Universo Escolar
 

A solidão do(a) professor(a) de ensino básico - 17/07/2009
Rudá Ricci

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O mais comentado e-mail entre educadores de Minas Gerais é a carta que a professora Áurea Regina Damasceno enviou à Secretária de Educação de Belo Horizonte. É um depoimento dramático e cru sobre o cotidiano das salas de aula, desde sempre desconsiderado pelos gestores da educação de nosso país.

Os gestores caminham, com raras exceções, na contramão, confrontando a realidade e penalizando professores. A última invenção, totalmente sem sentido, é a introdução da premiação (ou certificação) para professores que possuem turmas com bom desempenho escolar. Somente quem desconhece a realidade educacional do país poderia elaborar algo tão sem sentido.

Mas a carta da professora Áurea fala mais alto. A carta inicia com uma justificativa até certo ponto simplória: “Que me desculpem todos vocês, mas a realidade não pode ser desconsiderada! Não dá mais para entrar no jogo do "ensaio sobre a cegueira"!”. Daí, passa a relatar um cenário de horror que, infelizmente, faz coro com a realidade de tantas outras escolas brasileiras e parece reproduzir o roteiro do filme “Entre Muros da Escola”.

Reproduzo algumas passagens:

“Hoje, dia 19 de março de 2009, vou mais um dia para a escola, desanimada e certa de que as aulas que preparei para os alunos do 3º ciclo, 1º turno, não serão dadas. Mas busco entusiasmo não sei onde, entro para a sala de aula (sala 10, 6ª série) e inicio repetindo o que tenho falado com os alunos desde o primeiro dia de aula: coloquem o caderno, a agenda, o lápis, caneta, borracha, régua, tesoura sobre a mesa e guardem a mochila debaixo da carteira ou dependurada no encosto da cadeira (muitos se deitam, durante a aula, na mochila para dormir ou se escondem atrás dela para dar gritos ensurdecedores sem motivo algum ou para atirar bolinhas de papel enfiadas no corpo das canetas esferográficas).”

“Essa atividade demanda mais ou menos uns 20 min., pois metade da sala não ouve ou finge que não ouve, continua a correr pela sala, está virada para trás conversando, está subindo nas bancadas sobre as janelas e de lá pulando de cadeira em cadeira e outros tantos estão a olhar no vazio, sem nada fazer.”

“Pergunto por que estão sem a agenda e sem as folhas, várias respostas: esqueci, meu irmão rasgou, fiz bolinha de papel, fulano (referindo-se a um colega de sala, ou mesmo de outras salas que durante os intervalos invadem como loucos as salas vizinhas, batem, jogam mochilas pelas janelas, rasgam material, andam sobre as carteiras) pegou, rasgou ou fez bolinha de papel, rasguei porque achei que não iria precisar (ah, seria tão fácil se você os colocasse então em duplas para fazerem a atividade, penso eu). Ah! sim, seria, e a responsabilidade e o compromisso ficariam para ser construídos não se sabe quando."

Rudá Ricci - Sociólogo, doutor em Ciências Sociais, integrante do Fórum Brasil de Orçamento e do Observatório Internacional da Democracia Participativa.

Para saber mais, acesse o link do Portal Ibase: http://ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=2641

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5 COMENTÁRIOS

1 Alba - Ariquemes Rondônia
É preciso que haja urgente uma onda de manifestação em prol dos educadores mostrando que a má administração da educação familiar permitiu que hoje chegássemos a esse desastre quanto a indisciplina, desrespeito e a falta de responsabilidade dos alunos de todas as idades em sala de aula o professor não está mais conseguindo dar a sua aula sem que haja um desgaste físico e psicológico para manter a turma em silêncio para que possa conduzir sua aula dentro do que se espera de uma turma de crianças ou jovens. PAIS, AUTORIDADES CIVIS E JURÍDICAS, ACORDEM E NOS AJUDEM A SALVAR PARTE DA HUMANIDADE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.........
14/02/2011 23:15:15


2 Monica Elino - Rio de Janeiro
Realmente é lamentável o que estão fazendo deixar acontecer com nossas tarefa de ser professor. Como mãe aprendi que tudo é nossa culpa e como professora também. Então, pensei! Na verdade somos Gestrores, Lideres é verdade...para não ser criticada e enm levar culpa só se estivermos mortas...quem faz sempre leva a culpa...na verdade estamos com a mão na massa. Nós professores temos que perceber que o Caos existe pra que venha a organização. Sendo assim temos que buscar caminhos que de a estes aluno referências do que queremos e do que eles buscam. Se não a Escola vai virar um grande depositório de criança que espera a hora da saída. Tem que haver sentido, temos que buscar motivação. Ser professor é Dom e os alunos precisam saber de seus próprios direitos e muito mais seus deveres de conseguirem um dia ser um cidadão inteiro e com visão de chegar a um objetivo. Não podemos desistir!
03/09/2010 15:45:22


3 katia - mg
Eu realmente concordo com voces quanto a indisciplina em sala de aula.Mas, em contrapartida como um dos meus filhos esta iniciando a vida escolar agora.Tambem sinto muita falta de uma integração maior entre pais e professores.Por exemplo gostaria muito de poder pelo menos uma vez por semana ser uma observadora ou uma assistente da professora.Gostaria de ver como meu filho se comporta em sala de aula ,de poder avaliar até que ponto vai a sua distração.E que se outras mães tambem se interessassem em fazer isso ,pedir que elas tambem dessem seu parecer a meu filho. Gostaria que a professora mandasse os livros e cadernos do meu filho todos os dias para que eu pudesse acompanhalo e auxilialo em suas dificuldades.todos os dias Nas reuniões bimestrais o boletim dele vem sempre com a nota maxima, sinceramente lógico que fico feliz com essas notas , mas não acho confiavel ,pois não são mostradas as provas feitas em classe. Talvez eu não seja uma mãe habitual,eu acho extremamente importante saber como a criança esta escrevendo cada letrinha ,o quanto fazer a letrinha desta ou daquela forma trara mais rapidez a ela.Benefício que mais tarde pode propciar a criança mais tempo para tirar uma dúvida sobre a aula . Acho de extrema importância que meu filho entenda bem conceitos como fulano tem quanto a mais ou a menos que beltrano.Para que mais tarde se sinta relaxado para conseguir entender e resolver os problemas matemáticos Bom ,acho tudo funciona como uma bola de neve se voce passa por uma materia sem dominala bem ,na póxima estará mais enrolado. Nas reuniões escolares do meu filho ja estou até com receio de falar alguma coisa pois sou somente eu que falo que contesto.Por sinal até na ultima, a professora teve que perguntar se todas as outras mães estavam concordando comigo,que havia reclamado que a professora não mandava tarefa todos os dias ,que a recaptulação pos férias havia retrocetido muito na matériae talvez por isso os alunos estavam tão distraidoscontestei tambem o fato da direção estar pedindo que acompanhace os filhosacompanhar como se os livros e cadernos raramente são mandados para casa? Ontem estive novamente conversando com a direção pois a professora do meu filho tirou ferias e a professora substituta não estava utilizando o livro de matemática.E quando fui falar com ela,a mesma respondeu que não havia livro.Fiquei desanimada poxa a professora oficial tinha dito que tinha.Na diretoria ninguem sabia me responder se tinha ou não até que resolveram perguntar com a responsável pela distribuição dos livros que confirmou que tinha livro sim...Ai foram na classe perguntar para as crianças se havia mesmo livro de matematica, se eles ja haviam usado .Muitos responderam que não depois de 2 meses sem usalo nem se lembravam mais...Mas enfim vasculharam os armários e acharam os livros O Este problema foi resolvido porem nesse meio tempo conversei com outra mãe que queria reclamar que esta professora substituta havia batido na filha dela,sai logo dali acompanhando a pessoa que estava resolvendo o problema do livro e comentei que eu ja sabia que essa professora batia ,mas não comentei nadaafinal no meu filho ela não bateu tambem não achava as outras mães solidarias comigo.Pois acho que na escola ja sou vista como a mãe reclamona. Enfim ,na verdade eu gostaria que fosse vista com bons olhos a minha vontade de participar que as professoras tambem estimulassem as outras mães . Que todos nos ,professores ,direção e pais trabalhassemos em equipe em prol de uma educação melhor..
28/08/2010 12:42:12


4 fabia - cuiabá
Nós professores estamos coagidos por esses alunos e pais porque eles querem nos ensinar a dar aula dao palpites na nossa profissão e as lei os amparam.........
23/06/2010 11:48:59


5 kelly - Campo Belo
A cada dia fica mais complicado exercer o nosso ofício. Nós educadores somos forçados a carregar um fardo sempre maior que nossas forças....Os teóricos insistem em afirmar nas entrelinhas muitas vezes mas não somos idiotas que todo fracasso na educação é culpa dos professores.....Para um único elogio para um professor são centenas de críticas.Tudo anda bem família, sociedade....só nós professores somos malucos, lunáticos e incompetentes.....Difícil continuar assim.....
21/07/2009 01:02:38


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