Nos dias atuais em que a informação é
praticamente instantânea graças aos
avanços da tecnologia, os meios de
comunicação nas escolas são
necessários.
As novas tecnologias (rádio, TV, computador e internet)
podem ser utilizadas no ambiente escolar como instrumentos
facilitadores do aprendizado.
Esses recursos podem auxiliar os professores em sala de aula,
tornando-os numa aula prática de acordo com as
orientações desejadas.
Entretanto, muitos professores sentem dificuldades de utilizar as
ferramentas em suas aulas e não conseguem interligar estes
instrumentos às atividades.
Os motivos dessas dificuldades são diversos: não
contato com os meios, desconhecimento das possibilidades dos recursos
etc.
O objetivo de um programa de informática educacional
é dar suporte aos professores, promovendo
formações, nas quais eles conheçam os
recursos tecnológicos disponíveis em sua escola
para um aprendizado diferenciado.
Ao compreender as utilidades destes recursos, torna-se mais
fácil integrar a teoria do dia a dia à
prática num ambiente diferenciado.
No laboratório de informática educacional,
consegue-se interagir com os alunos por meio de atividades que
estimulem a curiosidade e cheguem ao aprendizado de um modo
prático.
Além disso, permite-se aos alunos terem escolhas e
opções por meio da
participação e organização
das aulas e, ainda, trabalhar dentro da realidade e da sociedade em que
vivem, aumentando, assim, a autoestima.
É perceptível o avanço do
desenvolvimento na leitura e na aprendizagem, trabalhando com
ferramentas que possibilitam a busca, fazendo com que seja o
próprio aluno o responsável pelo seu aprendizado,
desenvolvendo novas habilidades e compartilhando com os colegas cada
descoberta.
Com as aulas de Informática Educacional, grandes resultados
são obtidos com alunos, estes que antes apresentavam
dificuldades de aprendizagem. Tudo isto se deve ao fato de que o aluno
vai ao encontro do conhecimento, ele é coautor do seu
próprio aprendizado.
Um dos maiores desafios para o ensino é buscar uma
relação entre as atividades escolares com a
realidade dos educandos, algo em que eles se identificam. Neste
sentido, a informatica educacional torna-se uma grande aliada, pois
fornece suporte e recursos que não são
encontrados com o uso de livros e cadernos.
Torna-se necessário aos envolvidos na
educação buscar novos meios para ajudar no
processo de construção do saber, nos quais possam
adquirir novos conhecimentos e compreender que todo Meio de
Informação e Comunicação
pode ser utilizado se visto de uma maneira educativa.
Assim, é possível e muito bem-vindo o
desenvolvimento de um trabalho de acordo com o que os alunos vivenciam
e buscam para aprender.
Naiana
Galter SantAna
é Mediadora de Informática
Educacional, formada em Pedagogia.