Universo Escolar
Aline Tosini Coordenadora e Consultora em Língua Inglesa do Planeta Educação; pós-graduanda em Administração de Empresas pela FGV e graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba.

Por que a escola brasileira precisa da Aprendizagem Sistêmica? - 07/04/2010
Aline Tosini

'

O sistema educacional brasileiro e mundial passa por quatro crises distintas que, a cada dia, tornam-se mais intensas. 

Tais crises se devem ao fato do próprio cenário mundial no qual nos encontramos nos dias atuais: globalização, crescente urbanização, migrações, diferenças culturais – mais, e, principalmente, num país como o Brasil, onde a maior parte de sua população é formada por grupos miscigenados -, além das novas tecnologias de informação.

Porém, de que forma estes fatores afetam a educação no Brasil e no mundo? Como o próprio cenário mundial interfere de maneira muitas vezes negativa no cenário educacional?

De acordo com o Relatório da Pesquisa sobre o Sucesso e Fracasso Escolar no Ensino Fundamental desenvolvido pela UNESCO/Brasil, com apoio do Ministério da Educação e Cultura e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é possível observar que, há pelo menos 60 anos, pouco tem sido feito para mudar o quadro de altas taxas de reprovação e evasão escolar.

Logo, se tal perspectiva se mantém por tanto tempo, precisamos contextualizá-la historicamente a fim de abolirmos a ideia de que estas problemáticas são naturais e, assim, não devem ser questionadas. Muito além do processo pedagógico, o fracasso escolar está em raízes econômicas e políticas constituídas ao longo da história de cada aluno, e suas razões precisam ser explícitas.

As Quatro Crises

Fracasso Escolar
O desempenho dos alunos brasileiros está decrescente comparado ao de outros países.

Racismo
A descriminação cria uma barreira impedindo a harmonia e a justiça.

Desigualdade Social
Desequilíbrio do desenvolvimento acadêmico entre alunos de diferentes raças e classes socioeconômicas.

Habilidades Sociais
Os alunos estão carentes das virtudes essenciais do caráter e de habilidades socioemocionais.

As mudanças da sociedade moderna e a transformação da família, juntas configuram o aluno com um perfil que se difere de gerações passadas. Este perfil, por sua vez, é pautado pela realidade das quatro crises apresentadas acima.

Envolver e motivar o aluno do século 21 - dinâmico e carente de habilidades sociais devido às transformações da sociedade atual e do perfil da família moderna - envolve não somente a atualização da prática pedagógica e a formação do professor, mas também a escolha assertiva da metodologia a ser aplicada na sala de aula.

A metodologia de ensino da Aprendizagem Sistêmica foi desenvolvida sob evidências científicas de que dois tipos de habilidades têm enorme influência sobre o sucesso pessoal e profissional de uma pessoa. O primeiro grupo de habilidades refere-se às capacidades cognitivas, aquelas relacionadas ao QI. 

Igualmente relevante, o segundo grupo apresenta habilidades emocionais, relacionadas à motivação e ao convívio social. Embora, por muitos, o segundo grupo seja considerado menos importante, no programa da Aprendizagem Sistêmica ele é visto de forma tão relevante quanto o primeiro.

Há mais de trinta anos, a Aprendizagem Sistêmica vem transformando a educação e a vida de muitos alunos ao redor do mundo. Suas experiências de sucesso comprovam que o desenvolvimento pleno dos alunos atinge pontualmente o desempenho escolar (Veja abaixo o resultado da aprendizagem dos alunos na escola Catalina Ventura – Arizona/EUA). 

Atualmente, o programa compreende países de diversos continentes, como: Índia, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, México, China, Austrália etc.

Imagem de três gráficos mostrando o domínio da leitura e escrita e matemática

Catalina Ventura é uma escola de ensino fundamental com mais de 1300 alunos. Catalina Ventura fica localizada em Phoenix, Arizona e é parte do distrito de escolas de ensino fundamental Alhambra. Catalina é uma escola de interior com uma alta taxa de pobreza. Durante os últimos anos, os professores da escola foram treinados extensivamente para o uso das estruturas da Aprendizagem Sistêmica na sala de aula. As notas dos alunos nos testes do governo aumentaram durante o uso das estruturas da Aprendizagem Sistêmica.

Diante dessa constatação, o programa Aprendizagem Sistêmica nasce no Brasil propondo uma educação de qualidade, com o objetivo de desenvolver nos alunos não apenas habilidades cognitivas, mas também propondo o desenvolvimento social e emocional através da cooperação.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










5 COMENTÁRIOS

1 Josivaldo - Jaboatão dos guararapes
Quero saber quem oferece um curso de especialização ou extensão em aprendizagem sistêmica.
08/08/2013 21:05:37


2 RUBIAM ZAMFORLIM - CAÇAPAVA
EU SOU DO PROGRAMA DE CAÇAPAVA E GOSTARIA MUITO DE RECEBER MATERIAL PARA APRENDER A TRABALHAR MELHOR COM A APRENDIZAGEM SISTÊMICA, VOCÊS PODERIAM ME MANDAR??
25/07/2013 22:20:31


3 Beatriz - Bh
Onde consigo a metologia da aprendizagem sistêmica?
23/10/2012 23:39:44


4 Anapolino Fernandes Leão - Goianésia go
A aprendizagem sistemica é um metodo inovador de mediar o conhecimento descente.
30/09/2012 22:38:32


5 Anapolino Fernandes Leão - Goianésiago
Trabalho com aprendizagem sistemica, e aprovo e acho totalmente viavel, na educação. Agradecido
03/09/2012 23:51:50


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.