O Aurélio com a Turma da Mônica - 04/03/2004
Coluna Planeta Literatura
“Toda palavra sempre quer dizer algo. Senão não seria palavra. Mas a gente só entende se for
da língua da gente ou de uma língua que a gente já conhece”
Sabe aqueles livros que a criançada pega, coloca debaixo do braço e sai pra tudo quanto é lado mostrando para os amigos, parentes e professores? Pois é essa a característica primordial do “Aurélio com a Turma da Mônica”, da Editora Nova Fronteira. O mais interessante é que não são apenas as crianças que não querem largar esse livro, também os mais crescidinhos se afeiçoam tanto do mesmo que, tendo oportunidade, pegam o dicionário e ficam degustando durante algum tempo.
E o que causa tanto encantamento?
Quem não gosta de aprender se divertindo ao mesmo tempo? Essa proposta desenvolvida pelos editores do “Aurélio com a Turma da Mônica” é o principal motivo de seu sucesso com a garotada. Meninos e meninas começam a se entender com seus primeiros verbetes, ou seja, com as primeiras explicações a respeito das coisas do mundo que os rodeia, apoiado por ilustrações especialmente desenvolvidas pelos estúdios Maurício de Souza.
Que delícia!
Que tal descobrir, por exemplo, “o que sai de dentro do corpo” a partir das “aberturas” disponíveis, como o nariz, a boca, os poros ou o bumbum? E o melhor, de uma forma simples e, ao mesmo tempo engraçada. Veja, por exemplo, a explicação dada nesse Aurélio para a palavra ‘Pum’:- É ar ou gás que sai da barriga pelo buraco do bumbum; às vezes tem cheiro ruim e também pode sair com barulho.
Ou ainda, é possível visualizar certos espaços da cidade, locais de trabalho, informar-se sobre os elementos da natureza, perceber as diferenças regionais que caracterizam o nosso país, saber como funcionam os sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar), falar sobre o tempo,...
A Turma da Mônica já é publicada em várias partes do mundo, mas jamais deixou de lado a identificação com o Brasil. Falar português corretamente e entender o mundo que nos cerca é seu novo compromisso através de sua associação com o Aurélio.
O objetivo do “Aurélio com a Turma da Mônica” é o de aproximar as crianças das palavras, tornando prazerosa essa relação e estabelecendo um vínculo que se solidifique e se torne perene. A idéia de apresentar conceitos e definições paralelamente a figuras e historinhas, tudo muito colorido (o dicionário tem como nome complementar em sua capa essa idéia, expressa da seguinte forma: “O Mundo das Palavras em Cores”), torna o empreendimento muito mais fácil.
É praticamente impossível que uma criança passe e não se interesse em folhear as páginas do dicionário para posteriormente, se apaixonar pelo volume.
Ao encontrar o Cebolinha, a Mônica, o Chico Bento, o Astronauta, a Magali ou o Cascão nas páginas do dicionário, a criança imediatamente se identifica. Se essa criança está sendo alfabetizada ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o livro se torna ainda mais fascinante pela possibilidade de utilização como recurso de pesquisa.
Mais importante ainda é que a leitura desenvolvida pela criança não se restringe às palavras, estendendo-se a análise e compreensão das imagens disponíveis que ajudam a entender o que está por trás de cada uma das definições e dos conceitos do livro.
Dei um desses livros para meu filho em seu aniversário de oito anos. Ele está na segunda série do Ensino Fundamental. Além do livro, ele havia ganhado alguns brinquedos e games. Para nossa satisfação, assim que ganhou seu próprio Aurélio, se debruçou sobre o livro, virou folha por folha, leu alguns dos conceitos apresentados e, mais do que satisfeito, colocou na bolsa da escola para mostrar para a professora e os colegas.
Criança que começa a ler cedo tem melhor rendimento na escola, é mais criativa nos trabalhos
e projetos que desenvolve, se comunica e se relaciona melhor com os outros.
O resultado de todo esse interesse de meu filho foi que a professora gostou tanto do material que recomendou a escola que o comprasse e disponibilizasse através da biblioteca para todas as crianças.
Se os professores conseguissem despertar o amor pelos livros a partir de suas aulas, estariam, com certeza, dando asas à imaginação de crianças e adolescentes. Alimentaríamos suas imaginações e permitiríamos que nossos estudantes se aperfeiçoassem na escrita, na comunicação oral, na capacidade criativa, na própria leitura e que, sem dúvida alguma, se tornassem melhores até mesmo como seres humanos.
A primeira e grande tarefa dos educadores deveria ser estimular a leitura, o prazer do encontro com os livros. Dessa reunião entre crianças e livros teríamos como resultado pessoas mais felizes, inteligentes e capazes.
O casamento concretizado pela união entre o Aurélio (o mais conhecido e um dos mais conceituados dicionários de nosso país, editado pela Nova Fronteira) e a Turma da Mônica contribui para que possamos, quem sabe num futuro não muito distante, concretizar o sonho de progresso e civilidade do grande Monteiro Lobato ao cunhar a famosa frase:- “Um país se faz com homens e livros”. Que dessa união surjam mais e mais crianças apaixonadas pela leitura...
1 Cristina Nascimento Valentim - Santo Antonio de Jesus BA
Tenho um filho de 07 anos que pediu de presente de Natal o Dicionário Aurélio da turma da Mônica, não estou conseguindo encontrar em lugar algum, por favor me ajudem, meu filhotinho está ansioso pelo presente
15/12/2010 00:11:43
2 Silvana Batista - Guarulhos
Sou coordenadora da sala de leitura e gostaria de receber este dicionário aurélio da turma da mônica . Desde já eu agradeço. Silvana
01/03/2010 14:17:41
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.