Matemática
 

Por que se deve ensinar matemática para as crianças? - 10/05/2011
Róbinson Carlos dos Santos

'

Em alguns estudos feitos para se saber o porquê de ensinar matemática às crianças, foram pensadas algumas respostas para tal pergunta.

Algumas dessas repostas foram de funcionalidades práticas, porém era desejo de se chegar a algo mais profundo. Foi então que uma simples dedução respondeu a essa pergunta.

Ensinar matemática é necessário para que se possa introduzir aos alunos conceitos de raciocínio lógico, capacidade de abstrair, generalizar e principalmente desenvolver a independência do indivíduo no cotidiano.

Seguindo essa linha de raciocínio, outras questões surgem:

Será que os métodos de ensino são adequados a essa realidade?

Será que os alunos aprendem de fato esse saber de fundamental importância ou apenas decoram fórmulas e a tabuada?

O dever do educador é mostrar aos alunos a praticidade dessa tal matemática, mostrar-lhes que, em nossa sociedade capitalista e globalizada, tudo que se pode imaginar está ligado diretamente ou indiretamente a esta ciência.

Como exemplo, pode-se citar a Estatística, um dos ramos da matemática que diariamente aparece nos jornais impressos, na internet e na televisão.

A maioria das pessoas conhece esse conteúdo riquíssimo que nos ajuda a compreender o que está se passando em nosso país e no mundo.

O papel do professor/mediador nesse processo de construção de conhecimento é fazer com que os alunos estabeleçam vínculos entre a teoria estudada e essas situações cotidianas, as quais estão se tornando cada vez mais rotineiras.

Vale destacar que, atualmente, existem várias propostas para o ensino da matemática, porém, estudos indicam que a proposta mais eficiente é a proposta baseada na “Resolução de Problemas”.

Nesse tipo de proposta, visa-se a construção de conceitos matemáticos por meio de situações que estimulam a curiosidade e pelas experiências que deverão ser interpretadas, assim, busca-se explicar essa situação dentro de uma concepção matemática.

Existem outras propostas para o ensino da matemática. Como exemplo, pode-se destacar a modelagem, a etnomatemática, a história da matemática, os jogos e o uso de computadores.

Porém, o mais interessante e importante a se fazer é trabalhar essas práticas simultaneamente, mostrando aos alunos que elas se completam, quebrando, assim, o paradigma de uma matemática fragmentada.

Sabe-se que num ambiente escolar há algumas dificuldades em se desenvolver essas propostas matemáticas, mas vale a pena experimentar cada uma dessas propostas e buscar a que melhor se adéque à realidade.

Róbinson Carlos dos Santos é Graduando em Licenciatura em Matemática pela UNIP (Universidade Paulista). Mediador de Matemática do Projeto Planeta Educação no Município de Pindamonhangaba.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










11 COMENTÁRIOS

1 vitoria da silva azevedo - bonsuceso
e pra min faze
08/04/2013 13:13:56


2 Ton Ferreira - Pindamonhangaba
Róbinson, ensinar Matemática é um desafio que todos os professores de Matemática enfrentam. Muitos deles não ensinam a verdadeira Matemática, traduzindoa em fórmulas e macetes deturpando essa verdadeira ciência, não dando acessibilidade aos alunos. Muito bom o artigo! Parabéns!
16/05/2011 11:18:59


3 Róbinson Carlos dos Santos - Pindamonhangaba
Obrigado a todos pelos comentários. Um grande abraço a todos.
15/05/2011 17:18:59


4 Ronaldo Carro - Pindamonhangaba
Parabéns Róbinson ao ótimo artigo. Explanou muito bem e de forma prática a valorização de desde criança se apropriar dessa ciência para usála em toda a sua vida. Esta mediação deve ser a principal missão de todo educador. Abraços.
14/05/2011 18:07:21


5  Giselda - Pindamonhangaba
Parabéns pelo artigo muito bom .
13/05/2011 20:48:23


6 Alessandra Aparecida Roque Landim - Pindamonhangaba
Parabéns Robinson ,li o seu artigo e gostei muito ,expressou muito bem a construção dos conceitos matemáticos,abraços
12/05/2011 20:29:15


7 Betânia Melo - Potim
Parabéns Robinson ! Realmente ficou muito bom seu artigo. Interessante, objetivo e muito agradável de se ler. Gostaria de ler mais artigos seus aqui. Abraço.
11/05/2011 21:01:40


8 isabela cristina de souza jeronimo da silva - guarulhos
eu amei este site pois é bem educativo todos da munha classe gostaram deste site valeu
11/05/2011 15:00:41


9 Rafaella Souza - Pindamonhangaba/SP
Róbinson parabéns! A matemática está em tudo, e antes mesmo dos importantes ensinamentos durante o período escolar! Ensinar matemática para crianças é imprescindível, resta refletir como fazer para que seja prazeiroso aprender! E citando Galileu Galilei: A natureza está escrita em linguagem matemática.
11/05/2011 13:39:38


10 Mateus Corrêa - Pindamonhangaba
Parabéns pelo artigo, professor Róbinson. Ficou ótimo, continue escrevendo sempre! Grande abraço.
11/05/2011 12:46:55


11 Vânia Agostinho - Taubaté
Parabéns Róbinson. Seu artigo ficou ótimo! Abraços
11/05/2011 09:21:53


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.