De Olho na História
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

A situação das mulheres no século XIX - 12/02/2004
Depoimentos e Reportagens de Época

'

Imagem-de-esposo-brigando-com-esposa
Esposa: John! Onde está o resto de nosso salário?
Como eu vou pagar o aluguel e comprar comida para as crianças?
Marido: Cale a boca! O que eu faço com meu dinheiro não é problema seu.

Charge publicada no jornal "The Vote", da Womens Freedom League, Fevereiro de 1911

"Em 1857 a lei do divórcio foi aprovada e, como é bem conhecido, definiu legalmente diferentes parâmetros morais para homens e mulheres. De acordo com essa lei, um homem poderia obter a dissolução de seu casamento se ele pudesse provar um ato de infidelidade de sua esposa; porém uma mulher não poderia desfazer seu casamento a não ser que pudesse provar que seu marido fosse culpado não apenas de infidelidade, mas também de crueldade".
(Millicent Garrett Fawcett, em seu livro "O voto das mulheres", publicado em 1911)


"Era um período estranho, insatisfatório, cheio de aspirações ingratas. Eu a muito sonhava em ser útil para o mundo, mas como éramos garotas com pouco dinheiro e nascidas em uma posição social específica, não se pensava como necessário que fizemos alguma coisa diferente de nos entretermos até que o momento e a oportunidade de casamento surgisse. melhor qualquer casamento do que nenhum, uma velha e tola tia costumava dizer.

A mulher das classes superiores tinham que entender cedo que a única porta aberta para uma vida que fosse, ao mesmo tempo, fácil e respeitável era aquela do casamento. Logo, ela dependia de sua boa aparência, nos conformes do gosto masculino daqueles dias, de seu charme e das artes de sua penteadeira".
(Charlotte Despard, memórias não publicadas, registro de 1850)

imagens-do-filme-A-Época-da-Inocência
O filme "A Época da Inocência", do diretor Martin Scorsese, baseado em obra da escritora Edith Wharton, nos mostra o cotidiano das mulheres norte-americanas no século XIX. Nele podemos ver que as mulheres tinham que se preparar para um bom casamento e para o exercício da maternidade, como no caso de May (Wynona Ryder). Por outro lado, mulheres de comportamento considerado liberal, como Madame Olenska (Michelle Pfeiffer) eram desconsideradas socialmente.

"Permanecer solteira era considerado uma desgraça e aos trinta anos uma mulher que não fosse casada era chamada de velha solteirona. Depois que seus pais morriam, o que elas podiam fazer, para onde poderiam ir? Se tivessem um irmão, poderiam viver em sua casa, como hóspedes permanentes e indesejados. Algumas tinham que se manter e, então, as dificuldades apareciam. A única ocupação paga aberta a essas senhoras era a de governantas, em condições desprezadas e com salários miseráveis. Nenhuma das profissões eram abertas as mulheres; não havia mulheres nos gabinetes governamentais; nem mesmo trabalho de secretaria era feito por elas. Até mesmo a enfermagem era desorganizada e desrespeitada até que Florence Nightingale a tornasse uma profissão ao fundar a Nightingale School of Nursing (Escola Nightingale de Enfermagem) em 1860".
(Louisa Garrett Anderson, depoimento escrito de 1860)

"...os pais acreditavam que uma educação séria para suas filhas era algo supérfluo: modos, música e um pouco de francês seria o suficiente para elas. Aprender aritmética não ajudará minha filha a encontrar um marido, esse era um pensamento comum. Uma governanta em casa, por um breve período, era o destino habitual das meninas. Seus irmãos deviam ir para escolas públicas e universidades, mas a casa era considerada o lugar certo para suas irmãs. Alguns pais mandavam suas filhas para escolas, mas boas escolas para garotas não existiam. Os professores não tinham boa formação e não eram bem educados. Nenhum exame público (para escolas) aceitava candidatas mulheres".
(Louisa Garrett Anderson, depoimento escrito de 1839)


Mulheres-em-atividades-como-pintura-e-costura
A Educação das mulheres se restringia a atividades que fossem úteis no ambiente doméstico, desprovidas de valor no mercado de trabalho da época, como costurar, aprender música ou desenvolver habilidades artísticas.

"Nós eramos ensinadas a ser jovens senhoras católicas na mesma linha da educação dada a nossas avós. Não havia lições orais, não existiam demonstrações, análises ou resolução de problemas. Nós nos sentávamos e ficávamos silenciosas em nossas fileiras de carteiras, aprendíamos dos livros e nossas tarefas eram corrigidas por uma freira, que era a professora naquele momento, a partir das respostas na parte final de um livro similar ao nosso... Nós tínhamos longos períodos de instrução religiosa... Sexta feira a tarde era devotada exclusivamente a comportamento. Os Modos fazem uma dama nos era dito, não o dinheiro ou o ensino, não a beleza. Então praticávamos como abrir uma porta, entrar e sair de um cômodo; a trazer uma carta, uma mensagem, uma bandeja ou um presente; a pedir permissão às mães de nossas amigas para que elas pudessem participar de uma festa; a receber visitas na ausência de nossos pais, e assim por diante!"
(Teresa Billington, em autobiografia não publicada, 1884)

"A presença de jovens mulheres no local de operações é ultrajante para nossos instintos naturais e calculadamente vai destruir nosso respeito e admiração pelo sexo oposto".
(Documento emitido pelos médicos do Hospital Middlesex, em 1863, a respeito da admissão de médicas)

"Um argumento comum contra a prática da medicina pelas mulheres é que não há demanda para isso; Que as mulheres, como regra, têm pouca confiança em pessoas de seu próprio sexo e que preferem ser atendidas por homens... Isso é provavelmente um fato, até recentemente não tem existido demanda por médicas, pois não ocorre para a maioria das pessoas querer algo que não existe; mas que muitas mulheres desejam ser atendidas por pessoas de seu próprio sexo, eu tenho certeza, e sei de mais de um caso em que senhoras passaram por dificuldades, sem atendimento apropriado, por acharem repugnante a idéia de serem atendidas por homens.
Eu tenho, repetidas vezes, encontrado até mesmo médicos, não favoráveis ao presente movimento, concordar que consideram que os homens ficam deslocados ao tratar de mulheres; e um eminente médico americano uma vez me disse que ele nunca entrava no quarto de uma senhora para atendê-la em particular sem se desculpar pela "invasão" (de privacidade).
Na Inglaterra, no momento presente, há somente uma mulher legalmente qualificada para exercer a medicina, e eu entendo que o tempo dela é muito mais que totalmente ocupado, e seus ganhos muito maiores, do que é o caso de muitos médicos que começaram a atuar a pouco tempo".
(Shophia Jex-Blake, no livro "Medicina como uma profissão para mulheres", em 1869)

Desenho-irônico-de-mulheres-exercendo-profissão-de-dentista
Dentista: Segure-se eu vou chamar mais ajuda.

Charge que procura ridicularizar a atuação profissional das mulheres no século XX, na Inglaterra. Publicada pelo Punch Magazine em 1907.

"A idéia de mulheres exercendo a medicina na Grã-Bretanha era angustiante para a rainha Vitória. Então, em 1881, o médico particular da rainha anunciou que o apoio real a um congresso internacional de medicina a ser realizado em Londres seria retirado se médicas fossem admitidas, então as mulheres foram impedidas de participar".
(Louise Garrett Anderson, depoimento escrito, 1881)

"Eu tenho escutado freqüentemente comentários sarcásticos quanto às mulheres que trabalham em fábricas do tipo oh, ela é apenas uma operária; o que dá ao mundo a impressão que nós não temos o direito de sonhar com uma outra realidade a não ser a nossa. Eu lamento que ainda não estejamos atentas aos fatos e que percebamos que contribuímos muito para aumentar a riqueza da nação e, que em função disso, temos direito a respeito e não insultos. Pois em muitas casas de Lancashire há heroínas cujos nomes nunca serão conhecidos; ainda assim, é consolador saber que nós, como classe, contribuímos para o mundo".
(Selina Cooper, em artigo intitulado "The Lancashire Factory Girl", 1898)

Obs.: Os depoimentos acima foram traduzidos do site educacional Spartacus, especificamente no link http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/women.htm

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










82 COMENTÁRIOS

1 adriele - simoes filho
isso é muuuito interessante
22/11/2012 11:13:31


2 Luciana - São Paulo
Ótimo artigo , pois me auxiliou bastante em minha pesquisa. Os depoimentos são bem interessantes. Obrigada a todos do Planeta educação
11/11/2012 02:20:56


3 Isa Gomes - Brasília
Muito interessante. Esses depoimentos ajudam muito na pesquisa que estou fazendo. Agradeço se puder enviarme as referências por email.
06/11/2012 15:56:04


4 Letícia Sferra - Rio Claro
Eu gostei mto, foi um dos poucos sites q tinha oq eu estava procurando :
18/09/2012 22:17:44


5 Letícia Sferra - Rio Claro
Eu gostei mto, foi um dos poucos sites q tinha oq eu estava procurando :
18/09/2012 22:17:23


6 Lays Medeiros - Cabedelo PB
Gostei muito, está tudo muito interessante e me ajudou muito a estudar!
11/09/2012 17:46:01


7 Luana - Catolé do rocha
Esse texto maravilhoso vai me auxiliar muito no meu tcc! Se puder me enviar as referências, ficarei muito agradecida!
12/07/2012 16:19:01


8 Eliani - Mato grosso
Estou fazendo uma dissertação sobre o papel da mulher no séc. XIX. Se você tiver bibiografias sobre o assunto e enviarme agradeço.
26/06/2012 23:20:08


9 Amália cardoso - Belo Horizonte
Favor me enviar referências bibliográficas sobre este assunto
06/05/2012 19:17:21


10 kelly luiz - nova andradina
estou iniciando meu TCCtrabalho de conclusao de curso, e as informacoes asscima tem me auxiliado bastante....valeu, que DEUS abencoe hoje e sempre todas as pessoas que contribuiram para essas informacoes.
20/03/2012 12:48:26


11 andresa - salvador
gostei muito do artigo mim incinou muitas coisas sobre aliteratura
09/03/2012 10:20:25


12 thainara neris - feira de santana
maneiro,gostei!!!!!
12/12/2011 22:27:24


13 natalia - abreu e lima
parabens pelo texto
28/11/2011 15:42:11


14 HENRIQUE - camaragibepe
eu gostei muito desse comentario vai me ajudar muito no meu trabalho
31/10/2011 09:54:42


15 milena - igarassu
o texto foi muito criativo reflete sobre uma historia comun porem muito polemica para o ser humano gostei muito do texto parabens
19/10/2011 11:42:17


16 gleitom - campinas
ajo q as mulheres nao merecem nada de polco e sim de muito
05/10/2011 14:46:34


17 gabriella - Paraná
o texto é sim muito bom mais é muito grande e eu num entendi muito++
03/10/2011 14:35:19


18 samuray007 - criciuma
Eu achei realmente muito bom. Gostaria poder ver um trabalho dessa qualidade com respeito às prostitutas do século XIX. Todos sabemos que é a profissão mais antiga do mundo e com a discussão atual sobre a legalização da prostituição, gostaria de saber a história dessa profissão, principalmente com respeito às meninas que trabalhavam nos bordeis luxuosos que tanto inspiram filmes mas não traduzem a realidade. Obrigado
22/09/2011 19:32:21


19 ge - sao paulo
brigada, eu n tava achando em nenhum site esse assunto! esse site me salvo!
15/06/2011 18:52:15


20 Hugo - RJ
Valeu por escrever este texto... Me ajudou e muito com minhas pesqeusas e trabalhos.Obrigado :
11/06/2011 14:44:39


21 renata - pires do rio goias
Muito bom esse texto e além disso muito interessante!abraços!!
09/06/2011 16:12:45


22 Jonas - itu
gostei uito , obrigado meu trabalho vai ficar perfeito
22/03/2011 14:00:05


23 Greiiicy - Porto União
Adorei este artigo explica td com muita clareza, meu trabalho vai ficar ótimo obg
18/03/2011 14:06:54


24 karine` - porto união
adorei este artigo mastra oque realmente acomteceu com nossa historia os valores q temos e q pessoas ñ dam valor as mulheres devem ser consideradas rainhas....
10/03/2011 09:50:43


25 Carmen Lucia Brites Silveira - Caxias do Sul
Usei todo o texto para fazer meu trabalho de história para a escola, deu bastante trabalho copiar tudo, mas achei o texto bastante interessante, só acho que faltou alguns detalhes mais a fundo da história do trabalho das mulheres, mas fora isso... show de bola ^^ bom trabalho !
08/03/2011 15:40:28


26 TEREZA TAVARES - CAJAZEIRAS PARAIBA
Falar DE Mulher vai além simples relação BELEZA/FRAGILIODADE.Nós queremos espaço,liberdae e reconhecimento. O reconhecimento feminino foi árduo, nossas ansentrais e heroinas , felizmente, alcançaram seus obejetivos, no entanto e trriste ver a situação que se encontram nosos direitos: abalados, distorcido, servindo de referencia de beleza e culto ao corpo. È necessário a reeducação da identidade feminina, digo isto, claro respeutando a relatividade dos casos. Adorei este trablho.....
15/11/2010 10:50:15


27 Rosinalva - Livramento PB
É muito importante este site, tanto para nós universitários no meu caso do curso de letras virtual da universidade federal da paraíba, como para outras pessoas, pois é muito gratificante conhecer um pouco da vida das mulheres do século XIX, e saber que algumas mulheres lutaram por seus objetivos, e que nós as mulheres do pós moderno continuamos a lutar a derrubar barreiras ainda existentes, não como na época do século anterior porque cada século tem suas histórias a ser contadas, mas sempre lutando pelos nossos objetivos.
03/11/2010 17:55:49


28 Rosinalva - Livramento PB
É muito importante este site, tanto para nós universitários no meu caso do curso de letras virtual da universidade federal da paraíba, como para outras pessoas, pois é muito gratificante conhecer um pouco da vida das mulheres do século XIX, e saber que algumas mulheres lutaram por seus objetivos, e que nós as mulheres do pós moderno continuamos a lutar a derrubar barreiras ainda existentes, não como na época do século anterior porque cada século tem suas histórias a ser contadas, mas sempre lutando pelos nossos objetivos.
03/11/2010 17:06:29


29 SUZANA - Rio de Janeiro
huuuuuuuuum, não gostei mto
02/10/2010 16:55:59


30 Katylene - Tuiuiú
AcHeI Mtu Legaauuu !!
22/09/2010 15:26:15


31 sandra maria de souza rosas - manaus
mulheres especiais como florence,nightingale,ana nery e tantas outras mulheres à frente de seu tempo mudaram a história feminina.gostei muito desse trabalho.
14/09/2010 14:59:34


32 Márcia Gomes - Rio de Janeiro
Muito bom. Esse artigo irá ajudarme na monografia de pós graduação.
31/08/2010 22:53:45


33 estevita - porto seguro
nossa o texo me ajudou muito vou partir dele para fazer outro texo!
30/08/2010 15:23:42


34 Italo Inacio dos Santos - São Paulo
Matétia muito interessante. Gostaria que me fosse passado bibliografias a respeito do assunto, pois meu trabalho de TCC do curso de Historia será sobre a mulher no seculo XIX. Obrigado
15/08/2010 19:34:55


35 lena - paulistarecife
exelente,mim ajudou muito no primeiro periodo de pedagogia na prova que iria fazer
11/06/2010 23:31:52


36 jakeline - porto seguro
ad orei a historia
07/06/2010 13:49:55


37 LUCAS - CAMPO MAIOR
O site é muito bom pois fala de muitas coisas boas,e umas delas é como a mulher era tratada no seculo XIX,e como elas reagiram diante esse fatores de ocorencia na vida.É um exce lente site e muito bem criado e ela berado.
19/04/2010 09:16:36


38 TAMIRES TEIXEIRA - CAMPO MAIOR
O SITE É MUITO GRANDE E EU ESTOU COM PREGUISA DE LER POR VAFOR BOTE MENOR
19/04/2010 09:10:59


39 Pamela de Oliveira Ramos - Fazenda Rio Grande
Meus para parabens garças a voces estou aprende um pouco mais sobre a historia da mulher .... eu vou poder fazer um excelente trabalho de conclusao de semestre na faculdade!!! obrigada!!!!
28/03/2010 18:40:53


40 LUCIANO - gramada
Gostaria que me enviasse algum assunto sobre O PAPEL DA MULHER NO SÉCULO XIX que tenha ligação com o romançe de Lima Barreto A Morte de Policarpo Quaresma.
18/03/2010 21:31:16


41 Lu - São Paulo
Meus Parabéns, estava procurando histórias como esta para colocar em meu trabalho.
12/03/2010 16:15:34


42 Bel - Divinópolis/MG
Olá! É realmente estranho, ler sobre tais situações enfrentadas pela mulher até tão pouco tempo.Observando a mulher hoje, parece que estamos em outro planeta. Adorei a organização do artigo e as ilustrações. Parabéns!!!
09/03/2010 09:19:47


43 cinthya - Maceió
excelente .. adoreei
06/03/2010 17:49:55


44 angelina - palmasto
muito interessante. adorei ter lido
24/02/2010 18:18:11


45 Renata - PalmasTo
Adorei tudo me ajudou muito brigada e Parabéns pelo Trabalho.
09/11/2009 14:37:37


46 Nerissa - Picui
Não li na integra, mas de cara percebi q vai me ajudar na minha monografia parabéns tá otimo mesmo, tão bom q eu queria q tivesse mais fotos e informações
05/11/2009 23:32:01


47 Felipe - BarreirasBA
Achei interassante a forma como elas vestiamse, curso a 7ª série e precisava fazer um treabalho em desenho. Isso me ajudou bastante. Valeu, beijos !!!
05/11/2009 19:55:10


48 Erick Danilo - Campina Grande
Muito bom conta a historia e a tragetoria das mulheres e ajudou no meu projeto de historia.
04/11/2009 18:47:45


49 Isabel - Guarulhos
NOSSA, essa matéria é perfeita, foi a melhor que eu encontrei de milhares de sites que fuçei!! parabéns, continuem assim!!
22/10/2009 19:46:42


50 Bruno Mariano - pelotas
adorei muito! tudo isso, era tudo que eu procurava! admiro muito seu trabalho, continue assim! p Abraços B.M
01/10/2009 22:48:07


51 Isabella - SBC SP
Esta matéria está muito boa! Procurei em vários sites por isso e só aqui eu encontrei! Muito Obrigada, e continuem escrevendo esses artigos fantásticos!
18/09/2009 16:13:15


52 Andréa - CampinasSP
Muito bom esse artigo,vai me ajudar muito em um trabalho da Faculdade e ajudar também a todas as mulheres em sentirem orgulho de ser mulher ao perceber os avanços que nós mulheres temos dado durante todos esses anos.Obirgada ao site pela disponiblização do material
06/09/2009 14:47:11


53 Andréa - CampinasSP
Muito bom esse artigo,vai me ajudar muito em um trabalho da Faculdade e ajudar também a todas as mulheres em sentirem orgulho de ser mulher ao perceber os avanços que nós mulheres temos dado durante todos esses anos.Obirgada ao site pela disponiblização do material
06/09/2009 14:46:59


54 Bruna - Lauro Muller SC
Nossa.. Surpriendente seu trabalho. Parabéns!!
05/08/2009 12:46:03


55 Luiza - Belo Horizonte
Trabalho ficou ótimo!!!
26/06/2009 13:53:07


56 gabriel - palmas de monte altoba
trabalho excelente parabéns
19/06/2009 23:31:47


57 Bárbara - Mamama
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii amo vcxxx saaaaiteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ! BjuuXxXx babycarinhosa s2s2s22s
08/03/2009 16:07:51


58 Ana Paula - Juíz de Fora
Amei!!! Era tudo o que eu procurava para um trabalho super importante...uma coisa que é diferente e muito bom e ter alguns fatos relatados por mulheres desse século...mostra os avanços femininos que ocorreram. Muito Bom?!
06/03/2009 21:07:45


59 Thacia M. - Refice
Goostei muito desse artigo! mostra como os tempos mudaram, de como a mulher era descriminada na quela época ! Era o que eu estava procurando para o trabalho da escola :
04/03/2009 12:06:07


60 Daniele - Votuporanga
Um bom depoimento q mostra a realidade da mulher no século XIX...
10/12/2008 21:59:05


61 Thiago - miracema to
Este depoimento, é de suma importância, pois este serve como embasamento nas pesquisas, para termos uma noção de como era as mulheres de antigamente... gostei muito, estão de parabéns pelo artigo.
21/10/2008 19:44:21


62 Daniela Dias - Porto Nacional
Muito bom mostrar um trabalho desses para que possamos conhecer mais um pouco do assunto.... Parabens pelo trabalho e obrigada, Me ajudou bastante em trabalhos escolares.... abraços! Dany
17/09/2008 15:21:32


63 ieda vilela - Aracaju
Gostei muito do seu artigo ,pois estava buscando mais infomações ou indicações sobre a trajetória da educação feminina no sec.XIX, objeto do meu estudo, quando encontrei essas informaações de grande valia.E as fontes, como registra-las? Ieda
21/05/2008 15:43:40


64 Gabriela França Ribeiro - Sete Lagoas - MG
Gostei muito do trabalho, sou estudante do curso de Historia e esse artigo irá me ajudar bastante no meu Tcc onde pretendo trabalhar sobre a leitura feita pelas mulheres no sec XIX.
19/05/2008 16:23:54


65 maria jose - sao josse do rio preto
muiiiiiiiiiito bommmmmmmmm. Parabens
27/04/2008 17:04:29


66 Sonia Soraia de Souza Lima - Salvador
Parabéns!!! adorei o trabalho,só preciasva de mais fotos...
25/04/2008 11:02:29


67 vii - sp
MUIITO BOM -
06/04/2008 22:39:35


68 Ricardo - São Paulo
Achei muito bom! Está me ajudando muito em um trabalho que me foi pedido e estou fazendo.. Valeu ]
01/04/2008 17:04:55


69 Cauê - São Paulo
Esta ótimo! Está me ajudando muito no trabalho que estou fazendo. Valeu ]
01/04/2008 17:03:13


70 joana cavalcante - são paulo
Seu trabalho ficou muito bom, foi de muita valia para o trabalho que estou elaborando, muito obrigada.
28/03/2008 19:46:17


71 flávia - ilhéus
Adrei pois ficou um ótimo trabalho..princialpamente podemos ter fatos relatados pelas mulheres desse século...Parabéns..e OBRIGADO por favoreçer este conhecimento ........
27/03/2008 09:25:39


72 José - Brasília
ficou bom.... mas só presçisou de mais fotos !!! mas ficou bom.. parabéns!
03/03/2008 20:41:16


73 lazaro - lauro de freitas
esta otimo
03/03/2008 15:31:21


74 felipe alberto - salvador
Parabens você fez um otimo trabalho Esta muito bom É o melhor que eu vi ate agora
03/03/2008 12:28:16


75 FRANCISCO WAGNER DE ARAUJO FREITAS - APODI
Eu tô fazendo minha monografia sobre a importância do casamento no romance Orgulho e Preconceito,e gostaria que vocês me enviassem artigos sobre a visão de jane austen sobre o casamento.E também as conquistas que as mulheres conquistaram nos ultimos séculos. obrigado.
01/03/2008 09:38:22


76 natiele caline - ponta porã
gostaria que vc lesce esse depoimento sobre as mulheres no século XIX... Ve se serve para o nosso trabalho...
15/02/2008 15:47:10


77 Paula Cristiane Chaves dos Reis - Araguaína-TO
Gostei muito do trabalho, pois o mesmo trata de muitos aspectos socias e podemos refletir sobre as mudanças ocorridas no decorrer dos séculos.E além disso contribuiu com a minha pesquisa sobre as mulheres no sec. xix. Obrigada. Parabéns! Abraço.
03/02/2008 23:28:22


78 Jaqueline - Candói
Eu achei realmente muito bom. Gostaria poder ver um trabalho dessa qualidade com respeito às prostitutas do século XIX. Todos sabemos que é a profissão mais antiga do mundo e com a discussão atual sobre a legalização da prostituição, gostaria de saber a história dessa profissão, principalmente com respeito às meninas que trabalhavam nos bordeis luxuosos que tanto inspiram filmes mas não traduzem a realidade. Obrigada
07/12/2007 21:40:00


79 Sara Françoso - Araraquara
Adorei o trabalho, e gostaria de pedir uma bibliografia, já q tenho q fazer um trabalho da faculdade se pudesse me ajudar com isto serei grata!
26/11/2007 19:43:58


80 djenison - Rio De Janeiro
bom eu adorei
26/06/2007 13:46:28


81 Maura Vasconcelos do Nascimento - Belo Horizonte
Boa tarde, Adorei o presente trabalho, foi um trabalho maravilhoso e que nos leva a pensar nos avanços feminino, como no mercado de trabalho e na vida pessoal. Podemos vê de forma critica que as mulheres sairam daquele lugar de "princesinha" e que lutam e temvalores como qualquer ser humano.
01/04/2007 17:08:37


82 Bertha Paigel - Cariacica
Saudações, Gostei muito do seu trabalho, digo que achei excelente, muito bem criado. Valeu apena eu ter lido este maravilhoso estudo. Parabéns. Att, Bertha Paigel
10/03/2007 21:29:00


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.