A Semana - Opiniões
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Avaliação Diagnóstica - 10/05/2010
Identificar problemas e planejar soluções

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Um dos conceitos de avaliação é análise, ou seja, avaliar é lançar mão de uma totalidade de coisas, dividindo-a em partes para permitir que cada uma das partes seja devidamente e rigorosamente examinada. 


Ao se aplicar avaliações no decorrer do ano letivo, o professor precisa ter claro dentro de si o que é realmente o ato de avaliar, pois muito mais do que dar uma prova, a avaliação é uma excelente ferramenta para identificar quais ações em sala de aula podem ou não ter continuidade. 

Além disso, a avaliação não pode ser apenas tratada como algo destinado aos alunos, mas sim, ao aplicar uma avaliação, o professor também tem a oportunidade de rever conceitos e valores sobre sua prática, enquanto um profissional comprometido realmente com o bom desenvolvimento de seus alunos.

É importante também compreendermos que a avaliação não pode ser entendida apenas como a aplicação de provas no final de alguns conteúdos trabalhados.

Ela precisa ser desenvolvida em todo o momento da aula no decorrer do ano letivo, pois desta forma sempre será possível a tomada de decisões no bom direcionamento de esforços que visam o desenvolvimento acadêmico do aluno, assim como o desenvolvimento profissional do professor.

Desta maneira, é interessante sempre refletirmos que avaliação precisa ser no começo, no meio e no fim. Em todas estas fases, as avaliações são diagnósticas, ou seja, servem para diagnosticar o grau de conhecimento de seus alunos, assim como se estão ou não apresentando alguma dificuldade na execução de alguma tarefa ou daquilo que se espera deles e, não menos importante, buscar o porquê de tais dificuldades e suas origens.

No começo, a avaliação serve para diagnosticar o nível de habilidade que um aluno já tem e, a partir de então, traçar planos para melhor aproveitar o conhecimento prévio e fazê-los frutificar, de modo que o aluno siga sem deficiências e impedimentos os seus estudos. Convém lembrar que não são raras as vezes que dificuldades de alunos na sala e aula têm origens no seu convívio social e, também, no âmbito familiar.

As avaliações realizadas em meio às ações do ano letivo, ou seja, as avaliações no decorrer do ano são excelentes ferramentas para o professor saber se aquilo que planejou e que está executando está ou não obtendo boas respostas e se está ou não caminhando para atingir os objetivos traçados no começo. 

As avaliações realizadas no decorrer das práticas em sala de aula fazem o professor, muitas vezes, pensar num “plano b”, pois não são poucas as vezes que o aluno obtém melhores ou piores resultados que se esperava dele. 

Isto é comum acontecer porque todos os alunos estão sujeitos às mudanças, sendo que há casos de alunos que tinham estímulos positivos em casa, como auxílio de um ente querido, ao verem-se sem tal estímulo, sente-se dispersos e desmotivados e, como já sabemos, tais fatores influenciam muito nos rendimentos do aluno em sala de aula.

As avaliações no final do ano são a prova não apenas dos bons resultados dos alunos, mas também de seus professores e equipe pedagógica. Contudo, como estamos frisando nestas linhas, a avaliação final só terá bons resultados se o professor for sensível à necessidade de sempre diagnosticar os impactos de suas ações em seus alunos.

Desta maneira, convém reafirmar que toda avaliação é diagnóstica, sendo as ações a que dela surgirem são fundamentais para o objetivo que todo professor comprometido com sua profissão deseja atingir, ou seja, o real crescimento acadêmico de seus alunos. 

Como percebemos, não é só o aspecto acadêmico que é identificado nos diagnósticos do professor, há também como se identificar problemas ou soluções de problemas na vida pessoal e familiar do aluno ou até mesmo se ele está ou não tendo algum problema com seus colegas em sala de aula.

Não dá para imaginarmos que os motivos de o aluno não conseguirem aprender os conteúdos abordados pelo professor estão apenas relacionados a aspectos dentro do ambiente escolar. Muitos dos insucessos dos alunos podem ter origens dentro da própria família e/ou estão relacionados ao mau convívio social entre estudantes da própria escola.

Desta forma, a avaliação diagnóstica em qualquer etapa visa o aperfeiçoamento dos alunos, professores e equipe pedagógica e pode, certamente, ter impactos muito positivos na vida acadêmica, familiar e social de cada um de nossos alunos e nós, professores, ao auxiliar na resolução de quaisquer conflitos destas ordens, teremos um aluno muito mais aberto para receber e construir seu conhecimento.

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3 COMENTÁRIOS

1 Adecilha - Imperatriz MA
Muito bem elaborado o conceito de avaliação diagnóstica ,o tema foi tratado de maneira clara e numa linguagem simples ,ótimo material para ser apreciado por muitos educadores.
05/02/2013 23:33:26


2 Maria Helena - Guarulhos SP
A avaliação diagnóstica foi tratada de forma simples e clara, um bom material para ser trabalhado em HTPC. Parabéns.
05/02/2012 21:35:20


3 Lucimar Marques - Araguari MG
Adorei seu conceitom de avaliaçao, se todo professor pensar desta maneira teremos ensino de qualidade.
01/12/2011 20:50:11


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