A Alfabetização e o Letramento com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação - 15/01/2010
Mirian Abreu de Souza Amaral
Iniciação científica: Reflexões pedagógicas à luz do método científico
Mirian Abreu de Souza Amaral -Diretora da EMEI “Antonio Guedes de Azevedo” Bauru – SP. Formada em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru - SP
JUSTIFICATIVA
O objeto de pesquisa aqui selecionado encontra relevância ao oferecer respaldo teórico-científico aos que estão dispostos a discutir a questão da inclusão digital de crianças desde a mais tenra idade. Assim parte-se de uma perspectiva voltada para o desenvolvimento de um processo contínuo e prazeroso, no que se refere à construção das habilidades de leitura e escrita dos pequenos, minimizando o problema do fracasso escolar.
A nossa escola atual propõe o letramento e alfabetização da criança através do contato com uma gama variada de portadores de texto, com destaque especial aos livros de Literatura Infantil, hoje disponibilizados amplamente pela Internet. A criança, ao ficar inserida nesse contexto, amplia seu mundo letrado rico em significados, desenvolvendo-se como cidadão participativo, mais autônomo e mais consciente dos seus direitos e deveres realizando melhor leitura do mundo que a cerca.
Ao entrar em contato com o universo dos contos de fadas, que segundo BETTELHEIN (2002, p.12) oferece níveis distintos de significado, a criança enriquece sua existência pela diversidade das contribuições possibilitadas por esses contos à sua vida. Ela vai construindo o seu conhecimento da linguagem escrita de maneira prazerosa e interessante, além de atingir os objetivos pedagógicos da Educação Infantil.
De acordo com VALENTE, com o computador e a tecnologia digital o aluno interage com os objetos de conhecimento de maneira mais rica. Cabe ao professor, como mediador desse processo, apropriar-se definitivamente destas ferramentas e mecanismos, que são as NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), para que o aluno usufrua da diversidade textual contida nas telas, ampliando com isso suas possibilidades de escolhas.
Para CHAVES, quanto mais rico for o meio vivido pela criança (estimulações e recursos), maior será o seu desenvolvimento, cabendo à escola, principalmente das classes populares, fornecer esses recursos, como sendo a única oportunidade de a criança ter contato com essa tecnologia de uma maneira sistemática.
A relevância política desse trabalho recai no fato de poder discutir a oferta dessa tecnologia na escola, como sendo o primeiro espaço e oportunidade de participação efetiva da população mais desfavorecida na cybercultura1. Considerando a escola como direito de todos, ela tem papel fundamental no que se refere à inclusão digital, beneficiando dessa forma a sociedade como um todo.
Por outro lado, esse projeto de pesquisa tem uma relevância pedagógica, ao estimular a motivação para que alunos e professores usem ferramentas atualizadas e mecanismos de comunicação globalizados na busca e troca de informações.
MORAN (2000, p.50) defende esses pressupostos ao afirmar que:
É preciso educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. Quando a criança chega à escola os processos fundamentais de aprendizagens já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las de forma mais abrangente possível. (MORAN, 2000, p.50)
Essas ferramentas mediadas pelo educador tornar-se-ão mais eficazes na mesma medida que possibilitarem que o sucesso da aprendizagem escolar se efetive.
PROBLEMA E DELIMITAÇÃO DA PESQUISA
Essa proposta de estudo pretende responder às seguintes questões consideradas fundamentais nas observações e análises a ser realizadas:
- Como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) poderão promover a alfabetização e o letramento de crianças entre 5 e 6 anos de idade, em Escolas de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino do município de Bauru?
- De que forma as histórias infantis do mundo virtual poderão tornar-se recursos facilitadores e estimuladores do processo de memorização, análise, síntese e reconstrução de estruturas textuais mais elaboradas, contribuindo sobremaneira com a apropriação desses conhecimentos pelas crianças nas suas diferentes fases de Alfabetização e Letramento?
FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE
O uso dos diversificados contos de fadas da literatura infantil associado aos recursos tecnológicos e potencializado pela mediação e intervenção do professor poderá promover, com sucesso, a alfabetização e o letramento de crianças com 5 e/ou 6 anos de idade.
Durante décadas vem se buscando culpados para o fracasso escolar das crianças, principalmente das classes populares. Ora os culpados são os professores, ora o próprio aluno, ora o sistema de ensino. É chegado o momento da busca para que grande parte das crianças que ingressam na escola, dela não saia nas mesmas condições, ou seja, sem o domínio e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.
Torna-se imperativa a vivência de práticas sociais de leitura e escrita na escola por meio de diversificados portadores de texto. Essa necessidade apoia-se na hipótese de que o caminho de construção do conhecimento pode tornar-se muito mais atraente e interessante, se mediado pelas NTIC, que o viabilizam ora pela produção textual, ora por meio de gravações em áudio e vídeo, ora por meio de filmagens, animações e tantos outros derivados.
O tempo e os resultados colhidos do investimento na pesquisa pedagógica – tematização e teorização da prática alfabetizadora – poderão confirmar que a inserção tecnológica dos alfabetizandos encontrará significado e a razão de ser na sua inclusão social e desse encontro poderá resultar o sucesso desses alfabetizandos.
OBJETIVOS GERAIS
Pretende-se com as observações realizadas:
-
Analisar os recursos das NTIC como potencializadores dos processos de
alfabetização e letramento de crianças
de 5 e ou 6 anos de idade, de maneira mais significativa.
- Identificar os elementos geradores de interesse e de criatividade
contidos nos recursos, destacando a riqueza de
informações e de detalhes (sons e imagens) por
eles oferecidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos aqui apresentados referem-se às possibilidades de apropriação da norma culta, adquiridas pelas crianças quando estas interagirem com o mundo virtual.
Assim espera-se que, por meio dessa pesquisa, possamos:
- Destacar os principais atributos presentes nos recursos de multimídia, que favoreçam a capacidade de memorização das crianças ao interagirem com as histórias infantis neles disponibilizadas.
- Identificar os recursos linguísticos presentes no reconto das histórias pelas crianças, observando se há elevação de sua capacidade de percepção, ao ter sua voz gravada.
- Avaliar a qualidade da construção da escrita e
da estrutura textual da história, usando o teclado.
REVISÃO
DA LITERATURA
A Alfabetização, de acordo com SOARES, 1998, é a ação de alfabetizar e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. Quando se fala em crianças de cinco e seis anos, isso ficará muito interessante se essa alfabetização for feita a partir de textos envolventes e motivadores.
Letramento vem da palavra literacy (origem inglesa), que é a condição de ser letrado, educado, que tem a habilidade de ler e escrever, mas que também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita. Fica a palavra letramento definida como o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita e o estado ou condição que adquire um grupo social ou um individuo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas praticas sociais.
Para FERREIRO:
...percebe-se que o processo de leitura não provém somente da memorização, e sim um conhecimento de natureza conceitual; precisa compreender não só a sua representação, mas sua função social; deve compreender as varias nuances e funcionalidades da leitura; ler por ler, por prazer, para se informar, para criticar, estabelecer relações, para estudar, para entender algo, para escrever de maneira mais autônoma, para conversar, dentre outros. (FERREIRO, l993, p.51)
Nesse contexto é que se faz muito importante valer-se das novas tecnologias para além de incluir a criança nesse novo mundo, que é digital, também possibilitar que essa vá se apropriando da linguagem escrita de maneira rica e prazerosa. Rica em diversidade, contidas nos recursos tecnológicos existentes; e prazerosa, pois é através do lúdico que a criança dessa idade aprende.
Continua FERREIRO afirmando:
...aprende-se mais inventando formas e combinações do que copiando, aprende-se mais tentando produzir junto aos outros uma representação adequada para uma ou várias palavras, do que fazendo sozinho, exercícios de listas de palavras ou letras. (FERREIRO 1995, p.12)
Ler não é somente decodificar convertendo letras em sons, mas tem de passar pela compreensão do que foi lido. Em resumo, é preciso aprender ler, lendo. E a partir de um contexto, ou seja, do que a criança já sabe, ela se posiciona em relação à escrita e o significado desta, conhecendo a correspondência fonográfica, a natureza e o funcionamento alfabético, ampliando-se a prática da leitura. Com isso, será garantido que o tempo todo ocorra operações mentais de análise e síntese.
O uso dos contos da literatura infantil para a alfabetização de crianças de 5/6 anos é muito importante, pois amplia a imaginação, desenvolve a criatividade e torna-se um caminho atrativo e interessante para o ingresso da criança no mundo letrado.
As histórias geralmente são interessantes e alegres, muitas vezes são acompanhadas de músicas que atuam no desenvolvimento da personalidade da criança. Ao se identificarem com os personagens dos contos, as crianças aprendem as características deles, de acordo com o comportamento apresentado por eles, a diferença entre o bem e o mal, as atitudes corretas e as incorretas. O contato com alguns personagens como lobos e bruxas faz com que a criança vá “exorcizando” seus medos e diminuindo a ansiedade tão característica dessa faixa etária.
De acordo com VYGOTSKY (1991, p.133), ensinar a escrita nos anos pré-escolares impõe necessariamente que a escrita seja relevante à vida, que as letras se tornem elementos da vida das crianças, da mesma maneira, por exemplo, a fala.
Isto acontece quando a criança aprecia uma história. Ela solicita aos pais e educadores a repetição da mesma história várias vezes, até que ela decore a história. A linguagem escrita vai adentrando no mundo da criança pela literatura infantil, tornando-se tão normal e corriqueira quanto à linguagem oral. Começando-se com o que a criança gosta, que são as histórias, logo ela irá se interessar em ler o mundo que a cerca e verificar como isso é possível.
Para MORAN (2001 p. 33-34):
Os
meios de comunicação, operam imediatamente com o
sensível, o concreto, principalmente a imagem em movimento.
Combinam a dimensão espacial com sinestésica,
onde o ritmo torna-se cada vez mais alucinante. Ao mesmo tempo utilizam
a linguagem conceitual, falada e escrita, mais formalizada e racional.
Imagem, palavra e musica, integra-se dentro de um contexto
comunicacional afetivo, de forte impacto emocional, que facilita e
predispõe a aceitar mais facilmente as mensagens. (MORAN,
2001 p. 33-34)
Com o advento das NTIC, mais propriamente do computador, entendemos que ficou muito mais fácil a questão do letramento, tão importante para a nossa cultura. Através delas, ter-se-á acesso a diversos materiais de qualidade e ampla variedade de portadores de texto para apoiar a mediação do professor, tornando-se uma prática pedagógica comum.
METODOLOGIA
O estudo em pauta será desenvolvido através de Pesquisa Qualitativa, observacional participante, com as crianças em sala de aula no que concerne à leitura e escrita de clássicos da literatura infantil aliados ao uso das NTIC.
Para a memorização da criança de 5 e ou 6 anos, serão apresentadas histórias em vídeo e será observada a motivação que esse meio de comunicação oferece. Primeiramente, todos os detalhes serão registrados em desenhos feitos pelas crianças, que constitui seu primeiro registro da realidade, antecedendo a escrita convencional.
Depois serão escolhidos os desenhos que estão mais de acordo com a história apresentada em vídeo. As crianças deverão descrever as cenas, nas quais terão a oportunidade de serem autores e aprender a diferença entre a linguagem que se fala e aquela contida nos livros. Esse texto deverá ser digitado usando um editor de texto, estabelecendo para muitos o primeiro contato com o computador. Depois será impresso e comporá a legenda dos desenhos, constituindo assim a linguagem escrita convencional, apresentada na tela do computador, como que por mágica e registrada através da impressora. As crianças efetuarão a leitura e a cópia do texto de cada cena.
A próxima etapa é a construção das mesmas cenas desenhadas pelas crianças em massa de modelar, em que esses poderão usar toda a sua criatividade na confecção de cada detalhe de personagens e cenários.
Depois das cenas prontas, estas serão fotografadas na presença das crianças e elas verão as cenas no computador, tendo a oportunidade de verificar o produto final de um trabalho que eles construíram manualmente. Essas imagens serão sequenciadas pelo computador, oferecendo às crianças mais uma oportunidade de verificar um recurso tecnológico oferecido pelas NTIC.
O próximo passo será a gravação da história descrita pelas crianças em cima das imagens fotografadas. Depois, essa será gravada em D.V.D. e apresentada às crianças na televisão em que tudo começou, oferecendo a oportunidade de comparação, análise e avaliação de todo o processo.
CRONOGRAMA
Ações/datas |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Obs. |
Leituras concernentes à Alfabetização/letramento/NTIC |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Elaboração do Problema e levantamento das hipóteses (possíveis soluções) Elaboração do Projeto de pesquisa |
|
X |
X |
X |
|
|
|
|
Observação prática de um grupo de alunos (5 e ou 6 anos) |
|
|
|
|
X |
|
|
|
Análise de registros em vídeos, fotos, desenhos e observação escrita |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
Redação do artigo apresentando a pesquisa e os resultados já observados |
|
|
|
|
|
|
X |
|
A pesquisa em questão resultará em avanços significativos no que tange à alfabetização das crianças envolvidas. Elas deverão fazer leituras, com base no que perceberam e viram através dos vídeos, computador e gravações. Os seus sentidos serão despertados por imagens, sons e movimento advindos de atividades desenvolvidas com as novas tecnologias. Todos esses estímulos resultarão em uma motivação mais duradoura e um aprendizado mais sólido.
A comunicação oral, visual e sinestésica será muita mais eficiente com os novos recursos e o letramento se ampliará quando a prática de leitura se socializar, fazendo parte do dia a dia da criança.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BETTELHEIM, Bruno. A
psicanálise dos contos de fadas.
16ª ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2002, p.12.
CHAVES,
Eduardo O.C. O computador
na educação e informática:
Projeto Educom. Rio de Janeiro, 1985.
FINDLAY, Eleide Abril;
et al.
Guia para
apresentação de projetos de pesquisa.
Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
JOLIBERT, Josette e colaboradores. Formando
crianças leitoras.
Porto Alegre: Artes Médicas,1994.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre:Artmed. 2002.
MORAN, Jose Manuel. et al. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica., 3ª ed, Campinas, Papirus 2001.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan. Fev. Mar. Abr/2004, P. De 5 A 17
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos Processos Superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998-2003
WEISS, A.M.L.et al. Informática e os problemas escolares de Aprendizagem. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
Referências Eletrônicas
GARCIA, Dalva Aparecida. O universo infantil, a literatura e as novelas filosóficas . Disponível em www.planetaeducacao.com.br ,art. 1018. Acesso em 21Mai2008.
SIMÕES, Vera Lucia Blanc. Histórias infantis e a aquisição de escrita. Disponível em www.scielo.br/scielo.php. Acesso em 23/10/2008.
SOARES, Magda Becker. O que é letramento e alfabetização. Disponível em www.moderna.com.br/moderna/didáticos/ef1 artigos 2004. Acesso em 22Out 2008
VALENTE, José Armado. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em www.proinfo.mec.gov.br/uplad/biblioteca/187 pdf. acesso em 24Out2008
1Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais.
1 maria - carapicuiba
boa tarde,estou no segundo ano de pedagogia e gostaria de receber informação sobre o relatório de estagio.
16/03/2013 15:41:23
2 Magda Steffens - Charqueadas
Olá! Estou fazendo meu artigo sobre mídias digitais e a alfabetização e seu artigo me ajudou muito.
Gostaria de saber qual é a bibliografia referente as citações de Ferreiro.
Obrigada, Magda
06/02/2013 00:20:05
3 Maria de Lourdes Martins arrosB - Rio de Janeiro
estou no segundo período de pedagogia e minha turma estar trabalhando uma matéria chamada novas tecnologias em educação,logo gostaria de umas dicas de como trabalhar com os alunos ou melhor como alfabetizalos usando essas tecnologias desde de já acradecida.
16/09/2012 15:16:54
4 Maria de Lourdes Martins arrosB - Rio de Janeiro
estou no segundo período de pedagogia e minha turma estar trabalhando uma matéria chamada novas tecnologias em educação,logo gostaria de umas dicas de como trabalhar com os alunos ou melhor como alfabetizalos usando essas tecnologias desde de já acradecida.
16/09/2012 10:42:41
5 Rita de Cássia Lacerda Quesada - Salvador
Excelente, era o que eu precisava para começar a aplicar na minha comunidade.
16/04/2012 11:19:20
6 Maria Nascimento - Belém
Este texto é extremamente rico e pertinente ao letramento, ainda mais aliado ao serviço das tecnologias. Parabéns.
08/04/2012 10:16:59
7 Luiz Fernando - São Joao da Paraúna Goias
Parabéns professora, texto maravilhoso!É por existir pessoas como você, que busca conhecimento através da pesquisa, é que acredito que a educação no Brasil, poderá chegar a niveis mais elevados.
12/04/2011 17:53:01
8 Karla Veloso - Belo Horizonte
Olá Mirian Abreu de Souza Amaral,
Parabéns pelo excelente trabalho.
Você saberia me indicar profissionais em Minas Gerais, que tenha desenvolvido algum trabalho desse tipo e que tenha interesse em dar oficinas para professores do Ensino Médio?
Obrigada. Abraços!
23/02/2011 14:58:55
9 rozangela nery do vale - plácido de castroAcre
olá sou professora de escola que atende ao programa escola ativa,gostei muito do li e tenho interesse em aprender mais sobre alfabetização e letramento, trabalho com classe multisseriada,como por exemplo alfabetizar letrando?Quais as mudanças?
07/11/2010 17:41:37
10 marcia cilene - recife
Olá, encontrei seu trabalho no google, ao começar a lêlo fiquei espantada,pois sua forma de expressar a escrita é muito parecida com a minha, sua linha de pensamento e elaboração identificase muito com que eu escrevo. Isso me deu mais segurança no que eu produzo. Estou fazendo mestrado em Educação e sou da área de Letras com especialização em linguística. O tema que pensei para minha dissertação é: As novas tecnologias a serviço do ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva de alfabetização e letramento. Estou na fase do projeto de pesquisa que caminha para qualificação e ao ler seu rico material me enriqueceu bastante, obrigada por disponibilizálo p leitura. Gostaria de pedirlhe caso tenha outras bibliografias envie para mim. Prazer em conhecer.
03/06/2010 22:30:33
11 Diogo tadeu - diadema
a pesquisa que vc fizerao foi otima . o ministerio da educaçao deveria pelomenos ver a sua pesquisa tenta divulga ela mais !!!!!
24/04/2010 16:38:08
12 rosalia alves - moc
estou iniciando o curso de pos graduação e me encontro perdida gostaria por favor que vc. me enviaçe uma pesquisa de campo contendo a pesquisa,hipotese,e a solução e o que mais for precisa para minha monografia . amei suas ideias e tenho certeza que vc. vai mim ajudar muito . beijos
25/03/2010 23:48:33
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.