Estímulos à Criatividade - 29/10/2010
Despertar do prazer de escrever
Muitos professores acreditam que podem usar o período de férias de seus alunos, de modo que sempre solicitam a confecção de uma redação sobre este período.
Esta estratégia pode ser muito válida, acredito, se o professor, antes de solicitá-la, desenvolver alguns momentos de reflexão, de modo a abordar questões realativas a este período, tais como os programas televisivos que assistiram, os momentos dentro de casa, o acordar mais tarde ou até mesmo o cochilo no período da tarde, as brincadeiras nas ruas, as horas a mais que passaram em frente ao computador ou o videogame e assim por diante.
Estes momentos de reflexões são muito válidos não apenas após o período de férias, mas em todos os momentos que se desejar a elaboração de um texto, seja em quaisquer estruturas, vamos assim dizer.
A criatividade para escrever não começa pelas mãos de nossos alunos, mas pelos olhos, mentes e corações que desenvolvem sensibilidade para notar o mundo que os rodeiam e fazer de cada realidade uma obra escrita a ser apreciada por outras pessoas.
As reflexões que antecedem a produção de um texto escrito é essencial porque até mesmo o aluno que não se sentiu à vontade por algum motivo durante sua estadia por mais tempo livre em sua casa não se sentirá excluído do momento de escrever, este momento tão importante em nossas vidas.
É
preciso considerar que, hoje em dia, as férias escolares, as
quais deveriam ser oportunidade para vermos pais e filhos mais juntos,
são tidas por muitas famílias como um
ônus quase insuportável, pois pensam que enquanto
há aulas, as crianças estão ocupadas e
cuidadas e, quando vêm as férias escolares, elas
ficam mais tempo em casa e, como não há muito o
fazer, fazem a maior bagunça em casa e na rua, isto,
evidentemente, de acordo com o ponto de vista de muitos pais.
O contrário disso, ou seja, pais presentes, momentos
agradáveis e afins precisam ser entendidos por nossos alunos
como coisas que não podem ficar sem registros e, por isso,
é sempre muito mágico pedirmos para nossos alunos
desenharem alguns momentos mais cotidianos em companhia de seus pais ou
avós e, depois de refletirmos sobre as formas que deu a este
momento por meio do desenho, falar a eles que este momento merece um
bom texto para consagrá-lo ainda mais em nossos
corações.
Pedir para nossos alunos entregar estas produções aos seus pais ou avós também é algo maravilhoso para contribuirmos com eles com a arte de escrever e com a arte de captar os momentos mais comuns de nosso dia a dia e transformá-los em obras criadas em sala de aula.
Estimular nossa sala de aula a fazer a leitura do ambiente em que cada um vive permite o armazenmentos de conteúdos importantes para a sala de aula e, também, para o mundo, para a vida de cada aluno e, certamente, para a vida de cada professor também.
A verdade é que ainda que nossos alunos estejam na fase de aprender a ler e a escrever eles já sabem captar todas as características dos ambientes que estão, das impressões que têm sobre as situações que estejam submetidos e afins, o professor só precisará dar estímulos a tudo isso, pois conteúdos certamente eles já têm.
Estratégias assim é apenas uma das possibilidades de darmos conteúdos reais para nossos alunos, conteúdos que estejam de acordo com a realidade de cad aum deles.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.