Procurando Nemo - 06/02/2004
Amor Incondicional
Você já parou para pensar no incondicional amor devotado pelos pais a seus filhos? Quantas vezes conseguimos agradecer a nossos pais pela proximidade, companheirismo e amizade sincera que tem conosco? Será que nossas crianças têm a exata noção do que significam seus pais para eles? Em nosso trabalho nas escolas, conseguimos traduzir para nossos pequenos o quanto é importante "curtir" os pais? Será que os pais entendem que são muito mais que "patrocinadores" do futuro de seus filhos?
Muitos pais que conheço se preocupam demasiadamente em sustentar os interesses materiais de seus filhos. Só com isso. E é aí que temos um grande problema. Sério demais para ser esquecido ou colocado em segundo plano. Nossas crianças precisam de muito mais que bens materiais (também eles, sem dúvida). Elas necessitam de orientação, presença, amor, limites,...
Temos falhado com as crianças por conta de vários fatores. Muitos pais que conheço mencionam a correria do cotidiano como explicação pelo fato de terem pouco tempo para seus filhos. Outros dizem que querem agradar as crianças com presentes pela ausência provocada pelo trabalho.
Não importa se a quantidade de tempo disponível não é lá das maiores. O importante é a forma como utilizamos esse tempo. Devemos valorizar as oportunidades que temos de estar com nossos filhos. Isso significa, muitas vezes, dar atenção e abdicar de certas coisas que queremos ou gostamos de fazer para estar com os nossos filhos (sei que soa como um grande sacrifício para alguns, entretanto vale ressaltar que o retorno das crianças é tão precioso que compensa qualquer perda).
Estar com os filhos significa participar de suas vidas. Escutar suas queixas. Curtir suas pequenas vitórias. Auxiliar nos compromissos escolares. Partilhar nossas experiências com eles. Fazer com que eles se sintam amigos e cúmplices nessa extraordinária experiência que é a vida.
Não podemos esquecer que um dia eles crescem, se formam, constroem suas próprias vidas, formam suas famílias e passam a viver independentemente de nós. Não podemos perder a chance de aproveitar a presença, a proximidade que temos com eles...
"Procurando Nemo" conta a história de um incondicional amor de pai para filho. É uma grande inspiração para todos. Pais, professores, crianças e todos aqueles que amam alguém. Divirtam-se! Emocionem-se! Desbravem os oceanos atrás de seus filhos...
O Filme
Nemo é apenas um, entre algumas centenas de prováveis filhotes do casal de peixes-palhaço Marlin e Pearl. Uma tragédia evita que esses peixinhos possam nascer. Traça caminhos ainda mais tortuosos para Marlin na medida em que ele também perde sua amada Pearl. De todos os seus sonhos de família resta apenas um ovinho, de onde nasce Nemo.
Filho único, tendo ainda um pequeno defeito de nascença em uma de suas nadadeiras, Nemo passa a ser superprotegido por seu pai. Perdê-lo significaria o fim das esperanças e das motivações que regem a vida de Marlin. Por esse motivo, Marlin reluta em liberá-lo mesmo para as atividades do cotidiano, como ir a escola.
O tempo passa, Nemo cresce e quer conhecer o mundo. Ir a escola faz parte desse aprendizado. Marlin é obrigado a ceder.
Em sua primeira aula, Nemo resolve ir além dos limites estipulados pelo professor e se arrisca em mar aberto, distante dos recifes e corais onde vivia. Seu pai, que acompanhava a expedição escolar à distância, resolve orientá-lo e pede a ele que volte ao local seguro onde se encontrava. Disposto a mostrar sua valentia, Nemo se afasta ainda mais. É então capturado por um mergulhador e levado em um barco, para sua nova casa, um aquário.
Para resgatar seu filho, Marlin parte em uma verdadeira odisséia. Para tanto terá que atravessar um oceano, enfrentar tubarões (como o impagável Bruce), nadar contra e a favor das marés e se defrontar com seus maiores medos... Tudo isso contando com o auxílio solitário de uma companheira engraçadíssima (que tem problemas de memória), a notável Dory.
Uma jornada inesquecível em direção ao verdadeiro amor. Com muitas risadas e aventura. "Procurando Nemo" diverte, emociona e nos ensina grandes lições. Imperdível!
Aos Professores
1- Ao trabalhar com os pequenos, tenha sempre em mente que é importante valorizar a família, os laços que unem pais e filhos. Abra espaço em suas atividades para que as crianças possam falar sobre seus pais, mães e irmãos. Permita que eles façam perguntas sobre família. Oriente quanto à necessidade da amizade, da sinceridade e do carinho. Estimule-os a conversar em casa sobre o que fazem na escola. Peça-lhes que valorizem os pais e irmãos e que chamem os familiares para as atividades na escola.
2- Proponha atividades de colagem e desenho em que as crianças projetem a imagem de suas famílias. Dá para identificar quais são os laços de maior proximidade da criança com a família (por exemplo pelo tamanho dos desenhos ou pela presença ou ausência de determinadas pessoas da família no trabalho). Peça às crianças que falem sobre seus trabalhos e expliquem em linhas gerais por que usaram certas cores, ambientes e formatos para falar sobre a família.
3- "Procurando Nemo" pode estimular as crianças a pesquisar um pouco mais sobre a vida no fundo do mar. Descobrir mais sobre as tartarugas marinhas, os tubarões, os peixes ornamentais (como os peixes-palhaço), as baleias,... Divida a classe em grupos e peça a eles que consigam informações sobre determinadas espécies. Para não reduzir a participação das crianças, estipule que o trabalho seja feito como uma pequena história em que eles são os tubarões, golfinhos, tartarugas,...
4- Se tiver oportunidade, organize uma visita a algum aquário próximo de sua escola. Permita a seus alunos que vejam como são os peixes, de que forma se alimentam, como é seu habitat, como respiram. Caso isso não seja possível, converse com algum especialista (biólogo marinho) para que essa pessoa faça uma visita a escola e responda as perguntas das crianças quanto à vida marinha.
Ficha Técnica
Procurando Nemo
(Finding Nemo)
País/Ano de produção:- EUA, 2003
Duração/Gênero:- 101 min., Animação
Direção de Andrew Stanton
Roteiro de Andrew Stanton
Elenco (vozes):- Albert Brooks, Willem Dafoe, Ellen DeGeneres, Geoffrey Rush,
Alexander Gould, Eric Bana, Erica Beck, Brad Garret
Links
-http://www.adorocinema.com/filmes/procurando-nemo/procurando-nemo.htm
- www.disney.com.br/nocinema/nemo
(site oficial)
-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=5799
1 kaka almeida lima - porto alegre
esse filme e muito bom para crianças :P mais pra quem gosta peixes tbm :D muito bom quem feiz esse filme
07/11/2012 20:40:34
2 EVELYN SILVA - sao paulo
eu adoro proucurando nemo e pra quem nunca asistio a sista agora. Eu adoro espero que voces tao bem adora
07/06/2011 21:11:03
3 Vera Lucia Barboza de Castro - Votorantim
Adorei esse filme, além de incentivar e mostrar o grande amor ao próximo ,a história é maravilhosa, tanto que o meu próximo trabalho em Tangram vai ser Procurando Nemo Beijos a todos do Planeta Educação.
14/05/2011 18:12:06
4 marcia cristina galhardo - Aquidauana m/s
Ufa QUE HISTÓRIA!!!
AMEI MUITO BOM MESMO DE SE TRABALHAR COM AS CRIANÇAS...
13/05/2011 11:34:26
5 sivaneide Alves Lima - Bom Conselho
maravilhoso! nunca vi um filme tão bom e educativo.
E excelente também a proposta de trabalho pedagógico descrito pelo professor João Luís de Almeida Machado.
Já trabalhei em algumas turmas com esse filme. Porém não abordei essa temática tão a fundo, falei dentre outras coisas da desobediência aos pais.
Na próxima oportunidade farei uso dessa abordagem.
Obrigada professor pela orientação.
05/09/2010 23:08:53
6 Claudia Nunes - Rio de Janeiro
Um resumo muito objetivo sobre o filme e suas possibilidade de trabalho. Esta semana meus alunos do ensino médio em todas as turmas vrão o filme. Atividade será um relatório cujas perguntas e discussões já têm em mãos. A partir daí farei um seminário avaliativa para o primeiro bimestre. Este texto é esclarecedor e potencializa outros temas importantes à adolescência. Parabéns!!!!
02/04/2010 12:40:05
7 Maariiaa iisaabeelaa ` - diiamaantee doo nortee pr
essee fiilmee e maaraaviilhooso ! see pudesee assiistiiriia toodoos oos diias `
29/07/2009 18:28:58
8 Janaína Santos - Bertioga
Um filme maravilhoso que nos desperta a atenção pela história, pela imagem, pelo colorido, e etc... É um dos filmes que as crianças na idade entre 3 e 5 anos mais gostam de assistir na escola, nos momentos em que as mesmas tem a oportunidade de levarem seus filmes prediletos para assistirem com seus amiguinhos. O ponto forte do filme é o tema abordado, "A desobediência". E o principal de tudo, são as conseqüências que temos que enfrentar quando vamos contra algo que não devemos fazer, falar, ou simplesmente ao ignorar uma ordem. Enfim, além de ser uma animação (Gênero), é um excelente filme para usar de base na discussão de deveres, obediência, disciplina, que são de grande importância no papel social, seja da criança, do adolescente, do adulto, ou seja, do ser humano.
27/03/2008 11:02:59
9 maria da conceição alencar - olho dagua das cunhas
simplesmente maravilhoso
um abração
13/04/2007 10:57:00
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.