Carros - 14/07/2010
Animação em computação gráfica
Abordar filmes animados de computação gráfica em sala de aula é muito importante porque os alunos, principalmente crianças, sentem-se livres para dar asas à criatividade, uma vez que tais produções permitem que a resistência dos alunos em relação às aulas diminua.
Contudo, filmes assim, tais como Carros podem ser abordados em salas com alunos já adolescentes e jovens, pois a temática envolve assuntos que podem, perfeitamente, ser objetos de reflexões, isto certamente fará com que os relacionamentos entre professores e alunos melhorem.
Isto ocorre porque quando um professor consegue mostrar aos seus alunos que ele entende os seus problemas e conflitos, a tendência é que o ambiente da sala de aula experimente constantes mudanças benéficas dia a dia.
Para se ter ideia do número de assuntos que podem servir de reflexão e desenvolvimento de trabalhos de diversas ordens em sala de aula, Carros, logo em seu início, começa com uma grande plateia animada reunida para assistir à corrida de carros que ali irá acontecer. Acredito que seja exatamente isso que nossos alunos mais desejem, ou seja, a atenção de uma grande “plateia” em vários momentos da vida deles.
Ainda na fase inicial do filme, uma outra lição salta-se aos nossos olhos, pois um dos carros, a saber, o estreante Relâmpago McQueen, não quis parar para trocar os pneus e, como consequência, os pneus estouraram, o que, na ficção, não o impediu de vencer. Aqui, neste ponto, o professor pode fazer uma pausa na exibição do filme e refletir com seus alunos se isto também acontece na vida real, pois se nós não “pararmos” um pouco, muitas consequências ruins poderemos nos submeter.
Em todo o decorrer do filme, o professor conseguirá extrair mensagens muito importantes para refletir com seus alunos e, até mesmo, propor trabalhos direcionados de acordo com alguma atividade que está sendo desenvolvida em sala de aula.
O professor tem a oportunidade de fazer ligações com os temas transversais, falar sobre quantas vezes nós fazer pré-julgamentos a respeito de algo, o respeito à diferença, a busca desenfreada para a obtenção de algo, a importância de se buscar compreender os pontos de vistas de outras pessoas e tantas outras oportunidades de reflexões e trabalhos...
Num dado momento do filme, Relâmpago acaba se perdendo e se vê diante de uma pacata cidade, na qual seria impossível conquistar a tão sonhada Taça Piston. É neste momento que ele finalmente dá uma parada em sua perseguição desenfreada pela conquista da taça e começa a entender que é preciso aprender a conviver com as características de outros lugares e pessoas.
No decorrer de todo o filme, o professor se vê diante de inúmeras possibilidades de abordagens desta magnífica produção feita ainda no ano de 2006, mas com temas que ainda rendem bons momentos para revermos e repensarmos muitas questões que, de alguma forma, passam despercebidas por nós diariamente.
Assim como Relâmpago, alunos e professores vão construindo e/ou reconstruindo, do começo ao final do filme, muitos conceitos que antes pareciam já definidos para nós. Certamente, Carros nos coloca diante de novas descobertas que não podem ser desconsideradas nas nossas práticas do dia a dia.
Ficha TécnicaGênero:
Desenho Animado
Tempo:
121 min.
Classificação:
Livre
Lançamento: 2006
Lançamento DVD:
Out. de 2006
Distribuidora: Buena
Vista
1 Barbara dos santos silva - sao sebastiao
oiiiii eu gostei e o meu primo tambem
24/07/2012 18:18:56
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.