Educação e Tecnologia
 

Tecnologias na educação, experiências vivenciadas - 21/11/2011
Naiana Galter Sant´ana

'

Nos dias atuais em que a informação é praticamente instantânea graças aos avanços da tecnologia, os meios de comunicação nas escolas são necessários.

As novas tecnologias (rádio, TV, computador e internet) podem ser utilizadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

Esses recursos podem auxiliar os professores em sala de aula, tornando-os numa aula prática de acordo com as orientações desejadas.

Entretanto, muitos professores sentem dificuldades de utilizar as ferramentas em suas aulas e não conseguem interligar estes instrumentos às atividades.

Os motivos dessas dificuldades são diversos: não contato com os meios, desconhecimento das possibilidades dos recursos etc.

O objetivo de um programa de informática educacional é dar suporte aos professores, promovendo formações, nas quais eles conheçam os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola para um aprendizado diferenciado.

Ao compreender as utilidades destes recursos, torna-se mais fácil integrar a teoria do dia a dia à prática num ambiente diferenciado.

No laboratório de informática educacional, consegue-se interagir com os alunos por meio de atividades que estimulem a curiosidade e cheguem ao aprendizado de um modo prático.

Além disso, permite-se aos alunos terem escolhas e opções por meio da participação e organização das aulas e, ainda, trabalhar dentro da realidade e da sociedade em que vivem, aumentando, assim, a autoestima.

É perceptível o avanço do desenvolvimento na leitura e na aprendizagem, trabalhando com ferramentas que possibilitam a busca, fazendo com que seja o próprio aluno o responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo novas habilidades e compartilhando com os colegas cada descoberta.

Com as aulas de Informática Educacional, grandes resultados são obtidos com alunos, estes que antes apresentavam dificuldades de aprendizagem. Tudo isto se deve ao fato de que o aluno vai ao encontro do conhecimento, ele é coautor do seu próprio aprendizado.

Um dos maiores desafios para o ensino é buscar uma relação entre as atividades escolares com a realidade dos educandos, algo em que eles se identificam. Neste sentido, a informatica educacional torna-se uma grande aliada, pois fornece suporte e recursos que não são encontrados com o uso de livros e cadernos.

Torna-se necessário aos envolvidos na educação buscar novos meios para ajudar no processo de construção do saber, nos quais possam adquirir novos conhecimentos e compreender que todo Meio de Informação e Comunicação pode ser utilizado se visto de uma maneira educativa.

Assim, é possível e muito bem-vindo o desenvolvimento de um trabalho de acordo com o que os alunos vivenciam e buscam para aprender.

Naiana Galter SantAna é Mediadora de Informática Educacional, formada em Pedagogia.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.