Universo Escolar
 

A vida não pode ser economizada. Um encontro com Rubem Alves - 15/06/2012
Fabiano Brum

'

Semana passada tive duas oportunidades maravilhosas que me motivaram a escrever este artigo.

A primeira foi poder assistir a uma palestra do escritor e educador Rubem Alves, a segunda foi poder ser companheiro de viagem do próprio Rubem Alves em seu retorno da cidade de Maringá-PR para Campinas-SP onde reside.

Hoje com 76 anos idade, Rubem Alves é um dos mais importantes e influentes escritores brasileiros em atividade.

Bacharel e Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia e psicanalista, lecionou em diversas faculdades e universidades brasileiras, tem um grande número de publicações, tais como crônicas, poemas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias.

Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.

Mas o que mais me impressiona em Rubem Alves é a sua forma simples de ver a vida e de vivê-la, e não o seu extenso curriculum que ele mesmo faz questão de chamar de “curriculum mortis”.

Acredita que a história de vida são as “memórias vivas” que continuam em seu corpo (que lhe fazem ir, chorar, dançar e comover-se) e isso não pode ser resumido em uma lista de informações.

Melhor do que assistir a uma palestra de Rubem Alves é poder viver momentos de amizade com ele, e foi esta a grande oportunidade que aproveitei nesta ocasião.

Durante a viagem, pudemos falar sobre assuntos diversos como: poesia, educação, música, família, nossa profissão de palestrante, entre outras coisas.

Mas de todos os assuntos o mais presente o mais presente em seu diálogo é a importância de se viver cada momento, aproveitar o dia, pois o “tempo foge”.

Rubem Alves é um apaixonado por viver, é um menino de 76 anos que provavelmente aproveitará intensamente cada instante que a vida lhe entregar, compondo seus dias com pitadas de felicidade, instantes de saudade em um jeito criança de sonhar, pois a vida não pode ser economizada.

Como diz Rubem Alves: “Colha o dia como se fosse um fruto maduro”.

Afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum é Palestrante especialista em motivação, vendas, empreendedorismo e educação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. Contatos: contato@fabianobrum.com.br e http://www.fabianobrum.com.br/

Avaliação deste Artigo: Matéria ainda nao avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.