Relato de experiência profissional com aluno com autismo - 21/12/2009
Professora Myrian de Rezende Martins
Minha experiência com o aluno Pedro (autista) começou em 2008, quando juntamente com a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Ednea (Néa), recebemos na sala de Jardim II este aluno que, juntamente aos demais, necessitava de nosso carinho, dedicação, atenção e ensinamentos.
O Pedro era diferente dos demais do grupo, pois apesar dos seus 5 anos, não falava, fugia da sala e não interagia com os demais colegas, mostrando uma extrema agitação.
Ao longo do ano letivo, eu e a Néa fomos juntas construindo saberes, pesquisando e conquistando o Pedro para que pudesse avançar, dentro de suas potencialidades.
Nossa prioridade era que ele aprendesse a brincar, a interagir com os colegas e, também, que compreendesse as regras sociais e a rotina da sala e da escola.
Durante este tempo, fui dialogando com a mãe sobre a importância da integração da família com a escola e ela pôde me dar importantes dicas de como melhor agir com o Pedro.
Os demais alunos se tornaram pequenos professores do Pedro e colaboravam conosco, ensinando-o e estimulando-o a se envolver nas brincadeiras e demais atividades e, ele, a cada dia, apresentava progressos e se integrava às atividades e à rotina da escola.
Ao final do ano, juntamente com a equipe de inclusão da Secretaria de Educação do município foi decidido que o Pedro permaneceria por mais um ano na Educação Infantil, de modo que pudesse desenvolver a linguagem oral, aperfeiçoar o entrosamento social e também pudesse nos dar mais subsídios para que pudéssemos contribuir ainda mais para o seu desenvolvimento cognitivo.
Ao longo de 2009, pudemos colher de fato os frutos de um árduo trabalho, envolvendo as pessoas que criaram vínculos: as ações às vezes intuitivas, às vezes pesquisadas, muitas observações transformadas em ações, oferecendo ao aluno caminhos para o seu desenvolvimento.
Atualmente, o Pedro fala frases simples, interage melhor com os colegas e funcionários, participou da festa junina, dançando com a turma, o que emocionou a todos, reconhece seu nome e conta até 10.
Sua mãe é muito participativa.
Enfim, o Pedro é um aluno que nos desafiou, mas que também nos trouxe a chance de perceber o quanto é possível oferecer a estes alunos, que por tantas vezes são discriminados.
O Pedro não só nos ofereceu a condição de acreditar na inclusão como também nos fez sentir educadores inclusivos, pois, como educadores, somos tão capazes que muitas vezes desconhecemos nosso potencial inclusivo.
Enfatizo que sou professora sem especialização em educação especial, apenas acredito que é possível dar a todos a mesma oportunidade! Assim como fizemos com o nosso Pedro.
Professora Myrian de Rezende Martins atua na Prefeitura de Taboão a Serra – EMI Franjinha/ Nov-2009.
Fonte: Rede Saci (http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=27537).
1 aurea - sao paulo
não foi só uma inclusão na educação e sim de dedicação e sabedoria dessas professoras.
07/01/2010 16:16:43
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