Educação e Tecnologia
Ana Paula Barros de Paiva Pedagoga, atuando como Supervisora de Projetos Educacionais, com foco em Tecnologias Educacionais, pós graduanda em Gestão Escolar - Orientação e Supervisão.

Por que não aceitar a tecnologia a seu favor? - 16/02/2012
A Tecnologia na Sala de Aula

'

A Educação vem passando por diversas mudanças há algum tempo, as quais são muito importantes e que afetam diretamente todas as crianças.

É tanta tecnologia que alunos e professores vivem uma crise de autoafirmação, que ocorre no encontro de gerações em um mesmo ambiente.

A sala de aula que até então era para proporcionar o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo do aluno torna-se um espaço onde, na maioria das vezes, ocorrem muitos conflitos.

Por um lado estão professores com uma formação disciplinadora, enfrentando o desafio de se atualizarem e modernizarem.

É preciso que eles entendam as novas tecnologias como aliadas, de modo que consigam ganhar a atenção de alunos que estão cada vez mais conectados ao mundo virtual.

Alunos estes que, a cada dia, chegam às escolas cada vez mais cheios de energia e vontade de aprender algo novo e de forma diferente.

A maneira que professores ministravam as aulas já não é mais atrativa, é preciso algo mais, é preciso inovar!

Aulas motivadoras que alcancem diretamente os alunos? A resposta e os recursos já estão em suas mãos, basta se abrir ao que é novo.

Conhecer melhor o outro lado, certamente, auxiliará no pensar a inovação, que nada mais é do que oferecer aos alunos oportunidades de se desenvolverem com autonomia.

A tecnologia que já existe dentro de muitas escolas permite, justamente, que isso aconteça.

Não é simplesmente usar o computador, digitar uma frase, mas sim fazer com que aqueles conteúdos aprendidos em sala de aula com o professor sejam desenvolvidos pelos alunos por meio de computadores, notebooks, tablets, smartphones, entre outros.

O que alunos desejam e precisam é que sejam oferecidos a eles desafios que possam ser superados.

Isso é possível por meio de aplicativos interessantes e aulas dinâmicas, as quais promovem a socialização e o desenvolvimento integral do ser humano.

Por meio da Informática Educacional, tudo isso é feito com muito entusiasmo e dedicação, buscando sempre a Qualidade na Educação brasileira.

É isso que desejamos para os nossos alunos, para as nossas crianças, enfim, para a nossa Educação!

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










2 COMENTÁRIOS

1 Elis. - Porto Alegre
As tecnologias devem ser recursos pedagógicos e não o objetivo nas escolas: ensinar a usar as tecnologias. A maioria dos educadores ainda não está conscientizada das necessidades dos alunos atuais, os nativos digitais que tem outra forma de aprender, que são muito rápidos, que gostam e precisam debater, investigar. Para os quais a metodologia instrucionista que ainda é usada nas escolas já não supre suas necessidades. Elis suportetecnico.inf.br suportetecnico.inf.br/cursos tecnologiaseensino.blogspot.com
23/02/2012 16:07:55


2 Mateus Corrêa - Pindamonhangaba
Realmente, Ana Paula. Desejamos que um dia essa tecnologia possa realmente fazer parte da realidade da Educação. Não apenas como recurso visual ou atrativo, mas também como ferramenta no auxílio da aprendizagem. Queremos que as TIC´s estejam embricadas à Educação.
16/02/2012 12:52:38


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.