Estímulo à Produção Intelectual - 15/01/2010
Maria Christina Toledo Simões
Iniciação científica: Reflexões pedagógicas à luz do método científico
A Futura Educacional com o objetivo de estimular a produção intelectual, a iniciação científica e as contribuições criativas de educadores das Redes Públicas Municipais de Educação, divulga as pesquisas, práticas e realizações inéditas de profissionais, cujo trabalho pedagógico está sendo desenvolvido com apoio dos recursos digitais e das tecnologias de informação e comunicação.
O que se deseja é servir de canal para veicular os avanços e as diferentes experiências realizadas por professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que consideram os recursos tecnológicos interessantes meios para contribuir com a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
A partir de observações, pesquisas bibliográficas, projetos didáticos e outras práticas os educadores dos municípios de Bauru, Guaratinguetá e Lençóis Paulista, no estado de São Paulo, escrevem sobre suas experiências no cotidiano escolar, ao elaborar Projetos de Pesquisa e Artigos de natureza científica, tomando o uso da tecnologia digital nas escolas onde atuam como tema preferencial e foco relevante dos estudos.
Em Programa de Formação de Educadores, realizados em 2008 e 2009 pela Futura Educacional junto à Vitae Futurekids – Planeta Educação e às Secretarias Municipais de Educação, os participantes receberam informações e orientações básicas para enfrentar esse grande desafio, que é ler e buscar fundamentação teórica sobre assuntos referentes ao tema, pensar sobre suas práticas e registrar experiências significativas.
Nesse momento não é objeto dessa publicação eleger Comissão Editorial para avaliar ou emitir pareceres sobre o mérito científico, a adequação aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou a procedimentos e normas de editoração científica, mas tão somente contribuir para o acolhimento da produção de conhecimento pelos educadores nas comunidades escolares, promovendo debates inovadores sobre temáticas de interesse educacional, cujo fundamento maior é alimentar espaços para permanente reflexão.
Por não haver regulamentos próprios para normas e formatação de artigos, critérios de avaliação e aceite de textos para publicação, os organismos editoriais ou de pessoas físicas envolvidos nesta matéria não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos, nem por modificações para adequar o conteúdo a qualquer norma ou procedimento, sendo os textos acompanhados de termo de autorização à publicação eletrônica, por parte dos autores.
Boa Leitura!
Futura Educacional – Janeiro de 2010
A TECNOLOGIA COMO UM ELEMENTO DE ESTÍMULO À LEITURA:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1723
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ESPECIFICIDADE DA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1724
A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO COM APOIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1725
O SOFTWARE KID PIX COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE “LETRAMENTO”: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1726
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.