O uso da informática como recurso pedagógico: um estudo de caso - 22/12/2010
Raquel Gianolla Miranda e Juliana Patrezi Camossa
Este artigo trata de analisar o uso do computador como recurso pedagógico na sala de aula por meio de análise de relatórios, atividades e entrevistas com alguns dos envolvidos num projeto de Inclusão Digital, realizado em agosto de 2009 com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas do município de Santa Cruz das Palmeiras- SP.
Pretende-se contribuir para a prática do uso do computador como recurso pedagógico a partir de softwares educativos que desenvolvem no educando a coordenação motora fina, a leitura e o raciocínio lógico.
Num primeiro momento resgatamos conceitos importantes sobre a utilização da informática em sala de aula, baseando-nos nos autores: Valente, Favoreto, e em documentos do Ministério da Educação e Cultura- MEC.
Utilizando a metodologia do estudo de caso, buscamos analisar os relatórios de aula e atividades dos alunos para resgatar pontos que reforçam as concepções dos autores citados e momentos em que as atividades fogem de tais concepções.
Por meio das entrevistas com alguns dos envolvidos no processo buscamos avaliar se as atividades deste projeto contribuíram para mudar a concepção do uso da informática na sala de aula.
Concluímos que a utilização do laboratório de informática como sala de aula, onde as atividades desenvolvidas são planejadas de forma a considerar os aspectos de aprendizagem, tanto do computador, quanto de outras áreas do conhecimento, esta significação reflete positivamente no aluno.
Concluímos
também que seria importante que os docentes das escolas
tivessem a oportunidade de discutir e vivenciar, mais profundamente,
formas de utilização do computador como recurso
pedagógico.
Clique no link abaixo e
continue a leitura!
(Clique
aqui para ler o artigo completo em pdf)
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.