Diálogo entre Gestão Escolar, Currículo e Cultura - 22/08/2011
Uma reflexão histórica e transformadora
Mais
do que nunca a educação está hoje em
debate no Brasil e em todo o mundo. O universo dos educadores,
educandos, administradores de aparelhos educacionais,
políticos e gestores públicos está
dividido e fragmentado nos rumos que a dimensão escolar
está alcançando com relação
aos fins que se pretende estabelecer, assim também como os
meios empregados para que isso aconteça.
Falar hoje sobre a escola e suas competências sociais na
formação do indivíduo em toda a sua
potencialidade implica muitos questionamentos nas dimensões
físicas, cognitivas, afetivas, políticas,
culturais e ideológicas.
Muitos debates realizados por especialistas da
educação tentam orientar essa temática
ampla e abrangente que nos responsabiliza pelo compromisso social na
questão da formação do
cidadão.
Podemos divagar um pouco sobre algumas concepções
de Escola como: “ela traz o saber sistematizado deste ou
daquele grupo cultural; instituição social que
serve para adaptar e integrar crianças e adolescentes; lugar
onde o aluno pode se desenvolver integralmente e ampliar o pensamento;
promove o conhecimento de si mesmo, base para o indivíduo se
situar no mundo; ajuda na comunicação,
interação, socialização e
participação do indivíduo na sua
cultura.”
As grandes questões problematizadoras que atormentam e
instigam a buscar, incansavelmente, respostas para compreender a escola
como um espaço de possibilidades e/ou como uma
instituição social historicamente
construída e potencialmente contextualizadora,
crítica e transformadora são:
- “Que papel desempenha o Currículo Escolar nas
atividades educativas?”
- Será que as atividades educativas correspondem
à ideia de que existem certos aspectos considerados
importantes no âmbito da cultura grupal?
Dentro do livro Psicologia e Currículo – Uma
aproximação psicopedagógica
à elaboração do currículo
escolar, Coll apresenta uma estrutura para a
elaboração de propostas curriculares que refletem
os principais postulados da concepção
construtivista da aprendizagem e do ensino. É importante
conhecê-lo e compartilhar de seus ensinamentos.
Nós educadores sabemos que houve grandes e significativas
reformas educacionais dentro da história da
educação brasileira e de todo mundo. As propostas
de mudanças e melhorias de qualidade de ensino sempre
alimentaram e alimentam as mesas de debates e de
negociações políticas.
Melhorar a qualidade da educação implica melhorar
os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nas salas de aula,
implica introduzir mudanças naquilo que é
ensinado e aprendido nas escolas e sobretudo na forma de como se ensina
e de como se aprende. Estamos falando de cultura organizacional trazida
pelos alunos e por todos aqueles inseridos no trabalho escolar.
Gestão Escolar, Currículo e cultura fazem parte
de um diálogo interativo que contempla uma sociedade mais
humana, digna, feliz e comprometida com os rumos da
educação.
Júlia Aparecida Séccolo é pedagoga com
Pós-Graduação Lato Senso –
Gestão Educacional, formada em
Programação Neurolinguística e
é formada internacionalmente em Coaching, atuando em
Treinamentos, Palestras e Workshops.
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