, mais uma vez, o cinema nos dá recursos de abordagens em sala de aula, principalmente quando estamos em algum trabalho com a família de nossos alunos.

No filme, o final é feliz, se é que podemos chamar assim um final que tem uma criança envolvida em cenas de tamanha agressividade.

Contudo, na vida real, o final pode ser tenebroso, brutal, trágico e cruel.

O fato de os combates se darem entre robôs não colabora, de modo algum, para a diminuição da carga de violência.

Enquanto as “latas” se amassam durante os numerosos combates que aparecem no filme, o caráter cruel e impiedoso das pessoas que os controlam aparece claramente.

Max, um menino de apenas 11 anos, não apenas presencia tudo isso, mas ele é participante ativo e responsável por levar o filme a um desfecho “feliz”.

A comemoração, o olhar de carinho e cumplicidade entre um dos robôs e o menino, o abraço entre pai e filho...

Bom, nada disso parece satisfazer a angústia de termos visto uma criança desamparada pelo pai, o acompanhando a tantos lugares inadequados à idade e aos direitos que deveriam ser assegurados a ela.

Claro que esse desamparo foi aparentemente vencido, mas é só isso, tudo parece muito vago, sem bases sólidas e prematuro.

Como todo bom filme, “Gigantes de Aço” é capaz de nos deixar revoltados, ansiosos e com o desejo intenso de fazer mais pelas crianças que hoje temos contato.

Se não com nossos alunos, o filme é uma grande oportunidade de trabalho com a família de cada um deles.



Ficha Técnica
Lançamento
21 de outubro de 2011 (1h 47min)
Dirigido por
Shawn Levy
Com
Hugh Jackman, Evangeline Lilly, Anthony Mackie
Gênero
Ficção científica, Ação, Drama
Nacionalidade
Índia, EUA

Fonte da Ficha Técnica: Adoro Cinema.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
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1 COMENTÁRIOS

1 maria augusta belicosa - cuiaba
Ola, Seu artigo me fez de forma diferente sobre como a violência esta intrínseca na vida das crianças hj em dia. Parabéns pelo artigo. acesse belicosa.com.br e conheça os meus.
30/10/2012 11:30:24


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