De Olho na História
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

De Herbívoros a Carnívoros - 01/01/2004
A Alimentação nos Primórdios da Pré-História

'

Cena-de-Uma-Odisseia-no-espaco
A imagem acima faz parte da seqüência inicial do filme "2001, Uma
Odisséia no Espaço", do cineasta Stanley Kubrick.

As imagens iniciais do filme "2001, Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick nos colocam diante de animais com os quais dificilmente nos identificaríamos. Se parecem muito mais com os gorilas atuais do que com os seres humanos. Provavelmente a intenção do cineasta fosse causar um certo desgosto, um desconforto e uma sensação de estranheza nos espectadores. Em determinados casos inclusive, gerar uma dúvida tão grande que levasse um grande número de pessoas a ignorar o fato de que aqueles animais pudessem ser verdadeiramente identificados como parentes do Homo Sapiens.

O que podemos observar, a princípio, é que esses hominídeos caminhavam apoiando-se sobre os quatro membros (braços e pernas), tinham o corpo coberto por uma pelugem considerável, possuíam um maxilar protuberante, tinham braços alongados e, aparentemente, eram herbívoros (se alimentavam de vegetais).

Se nos detivermos mais atentamente às imagens apresentadas e aos hábitos auferidos entre os hominídeos que desfilam pela tela, perceberemos que, pelo fato de se locomoverem apoiados nos membros dianteiros e traseiros, passavam a ter uma visão de mundo reduzida e limitada, concentrando sua atenção aos caminhos por onde circulavam e, especificamente, ao solo e ao que estava no chão ou próximo a ele.

A dieta de base herbívora passa então a ser entendida como uma repercussão das limitações impostas pela locomoção desses hominídeos; junte-se a isso o fato desses seres viverem num período onde os outros animais eram consideravelmente mais fortes e robustos que eles e, passamos a compreender a predileção de nossos antepassados, nos primórdios de sua existência pela alimentação herbívora.

Imagem-do-quadro-da-evolucao-humana
O quadro da evolução humana apresentado acima faz parte do acervo do
Smithsonian Museum of Natural History.

Há registros escritos por estudiosos (antropólogos, paleontólogos) que adicionam animais rasteiros (pequenos roedores), insetos e moluscos a dieta humana nessa fase inicial de nossa existência. Vale ressaltar, que não se tratavam, esses alimentos (roedores, insetos, moluscos), de recursos consumidos com regularidade, diferentemente das diversas espécies de raízes, folhas, gramíneas, frutas e leguminosas coletadas regularmente.

Há, no entanto, um momento específico do filme, onde surge um totem (na forma de uma pedra escura, totalmente lisa, projetando-se do solo em direção ao céu), metaforicamente utilizado para representar a transição dos hominídeos de seu estado animalesco para uma situação na qual podemos distinguir o uso de ferramentas (ossos, paus, pedras).

A modificação mais expressiva é a alteração na locomoção dos hominídeos, que deixam de ser quadrúpedes e se tornam bípedes, passando a andar apoiados apenas nas pernas. Essa alteração libera as mãos permitindo que elas possam manusear os elementos disponibilizados pela natureza com maior regularidade, apropriando-se de noções a respeito do mesmo (peso, tamanho, resistência), verificando utilizações possíveis, adaptando a suas necessidades e constituindo, dessa maneira, suas primeiras ferramentas.

A alteração na locomoção promove, também, uma alteração sensível quanto ao alcance da visão desses hominídeos. Os horizontes da humanidade se expandem consideravelmente. Os olhos dos homens, antes voltados para o restrito espaço do solo que os circundavam, desloca-se para áreas amplas, abertas, por onde trafegam outros seres, semelhantes ou diferenciados em relação a ele. Sua compreensão de mundo se amplia, lenta e gradualmente, em passos constantes e seguros.

Imagem-de-pessoas-se-alimentando
O processo evolutivo promoveu alterações significativas
no cotidiano dos hominídeos. Um exemplo típico refere-se
as alterações dos hábitos alimentares, com a superação de uma
dieta de base herbívora para uma outra, de base carnívora.

Essas alterações implicam novidades no cotidiano e nas relações entre os hominídeos e o mundo que os cerca. Os ciclos de fome não desaparecem por completo, o que obriga os homens pré-históricos a continuar procurando alimentos em todos os espaços pelos quais circula, inclusive no chão. Não há o abandono do rastreamento no solo, por raízes, animais rasteiros, insetos ou folhas e frutos. O que ocorre é um remanejamento de funções, sendo que o trabalho de coleta passa a ser atribuição das mulheres, cabendo aos homens a caça e a pesca.

É fundamental que possamos perceber que esses acontecimentos se desenvolveram ao longo de milhares de anos e que, cada nova alteração nos hábitos dos homens pré-históricos se consolidam apenas depois da repetição dessas práticas ao longo de algumas gerações. Igualmente importante torna-se a percepção de que os acontecimentos, conjuntamente, forjaram o surgimento de comunidades cada vez mais organizadas e desenvolvidas.

A carne, por exemplo, a princípio era consumida crua. Era natural que, com o passar do tempo, tendo o homem descoberto as alterações promovidas pelo fogo nas carnes (ficavam mais macias, apresentavam um sabor mais agradável, tornavam-se mais fáceis de serem rasgadas pela dentição durante a mastigação) e, tendo se apropriado das técnicas que permitiam a produção do fogo, se regularizassem ações de cozimento.

Mas os homens pré-históricos descobriram as propriedades do fogo sobre os alimentos (mais especificamente as carnes), antes de propriamente dominarem o fogo?

Sim, de acordo com pesquisas divulgadas nos mais recentes trabalhos de História da Alimentação, os hominídeos daquele período teriam descoberto essas reações promovidas pelo fogo em relação aos alimentos ao encontrarem carcaças de animais mortos durante incêndios nas florestas e terem se alimentado desses restos. Outra explicação relacionada ao fato apresenta os alimentos sendo cozidos em regiões que apresentavam águas quentes (fontes termais ou gêiseres).

Outras incorporações importantes que acompanharam a transição de uma alimentação herbívora para uma carnívora referem-se a revolução agrícola (que acabou com o nomadismo), a domesticação de animais, a produção e utilização de utensílios cerâmicos, de pedras lapidáveis ou mesmo de madeira para realizar o cozimento, o surgimento dos fornos para a produção de pães e assados e o surgimento de vilas, aldeias e cidades. Estávamos cruzando os limites entre a Pré-História e a História...

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










37 COMENTÁRIOS

1 claudialuziavitoriacandido - rio de janeiro
eu nao consigo achar a minha resposta da inha perguta
03/07/2012 20:28:07


2 adriana - santo andré
gostei muito
20/02/2012 17:23:23


3 jaqueline - são paulo
sei com mentario
24/05/2010 20:52:22


4 brenda - jundiai
nao achei nenhuma foto
24/05/2010 19:26:21


5 alan - são paulo
eu ja gostava da prehistoria dapos desse texto passei a amar
28/04/2010 13:59:31


6 Risoneide de jesus sntana - araci
Esse artigo foi de muita relevância para mim, logo leciono historia no fundamentel 2 e sses artigos só vem imcrementar ainda mais a minha aula
13/04/2010 11:33:06


7 deraldo bastos palmeira - salvador
vcs estão de parabens o nosso pais precisa de gente como vcs. deveria ter mas gente com estar paião. ogrigado.susesso...........
08/08/2009 08:27:57


8 joselene de jesus reis - brejões bahia
a idéia do filme passa a evolluçaõ de nossos antepassados . muito bom
27/05/2009 20:04:00


9 jose itamarque lima da silva - barueri
gostei d + ensina bastante é muito curioso obrigado
18/03/2009 13:02:46


10 pollyanna - catanduva
ótimooo adoreeei muuito obrigado .. :D
08/03/2009 15:33:19


11 Dayane Thalita da silva cevada - Francisco Morato
Apesar do texto num ter a resposta que eu queria eu achei muito interresante,mais queria saber o mais rapido possivel como podemos entender a convivência entre seres Humanos e animais préHistóricos apresentados em desenhos e filmes?
04/03/2009 16:01:30


12 Pâmella - são paulo
Bom eu gostei muito desse texto,apesar dele ser interessante não era o que eu relmente precisava,eu preciso saber como pode ser entendida a convivencia entre seres humanos e animais préhistóricos apresentada em desenhos animados e filmes, espero encontrar a minha resposta o mais rapido possivel!!!.......
25/02/2009 13:17:23


13 paulo - rio de janeiro
gostei da pre historia
27/08/2008 09:19:19


14 Aline - sao paulo
eu queria saber dos hominideos qual a especie que descobriu a coleta??
11/07/2008 21:15:30


15 Hemerson Castro Raposo - manaus
otimo! parabens !!!! fala tudo.
24/05/2008 01:09:30


16 Vlademir Assis - Recife
Bem, o texto apresenta uma "teoria" (tese), que tenta induzir o leitor a acreditar que o homem (hominídeo), por conta da mudança de postura e locomoção, de quadrúpede para bípede (o falado homus erectus), passou de herbívoro para carnívoro, no entanto acredito que deveríamos avaliar com mais calma e analisar outros pontos, temos outros animais que ainda hoje são quadrúpedes e, no entanto sempre foram conhecidos como carnívoros, como por exemplo, os felinos (Leões, panteras etc.) Na verdade no Mesolítico o homem dominou o fogo e começou a ter novas experiências, muitas delas acidentais como nos incêndios e gêiseres narrados pelo autor, de toda sorte invoco a antítese de que a estrutura biológico-fisiológica do ser humano tem muito mais proximidade com a dos animais herbívoros, temos a dentição, semelhante à da vaca, por exemplo, e as fibras dos nossos estômagos e aparelho gástricos totalmente diversos das dos carnívoros. Concluindo entendemos que as mudanças climáticas, a fixação à terra com a descoberta da agricultura e domesticação de animais, combinados com outros processos levara o homem a uma flexibilização, e hoje na verdade somo "onívoros" (comemos de tudo), mas nossa essência e natureza são herbívoras.
19/02/2008 22:39:53


17 Vera Barbosa - Taubate
Foi apresentado o filme em sala, é a evolução do ser humano junto vem as mudanças, podemos destacar a transição de quadrupede para bipede comendo apenas vegetais que existia a seu redor a busca por alimentos como carne de animais diferentes. Quando passa a ser herbivoro e carnivoro não precisa da migração a procura de alimentos a estabilidade em lugares . cultivar alimentos passa ser função das femeas e os machos saem para caçar e pescar . Com a descoberta do fogo os alimentos passa a ser ingeridos com textura macia, a agricultura e a domesticação dos animais o homem de certa forma toma posse da terra tornando seu próprio habitar.
17/08/2007 16:48:22


18 Alexandre Alvim Voto - Pindamonhangaba
Este texto mostra a evolução do ser humano no andar dos anos.. em questão alimentação, sendo carnívoros comendo todo tipo de carne e herbívaros comendo apenas vegetais.. e com o passar dos anos sentindo a necessidade de mudar o estilo de alimentação do ser humano.
13/08/2007 13:33:51


19 César Augusto - Campos do jordão
foi legal observar nesse filme a parte da evolução onde o homenídio aprende a se defender e com a defesa ele descobre que ele pode mudar sua postura e ter um novo olhar para o horizonte e com essa defeza ele descobre uma nova arma para se alimentar e com isso ele muda seu abito alimentar e passa a ser carnívoro.
13/08/2007 13:31:15


20 Moacir Sobral - Campos do Jordão
Tendo em Vista , que os hominídeos da quele tempo tinham sua parte vertebral cóncava, favorecendo assim a sua alimentação por plantas conciderados herívoros , mais depois da descoberta da pedra lascada ou sua arma que ( osso ) usado como proteção e para caça , sendo que e antes disto tinham encontrado uma um cadaver de animal chamado carne sendo muito apreciada por todos assim começou a sua caça aos que eram seus amigos que viviam em sua volta , virou caça . Dai foram descobrindo pelo acaso que a carne assada era mais saborasa e macia comesando assim a culinaria na humanidade que estamos com ela até hoje sendo voltada no hoje como gastronomia .
13/08/2007 13:27:29


21 Sérgio - Lorena - SP
Todo o texto gira em torno da história e evolução tanto do homem, que primordialmente como hominídeos caminhava apoiando-se sobre os quatro membros (braços e pernas), quanto de sua alimentação, a necessidade de transformação de todo tipo vegetação rasteira a base herbívora (raízes, folhas, gramíneas, frutas) em alimento. Com o passar do tempo há uma verdadeira mudança de hábitos e costumes dos hominídeos, tendo como uma das principais características a mudança de locomoção passando a caminhar somente sobre as duas perna. Soma-se a esse processo de transformação a descoberta e mudança do tipo de alimentação passando a serem também carnívoros. Assim, podemos compreender como se deu toda a história e evolução da raça humana e de sua alimentação.
13/08/2007 13:12:14


22 Marcella Sulis - guara
conclui que a alimentaçao e o homem evoluiram simultaneamente, uma coisa puxou a outra, o homen para sobreviver foi obrigado a inventar e se adaptar a novas tecnicas de alimentaçao, na caça, cultivo, e foi modificando a cada dia seu paladar e costumes alimentares ate os dias de hoje.
13/08/2007 13:10:01


23 Flávia Mendes 1º período de gastronomia - Congonhas MG
O texto mostrou em linhas gerais como ocorreu a evolução nos modos social e alimentício do homem nos primórdios da pré-história. No início a alimentação do hominídio era basicamente herbívora devido a sua locomoção quadrúpede, o que reduzia seu campo de visão, a partir do momento que ele passou a se locomover na posição bípede ocorreu a liberação das mãos o que permitiu uma diversificação no manuseio de ferramentas e armas; houve também um aumento no campo de visão favorecendo uma melhor percepção do ambiente. A descoberta do fogo promoveu uma revolução nos hábitos alimentares, pois percebeu-se que era mais fácil alimentar-se de carne assada ao invés de carne crua. Ocorreu também uma transformação nos hábitos sociais, ele deixou de ser nômade, passou a cultivar a terra e domesticar os animais, formou aldeias. Todos este acontecimentos ocorreram lentamente através de milhares de anos.
13/08/2007 12:16:58


24 Anândida de Souza Jeremias - Campos Jordão
A idéia do filme passa a evolução de nossos antepassados por mais que não acreditamos no que fomos e hoje das coisas mais simples que descobrimos conseguimos chegar à tecnologia há que vivemos. E com todas as etapas para que evoluímos cometemos erros ainda temos de apreender com um futuro bem curto.
13/08/2007 11:43:14


25 Thais Mariane (1° período de Gastronomia) - Tremembé
O texto mostra a evolução social e alimentícia do ser humano que inicialmente era quadrúpede e tinha os olhos voltados para o solo se alimentando somente do que encontrava em seu caminho,geralmente vegetais.Com o passar do tempo o Homem começa a perceber que pode utilizar ossos como instrumentos de caça e então deixa de ser quadrúpede,se torna bípede,seus braços passam a ser mais curtos e agora são livres para que possa utilizar os instrumentos de caça.Dessa forma o Homem deixa de ser presa e passa a ser o predador.Mais tarde aprende também agricultura e deixa de ser nômade!Toda essa evolução nos trazem aos dias de hoje onde escolhemos nosso alimento,dominamos o fogo e temos muitos instrumentos para utilizar na área da alimentação.
13/08/2007 10:43:55


26 Mateus (1º Período Gastronomia) - Caçapava
O filme representou um inicio da história do homem, em sua maneira de convivência socia e de alimentação! No princípio da história do homem, ele se locomovia com ajuda dos membros dianteiros, e com o foco de visão ao solo e a proximidades em áreas bem curtas, onde ele obtinha o alimento que era basicamente de plantas e restos de animais mortos. O aparecimento do "totem" no filme mostra que foi em algum momento da sua história, o homem iluminou e aflorou a mente para o uso de instrumentos como o osso e auxiliares! Isso fez com que ele deixasse de ser quadrúpedes e passa-se a se locomover pelas pernas, deixando os braços livres para o uso dos instrumentos. Isso fez os braços ficarem menores, e seu campo de visão fosse no horizonte, tendo uma ampla área de cobertura! Com isso ele passou a se alimentar da caça de animais, feita pelos homens, e de coleta de plantas e frutas, pelas mulheres, e passaram a vida de nômades. O filme retrata bem que a evolução do homem, foi em grande importância a busca de alimentos e facilidades para se obte-lo. E como isso ainda é exatamente de mesmo valor nos tempos atuais, a busca pela fonte de vida da espécie, afinal não existe vida sem alimento, aguá e ar!
13/08/2007 00:09:37


27 Rafaela (1° período de gastronomia) - Campos do Jordão
O texto aponta as fases da evolução. Podemos analisar que no início os hominídeos tinham o corpo coberto por pêlos, eram herbívoros, e andavam sobre quatro membros desse modo tendo uma visão pequena do mundo, ou seja, só enxergando o que estava ao seu alcance. Os hominídeos passam por várias mudanças, deixam de ser quadrúdepes e passam a ser bípedes assim tendo uma visão maior e melhor de seu espaço, com as mão livres e por necessidades criaram suas primeiras ferramentas desse modo podendo defender-se e atacar outros animais, tornando-se não só herbívoros mas também carnívoros,com a agricultura os homens pré-históricos deixam de ser nômades e passam a ficar em um só lugar causando muitas mudanças em seu cotidiano.
12/08/2007 23:21:20


28 Francine (1ºperíodo gastronomia) - Guaratinguetá/SP
Quando os homínideos ainda caminhavam sobre quatro membros, tinham uma visão muito reduzida, voltada para o solo e o que estava próximo. Por isso eles comiam apenas vegetais e às vezes pequenos roedores, carcaças, insetos e moluscos. A alteração da postura aumentou o alcance da visão e liberou as mãos para a manipulação de armas, assim, os hominídeos passaram a caçar e a melhor se proteger. Devido ao consumo da carne, passaram a valorizar o sal, que até então não conheciam. Antes de manipular o fogo, o homem já havia experimentado alimentos assados e cozidos, graças aos incêndios nas florestas e aos gêiseres, percebendo que possuiam um sabor melhor e eram mais macios e fáceis de comer. Com o tempo descobriu-se a agricultura o que possibilitou a fixação no território, mais tarde pequenas vilas e lugares onde se fazia a troca de alimentos.
12/08/2007 22:55:46


29 José Ricardo (1º período gastronomia) - Campos do Jordão- SP
O filme apresentado em sala de aula, refere-se à evolução do ser humano. Entre as mudanças observadas na evolução, podemos destacar a transição de quadrúpede para bípede, possibilitando-o comer não apenas vegetais ao seu redor, mas também a buscar alimentos como carne de outros animais. Quando passa a ser não apenas herbívoro, mas também carnívoro. Com a percepção de que não é preciso a constante migração para a busca de alimentos, passa-se a estabilizar-se em um lugar, deixando de ser nômade. O cultivo de alimentos passa a ser função da fêmea, enquanto o macho sai para caçar. Posteriormente, com a descoberta do fogo os alimentos passaram a ser ingeridos com uma textura diferente e uma maior maciez. Com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de amimais o homem se fixou ainda mais na terra, o que, com o tempo, posibilitou a formação de vilas.
12/08/2007 18:17:45


30 Isabela F. Nishimurota ( 1ºperiodo gastronomia) - São Paulo
No período que os hominídeos evoluíram deixando de ser quadrúpedes e passou a ser bípedes, ele teve suas mãos livres para poder conhecer e criar elementos que contribuísse para sua sobrevivência fez com que sua forma de ver as coisas em sua volta ampliou. Essa evolução contribuiu para que sua alimentação mudasse a criação de armas tanto para se defender como para sua comida. A descoberta do fogo fez com que a carne ficasse mais macia com outros sabores. A cultivarem vegetais na terra, e outros a caça e pesca.
12/08/2007 13:54:49


31 carlos alessandro - caçapava
sim o homem conseguiu evoluir de presa para caçador.. saindo de sua alimentaçao que era somente de ervas e raizes.. e assim mudando para carne e vontade de mais . Quando enxergou o mundo mais ao horizonte com certeza pensou aonde vou parar e nao parou guerras por territorio ficou mais intensa pois ja conhecia algumas formas de se proteger e atacar e com tempo deixou de ser nomade aprendendo cultivo etc Mas vai uma critica sera que evoluimos ou melhoramos somente formas de cultivo e meios de se alimentar e abrigarmos : pois digo na minha opiniao nao evoluimos por completamente mas apenas melhoramos nossa forma de viver......... TEMOS QUE NOS DEFENDER DO MESMO JEITO , CORREMOS PERIGO SEMPRE , E ATACAMOS SEMPRE PARA CONSEGUIR NOSSO SUSTENTO REALMENTE EVOLUIMOS OU APENAS MELHORAMOS NOSSA FORMA DE VIVER
12/08/2007 08:36:24


32 tanea romao (1º período gastronomia) - gonçalves / MG
No momento em que o homem mudou sua postura física, deixando de ser quadrupede e tornando-se bipede, passou a enxergar novos alimentos e não só as ervas e alguns animais rasteiros, que eram sua fonte alimentar e estavam ao alcance de sua visão. Com a descoberta das ferramentas viu que podia usar as armas e sair para a caça. Alguns estudiosos afirmam que as mulheres que começaram com a agricultura, pois enquanto os homens saiam para a caça elas ficavam cuidando do cultivo dos vegetais. Muito antes do contato do homem com o fogo já se conhecia alimentos cozidos. Resultado de fogos nas florestas e alimentos cozidos em fontes de águas quentes. Com a evolução os povos foram se fixando, cultivando a terra, dominando o fogo, desenvolvendo utensílios para o cozimento dos alimentos, construindo em volta das hortas e deixando de ser nômades.
11/08/2007 15:43:34


33 Amanda (1ºperíodo) - Serra Negra
O texto refere-se basicamente à evolução do ser humano. Desde a passagem da locomoção quadrúpede para a bípede,gerando a mudança do cardápio herbívoro para o carnívoro,que gerou um espírito de confiança no hominídeo,fazendo-o acreditar nas possíveis chances em desafiar elementos que até então,causavam medo. Cada passo evolutivo,foi dando origem à novos descobertas que hoje são os nossos principais métodos de sobrevivência. O ato de enxergar longe,de comer "o que tivermos vontade" e não apenas aquilo que nossos olhos podem ver,e o uso de ferramentas,são coisas que visivelmente estão presentes em nosso contexto diário. A concorrência,o espírito de liderança e a busca por EVOLUÇÃO. E pensar que éramos apenas "hominídeos que caminhavam apoiando-se sobre os quatro membros (braços e pernas), tinham o corpo coberto por uma pelugem considerável, possuíam um maxilar protuberante, tinham braços alongados e, aparentemente, eram herbívoros (se alimentavam de vegetais)..." .
11/08/2007 11:32:02


34 gustavo - Campos do Jordão
É muito interessante estudar os primordios da humanidade principalmente em virtude da gastronomia , nesse filme verificamos praticamente toda a evolução humana até sua dominação sobre o fogo e sobre os outros animais. Foi legal abordar esse assunto em aula para que possamos entender a origem da gastronomia na vida humana.
10/08/2007 17:10:44


35 alex - Campos do Jordão
Podemos observar passo a passo como se deu a evolução humana através dos anos. Diversos fatores contribuiram para tal como o instante onde o homem deixa de ser quadrúpede e torna-se bípede. Essa foi a principal alteração que contribuiu para sua evolução. A partir daí, ele passa a buscar alimento em áreas um pouco mais distantes. Mais adiante com a descoberta e uso de armas rudes, ele então tem em mãos o poder de caçar outros animais deixando de lado o trabalho de colher gramíneas onde as mulheres somente o fariam. Daí por fim com a descoberta do fogo, passaram a perceber que cozidas ou aquecidas sob ele, elas teriam um aspecto mais mole e de fácil mastigação. Como marco final, a agricultura permitiu ir mais além; deixaram de migrar de uma região a outra e se fixaram num determinado local. Também contribuiu para isso a domesticação de animais e utilização de louças. A frente deu-se o surgimento de vilas que mais tarde se transformaram em cidades.
09/08/2007 10:02:39


36 kabruska - moskou
its very good! excelent! send one e-mail!
08/06/2007 16:18:24


37 Roberto - São Paulo
Muito bom!!! Fala de tudo Muito bom!!
20/05/2007 12:36:30


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.