Há muitas semelhanças entre o controle de
produção de um material didático e a
forma como se gerencia o cotidiano escolar.
Experiências profissionais nos ambientes escolar e editorial
revelam muitas semelhanças entre a
coordenação do cotidiano de uma escola e o
gerenciamento do fluxo de produção do material
didático.
Planejamento e organização são
fundamentais em ambas as situações; na verdade,
é uma questão de sobrevivência.
Na elaboração de um material didático,
a autoria é seguida pela atuação do
editor e da equipe de produção, que inclui
assistentes editoriais, editores de arte, ilustradores,
iconógrafos, diagramadores e revisores.
Tal fluxo precisa ser cuidadosamente desenhado e gerenciado para que o
produto esteja adequado às necessidades de alunos e
professores.
Reuniões periódicas com os participantes do
processo permitem avaliar o andamento dos projetos e efetuar os
necessários ajustes de rumo.
Por mais elaborado que seja o fluxo editorial, o material
didático só terá qualidade e
eficiência se começar com um bom
planejamento, conciliando:
- Os projetos pedagógico (define as linhas mestras do
material e os objetivos a serem alcançados).
- Editorial (detalha os conteúdos, as
seções e as atividades).
- Gráfico (diretrizes visuais, como o tamanho e o tipo das
fontes e a paleta de cores).
A gestão da atividade escolar, a cargo de diretores e
coordenadores, também depende de planejamento
prévio.
É necessário estabelecer os objetivos de ensino,
o tipo de clientela a ser atendida, como será feita a
inclusão, entre outros pré-requisitos.
Em seguida, definem-se aspectos práticos, como grade
horária, contratação de professores,
horário das aulas e material didático adotado.
Os professores precisam se envolver ativamente com o cotidiano escolar,
conhecendo objetivos e comprometendo-se com resultados.
Disso dependem o sucesso da proposta da escola e a consequente
manutenção de seus empregos.
Reuniões de planejamento e também ao longo de
todo o ano letivo são vitais para o estabelecimento de
estratégias, avaliação de desempenho e
eventual correção de rota.
A família é parte imprescindível do
processo. É essencial reunir os pais antes do
início das aulas e apresentar a eles a linha
pedagógica da escola.
Da mesma forma, é fundamental disponibilizar atendimento
individualizado ao longo do ano.
Encontros para apresentação de resultados ao fim
de cada bimestre ou trimestre ajudam a manter o vínculo e
reforçam a importância da parceria entre
família e instituição escolar para o
processo de ensino e aprendizagem.
Os trabalhos de escola e editora convergem para o uso do material
didático, que pressupõe contato permanente.
Críticas construtivas, relatos de
incorreções, demandas e
solicitações são sempre bem-vindos,
pois permitem aperfeiçoamento.
Tal colaboração é
indispensável para incrementar o desenvolvimento de novas
soluções educacionais para nossas
crianças e jovens.
Os bons resultados certamente farão com que a escola se
torne referência educacional no município e na
região.
Fernando
Almeida é
biólogo, professor e diretor editorial do Agora Sistema de
Ensino (www.souagora.com.br) e do Ético Sistema de Ensino
(www.sejaetico.com.br), ambos da Editora Saraiva.