Aprendizagem X Competição - 10/12/2010
Marcelo José Santos
A maneira correta de se ensinar matemática é uma busca incessante de todos nós, professores desta matéria. Estudando maneiras e pedagogias diferentes, encontramos na forma lúdica um dos maiores resultados de aprendizagem possível, através de jogos os alunos aprendem;desenvolvem o autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação, criatividade e principalmente seu raciocínio lógico o que muito será útil no seu futuro seja como educando ou como futuro jovem inserido no mercado de trabalho.
...“Jogos estratégicos trabalham as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Jogos de treinamento são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles quase sempre o fator sorte exerce um fator preponderante, e o resultado muitas vezes é irrelevante. Jogos geométricos têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. Os jogos na matemática são um recurso pedagógico, eficaz, para a construção do conhecimento matemático” (ALBERT, Leon...)
Embora esta prática seja de fundamental importância, nós educadores devemos tomar um cuidado especial em termos em cada atividade aplicada um objetivo, uma meta a ser alcançada pelo aluno, e não fugir deste foco, levando a sua aula (atividade) até o fim. ...com um início, onde o jogo é apresentado com bastante ênfase nas regras, e motivação pelo professor, um meio onde o aluno sabendo o que requer dele para a participação no jogo busca desenvolver a sua aprendizagem e principalmente um final buscando constatar o que foi aprendido, e ajudar no diálogo entre os alunos para que fique claro a eles o que lhes foi oferecido.
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais ‘...além de ser um objeto sócio cultural em que a matemática esta presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um “fazer sem a obrigação externa e imposta” embora demande exigências, normas e controle. (PCN, 1997, 31-32)
Outro cuidado que deve ser tomado pelos educadores é de não se dar tanta importância para quem será o vencedor do jogo e sim para a competição em si, visando a aprendizagem.Porém em salas superlotadas com alunos mal acostumados com esta prática, o foco (dos alunos) passa a ser a competição onde a vitoria é de suma importância, passando várias vezes a mudar inclusive a própria regra para se obter êxito. Daí a importância do professor de carteira em carteira fazendo um trabalho participativo, a preparação de sua aula, e principalmente evitando distribuir a atividade e deixar que o aluno jogue sozinho sem a presença de olhar do educador, deve ser prática de todo educador que se dispõe a trabalhar desta maneira.
Que o lúdico ajuda na parte cognitiva de cada aluno é indiscutível. Mas a presença de educadores preparados, e acima de tudo que acreditam no que estão fazendo faz parte principal desta prática pedagógica, onde os vencedores não são apenas nossos alunos, mas toda a sociedade que terá futuros jovens capazes de selecionar, organizar e produzir informações para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
Marcelo José Santos é Mediador do Programa de Matemática Descomplicada da Planeta Educação em Guaratinguetá.
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