Matemática
Ton Ferreira Consultor de Governos da Planneta Educação, uma empresa do grupo Vitae Brasil. Mestre em Projetos Educacionais de Ciências pela USP; MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Salesianos e Pós-Graduado em Ética, Valores e Cidadania pela USP; graduado em Matemática pela UNESP. Experiência na área Gestão de Pessoas e de Formação Continuada, Docência e Palestras com foco em educação, ciência e tecnologia.

Como trabalhar os quatro blocos de conteúdos de Matemática durante a semana? - 28/02/2011
Adreiton Ferreira

'

Trabalhar os quatro blocos de conteúdos de Matemática durante a semana tornou-se um desafio aos professores do Ensino Fundamental I.

Com o objetivo de desenvolver uniformemente os blocos de conteúdos (Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação) durante a semana, os docentes buscam estratégias de abordagem, as quais, muitas vezes, tornam-se cansativas e braçais.

Mas por que isso acontece?

Isso ocorre, na maioria das vezes, pelo fato de serem selecionadas atividades específicas para cada conteúdo, ou seja, se o professor precisa trabalhar Números e Operações na segunda-feira, por exemplo, ele busca atividades específicas para tal conteúdo e, na terça, se precisa trabalhar Grandezas e Medidas, mais uma vez, ele busca atividades específicas para tal bloco, fazendo, assim, que sua pesquisa por atividades torne-se exaustiva.

Para que essa seleção de atividades seja mais simples e de fácil construção, uma dica é trabalhar os quatro blocos de conteúdos por assuntos e não mais por conteúdos específicos.

Acompanhe o exemplo abaixo:

Assunto:

Altura dos Alunos (é um assunto do Bloco: Grandezas e Medidas).

Primeiro Momento:

Fazer uma atividade em dupla, na qual os alunos meçam a altura do seu parceiro, utilizando barbante e régua. Neste momento, estão sendo trabalhados instrumentos de medidas convencionais e não convencionais, ou seja, o Bloco Grandezas e Medidas se faz presente.

Segundo Momento:

O professor, ao pedir aos alunos que meçam o comprimento do barbante, que vai dos pés até a cabeça, com a régua, está trabalhando o bloco Números e Operações, pois o aluno terá que responder quantas réguas couberam “dentro” do seu barbante e, para isso, necessitará adicionar o número de réguas. Mais do que isso, quando solicitado o comprimento de sua altura em cm, por exemplo, terá que adicionar os centímetros dessas réguas.

Terceiro Momento:

O professor pode propor algumas situações-problemas inerentes ao experimento com os instrumentos convencionais e não convencionais, como perguntar quantos alunos tem 3 réguas, por exemplo, ou quantos alunos possuem mais de 3 réguas de altura, qual aluno é o de maior altura, ou aquele que possui menor altura.
Com essas situações, o professor já estará levantando dados para um Tratamento da Informação.

Quarto Momento:

Sabendo todas as alturas, o professor poderá construir junto aos seus alunos uma maneira que evidencie essas informações, ou seja, demonstrar esses dados em uma estratégia de organização e acomodação de dados, sendo viável a construção de uma tabela. Essa tabela pode ser construída da seguinte maneira: O professor faz uma pesquisa na sala de aula perguntando o seguinte: Quem tem de 1m a 1,10m? Neste momento será anotado o número de alunos com as alturas entre esses valores. E agora, quem tem de 1,11m a 1,20m? E assim sucessivamente, até se esgotarem todas as alturas.

Quinto Momento:

Após a tabela já construída, o professor pode disponibilizar aos seus alunos o papel quadriculado, o qual servirá para a construção de um gráfico. Neste momento, o aluno estará trabalhando dois blocos simultaneamente, pois estará tratando as informações de uma tabela e ao mesmo tempo tendo a noção de espaço ao construir esse gráfico (Espaço e Forma).

Com este exemplo, fica claro o “percorrer” pelos quatro blocos de conteúdos sem a necessidade de incansáveis buscas por atividades específicas para cada um deles.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 ildeane marques de oliveira - augusto de lima
amei muito... super criativo... aceito mais sugestões
04/04/2014 21:31:03


2 Rosemeire Aparecida Dias Ramos - Itapevi
GOSTEI MUITO DESSE ARTIGO, ELE MUITO ME AJUDOU, TRABALHAR CONTEÚDOS COM CRIATIVIDADE É MUITO PRAZEROSO,PRODUTIVO E TRAZ SIGNIFICADOS,VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS, CONTINUE MANDANDO BOAS IDÉIAS.
27/11/2012 11:02:35


3 Elisa Maria de Melo Duque - Pindamonhangaba
Tom, boa dica: trabalhar os blocos por assuntos e não por conteúdos específicos. Parabéns pelo artigo! Muito interessante e prático.
02/08/2011 20:15:25


4 patricia santos - ouricurí
adorei acho q vou querer fazer um curso desses
13/07/2011 20:01:55


5 Rafaella Souza - Pindamonhangaba/SP
Algumas ações rotineiras, podem parecer simples, mas quando são descomplicadas, facilita a realização! Parabéns pelo artigo Ton!
14/03/2011 11:44:13


6 Renata Alessandra - Pindamonhangaba
Num primeiro momento Ton, parece complicado responder a esta questão. Mas sua linha de raciocínio, assim como seus exemplos simples mas altamente didáticos, tornam tudo tão claro que nos passa pela cabeça: Porque não pensei nisso antes? Assim é o mundo da matemática e, como você nos mostrou durante o curso, ela pode se tornar simples, se a olharmos com vontade e desprendimento. Parabéns pelo artigo!
04/03/2011 00:30:08


7 Joao Paulo Plentz - Aparecida
Muito interessante, pois acredito que todos os momentos tem as participaõoes dos alunos, e assim, prendendo a atenção deles fazendo que realmente aprendam. Parabens
02/03/2011 23:57:23


8 Rosemar Rose -
Ton,parabens pelo artigo.O exemplo com o exemplo dado fica muito claro como contemplar todos os blocos durante a semana.
02/03/2011 23:04:43


9 Célia Ascenço - Pindamonhangaba
Ton,sua proposta contempla o desenvolvimento de diferentes habilidades, privilegiando a organização do tempo didático de forma produtiva e significativa. Divulgarei entre a equipe e ficaremos à espera de outras sugestões.
02/03/2011 22:56:51


10 ROSANGELAPINDAMONHANGABA - Pindamonhangaba
A educação nos dá o privilégio de sermos criativos, inovadores e a possibilidade de evoluir, basta querermos. Parabéns pelo seu artigo: criativo, inovador e a evolução... depende de mim!
02/03/2011 16:05:08


11 MARIA HELENA - PINDAMONHANGABA
TON,GOSTEI MUITO E VOU APRESENTAR AOS PROFESSORES ESTA SEQUENCIA DE ATIVIDADES NA HTPC.
02/03/2011 09:40:14


12 MÁRCIA - PINDAMONHANGABA
TON, ACHEI A PROPOSTA BASTANTE ADEQUADA E POSSÍVEL DE SER REALIZADA. CONTINUE DIVULGANDO BOAS IDÉIAS.
01/03/2011 14:03:57


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.