Como Restaurar a Paz nas Escolas - 16/05/2011
Antonio Ozório Nunes
Como restaurar a paz nas escolas é um livro necessário: sua proposta é dotar educadores de instrumentos para enfrentar e superar situações de indisciplina e violência no ambiente escolar sem o cômodo, mas ineficiente, uso da repressão.
O autor é formado no antigo curso de Magistério, foi professor da rede pública de ensino do estado de São Paulo e, desde 1994 é promotor de Justiça do estado de São Paulo, com vários anos de atuação na área criminal e no setor da Infância e Juventude.
Durante
todo esse período, tem trabalhado com
mediação de conflitos. É mestre em
Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e
professor universitário nas áreas de Criminologia
e Direitos Humanos.
Indisciplina. Desrespeito. Preconceito e
discriminação. Álcool e outras drogas.
Violência. Quem não está impressionado
com o que está acontecendo nas escolas, em muitas escolas?
Em vez de um espaço em que cultura e valores são transmitidos de uma geração a outra, por meio dos professores, a escola tem se transformado em fonte de notícias até para páginas policiais.
Alunos cada vez mais violentos uns com os outros e com os mestres. Ambiente tenso. Pais intranquilos. Pode-se fazer alguma coisa séria para promover a paz nas escolas e impedir a degradação do ambiente escolar?
Na intenção de amparar educadores e todos os envolvidos com o ambiente escolar, o livro Como restaurar a paz nas escolas se propõe a colaborar na recuperação de valores esquecidos, ou deixados de lado, e proporcionar uma cultura de não violência na resolução de conflitos.
Através de práticas restaurativas, sugere-se aos educadores a aplicação de diferentes técnicas facilitadoras na prevenção da violência por meio de atividades inteligentes perfeitamente aplicáveis no dia a dia da sala de aula.
Tais
práticas proporcionam aos mestres (e demais
responsáveis) habilidades indispensáveis para se
resolver conflitos dos mais simples aos mais complexos, envolvendo toda
a comunidade escolar e social e cultivando laços de
cooperação e disciplina.
Informações Técnicas:
Nº
de Páginas: 144
Formato: 16 x 23
ISBN: 978-85-7244-641-9
Data: 28/04/2011
Antonio Ozório Nunes é formado no antigo curso de Magistério. Foi professor da rede pública de ensino do estado de São Paulo durante sete anos, período no qual foi também, por dois anos, Coordenador de professores do Ciclo Básico. Desde 1994 é promotor de Justiça do estado de São Paulo, com vários anos de atuação na área criminal e no setor da Infância e Juventude, onde atualmente exerce as suas funções. Durante todo esse período tem trabalhado com mediação de conflitos. É mestre em Direito das Relações Sociais pela puc-sp e professor universitário nas áreas de Criminologia e Direitos Humanos. Participou da elaboração e da primeira fase de execução do projeto denominado "Apoio e Fortalecimento da Justiça de Timor Leste", coordenado pela onu, em Timor Leste. Lá, durante um ano, conheceu e trabalhou com a chamada "Justiça Tradicional", através da qual os timorenses, fazendo uso dos "Círculos Restaurativos", discutem e resolvem boa parte dos seus conflitos interpessoais com base nos costumes locais, atuando de forma consensual e restauradora.
Fontes:
Divulgado
por Daniel Pinsky (imprensa@editoracontexto.com.br).
Editora Contexto (www.editoracontexto.com.br
© Copyright 2011 - Editora Contexto).
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.