Universo Escolar
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

A Leitura e a Produção de Textos devem ser Atividades obrigatórias na sala de aula e em casa - 11/01/2010
Cássia Ravena

'

O aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos. Para tal, o educador deve disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como: Texto Narrativo, Poema, Fábula, Parlendas, Adivinhações, Conto, História em Quadrinhos, Texto Informativo, Receita Culinária, Bula de Remédios, Texto Imagético (Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros), Charges, Crônica, entre outros.

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler na biblioteca, na sala de leitura e, também, na sala de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado: as estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo. As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto é, o gênero textual e deve estar em boas condições de uso.

O aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para que fique motivado a ler. Além dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges, textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.

O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico. Para tal, deverá oferecer todos os elementos citados acima.

A leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a mais justa e igualitária.

Cássia Ravena Mulin de Assis Medel é Pedagoga e Escritora. Pós-Graduada em Supervisão Escolar. Atua como Orientadora-Pedagógica do CIEP Brizolão 277 João Nicoláo Filho, da E. M. Francisca Pinheiro Teixeira, localizadas no município de Cantagalo-RJ e do CELC Centro Educacional Labor de Cordeiro, localizado no município de Cordeiro-RJ. E-mail para contato: ravenamedel@yahoo.com.br

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










1 COMENTÁRIOS

1 Dalvice de Lourdes Mantovani Dias - ItaporangaSP
Trabalha com 5ano e gostei edas proposta de textos,quero agradecer.
03/04/2012 17:00:00


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.