Difícil falar das transformações que a
tecnologia pode proporcionar.
Muitos dizem ser um assunto um tanto já discutido,
ninguém aguenta mais ouvir esta “balela”
de que a tecnologia transforma vidas e proporciona aulas
dinâmicas.
Todos sabem e veem todo dia nos canais de
comunicação como a tecnologia avança e
permite novas abordagens, especialmente voltada para a medicina e
pesquisas científicas.
De tudo, menos mal, avançando por este lado, são
descobertas curas para doenças incuráveis
até então.
Mas o objetivo não é discutir isso, o que
será discutido abaixo é o que a tecnologia tem a
ver com a minha sala de aula.
A cultura do professor segue este caminho há anos,
“minha sala”, “meu aluno”,
“minha escola”, e são bem interessantes
essas falas.
Enquanto professora, já tive esse pensamento
também, mas hoje vejo que o aluno não
é meu, eles estão no convívio escolar,
sendo preparados para viverem em sociedade.
Pode até ser engraçado pensarmos assim, pois sei
que esse sentimento não é egoísta,
é proteção, pois queremos cuidar.
Mas quanta coisa mudou... A ciência e a engenharia
avançaram, e nem se fale das pesquisas
biológicas, quanta coisa foi descoberta, a ponto de hoje ser
possível saber o quanto o ser humano já destruiu
o planeta Terra, buscando agora formas para tentar reverter tal
situação.
E com a escola, ou melhor, com a Educação
não poderia ser diferente, ela também mudou, o
perfil dos professores e a política também se
transformaram conforme mudaram seus representantes. E a escola, como
parte de uma sociedade que se desenvolve diariamente, não
pode ficar fora dessa.
Quando se fala Tecnologia e Educação, ainda
existem muitas dúvidas de como fazê-la, educadores
e pais têm receio, o que é
compreensível, mas não é interessante
privar os alunos de tal acesso, logo que todos os alunos têm
contato e sentem confortáveis ao usá-las.
A preocupação com esta
integração “Recursos
Tecnológicos e Conteúdos
Pedagógicos” precisa acontecer de maneira natural,
tanto para o aluno, como também para o professor.
Precisamos quebrar esta barreira, esta “muralha” de
que “Ah! Vou perder meu lugar”.
Professor, você não perderá o seu
lugar, a educação sem você
não vai acontecer, perceba que a tecnologia
poderá apoiar suas aulas, ela não pode estar em
primeiro lugar, é apenas um recurso que você
irá usar na aula, seja ele qual for, uma rede social de
comunicação ou imagem, aplicativos, softwares.
Nem é necessário pontuarmos neste momento qual a
ferramenta, se é um tablet, computador, celular ou notebook,
pois, independente disso, o ideal é que o planejamento da
aula favoreça e intensifique o desenvolvimento e o
aprendizado dos conteúdos pedagógicos, sendo o
recurso tecnológico apoio para as atividades.
No caso de não ter muitas habilidades com esse tipo de
planejamento, comece buscando leituras sobre esse assunto no
site
www.planetaeducacao.com.br,
leia também projetos que usaram a tecnologia e deram certo
nos sites
www.novaescola.com.br
e
www.microsoft.com.br.
Você encontrará alguns planos de aulas,
além de ideias e sugestões que podem ser feitas
adaptações para sua realidade, não
aponte os pontos negativos, pois estes já existem
milhões de pessoas fazendo.
Mostre você a solução, tire fotos do
seu projeto, registre os avanços dos alunos e mostre para o
mundo quanta coisa é possível se apontamos o lado
bom das novas
coisas.
Existe uma diversidade de blogs que também mostram projetos
e planejamentos que deram certo e o que não deu, por isso,
é importante a seleção dos sites e
blogs para que você tenha informações
confiáveis e, até mesmo, se sinta estimulado a
criar um e a compartilhar as suas experiências.
Lembre-se sempre da importância de se preparar, independente
do conteúdo e recurso que for utilizar em sua aula.