Universo Escolar
 

Diálogo entre Gestão Escolar, Currículo e Cultura - 22/08/2011
Uma reflexão histórica e transformadora

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Mais do que nunca a educação está hoje em debate no Brasil e em todo o mundo. O universo dos educadores, educandos, administradores de aparelhos educacionais, políticos e gestores públicos está dividido e fragmentado nos rumos que a dimensão escolar está alcançando com relação aos fins que se pretende estabelecer, assim também como os meios empregados para que isso aconteça.

Falar hoje sobre a escola e suas competências sociais na formação do indivíduo em toda a sua potencialidade implica muitos questionamentos nas dimensões físicas, cognitivas, afetivas, políticas, culturais e ideológicas.

Muitos debates realizados por especialistas da educação tentam orientar essa temática ampla e abrangente que nos responsabiliza pelo compromisso social na questão da formação do cidadão.

Podemos divagar um pouco sobre algumas concepções de Escola como: “ela traz o saber sistematizado deste ou daquele grupo cultural; instituição social que serve para adaptar e integrar crianças e adolescentes; lugar onde o aluno pode se desenvolver integralmente e ampliar o pensamento; promove o conhecimento de si mesmo, base para o indivíduo se situar no mundo; ajuda na comunicação, interação, socialização e participação do indivíduo na sua cultura.”

As grandes questões problematizadoras que atormentam e instigam a buscar, incansavelmente, respostas para compreender a escola como um espaço de possibilidades e/ou como uma instituição social historicamente construída e potencialmente contextualizadora, crítica e transformadora são:

- “Que papel desempenha o Currículo Escolar nas atividades educativas?”

- Será que as atividades educativas correspondem à ideia de que existem certos aspectos considerados importantes no âmbito da cultura grupal?

Dentro do livro Psicologia e Currículo – Uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar, Coll apresenta uma estrutura para a elaboração de propostas curriculares que refletem os principais postulados da concepção construtivista da aprendizagem e do ensino. É importante conhecê-lo e compartilhar de seus ensinamentos.

Nós educadores sabemos que houve grandes e significativas reformas educacionais dentro da história da educação brasileira e de todo mundo. As propostas de mudanças e melhorias de qualidade de ensino sempre alimentaram e alimentam as mesas de debates e de negociações políticas.

Melhorar a qualidade da educação implica melhorar os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nas salas de aula, implica introduzir mudanças naquilo que é ensinado e aprendido nas escolas e sobretudo na forma de como se ensina e de como se aprende. Estamos falando de cultura organizacional trazida pelos alunos e por todos aqueles inseridos no trabalho escolar.

Gestão Escolar, Currículo e cultura fazem parte de um diálogo interativo que contempla uma sociedade mais humana, digna, feliz e comprometida com os rumos da educação.

Júlia Aparecida Séccolo é pedagoga com Pós-Graduação Lato Senso – Gestão Educacional, formada em Programação Neurolinguística e é formada internacionalmente em Coaching, atuando em Treinamentos, Palestras e Workshops.

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