Informática no Ambiente Escolar - 17/06/2009
Maiara Barbosa Monteiro da Silva
Um
dos aspectos mais importantes é que a informática
vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário
educacional. Sua utilização como instrumento de
aprendizagem e sua ação no meio social
vêm aumentando de forma rápida entre
nós. Nesse sentido, a educação vem
passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa
nova tecnologia.
A informática educacional tem como objetivo permitir aos
alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso
para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de
softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de
aula pelo professor.
Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e
diversificar a prática pedagógica. O computador
possibilita a utilização de
estratégias que não se restringem ao simples uso
e manuseio de uma máquina.
De
acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a
escola faz parte do mundo e para cumprir sua
função deve estar aberta a incorporar novos
hábitos, comportamentos, percepções e
demandas.
Considerando ainda a rapidez com que se dá a
produção de conhecimento e a
circulação de informações
no mundo atual, a incorporação das
inovações tecnológicas irá
contribuir para a melhoria da qualidade na
educação. Contudo, a simples presença
das tecnologias na escola não é, por si
só, garantia dessa maior qualidade.
Segundo o PCN, a tecnologia deve ser usada na escola para ampliar as
opções didáticas do educador, com o
objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que
favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a
observação e principalmente a autonomia do aluno.
O educador continua sendo quem planeja e desenvolve as
situações de ensino a partir do conhecimento que
possuem e dos processos de aprendizagem, desta vez utilizando a
ferramenta tecnológica como mais um recurso para ensinar e
aprender. Ele é responsável pelos processos que
desencadeia para promover a construção de
conhecimentos, e nesse sentido é insubstituível.
A tecnologia deve ser utilizada como recurso para apresentar e
aprofundar conteúdos curriculares, não somente
para ensinar programas de informática, pois o objetivo
não é formar técnicos em
informática.
O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para
que as atividades tenham significados e façam do
laboratório uma extensão da sala de aula, um
verdadeiro ambiente de aprendizagem.
Segundo Fróes (apud LOPES, 2002), a tecnologia sempre afetou
o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como
extensões do corpo, à máquina a vapor
que mudou hábitos e instituições, ao
computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e
culturais, a tecnologia nos transportando ou mesmo nos substituindo em
determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos
fascinam, ora nos assustam...
De acordo com Borba (2001, p.46), quando coloca “seres
humanos – com – mídias”
dizendo que “os seres humanos são
constituídos por técnicas que estendem e
modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos
seres humanos estão constantemente transformando essas
técnicas”.
Para Flores (1996), "a informática deve habilitar e dar
oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o
processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de
conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do
indivíduo”.
O autor ainda coloca que mesmo diante desta nova realidade e do
avanço da informática, o professor deve repensar
sobre sua prática, utilizando a tecnologia ao seu favor.
É preciso que a escola mobilize seu corpo docente sobre a
importância da informática educacional.
Mobilizar o professor significa mudança de paradigmas,
acreditar que a tecnologia é sua aliada na
construção da sua prática, isto
não o tornará um especialista na área,
mas é preciso criar condições e querer
se apropriar deste conhecimento, para saber usá-lo
adequadamente em seu dia a dia com o aluno.
O importante é que o professor se sinta como uma
peça participativa do processo, seja parte integrante da
construção deste novo conhecimento, se
atualizando constantemente e criando novas estratégias de
aprendizagem e enfrentando estes novos desafios.
1 Eliezon Pereira Mesquita - Capanema PA
Professora, adorei seu artigo e ele se encaixa perfeitamente naquilo que quero tratar no meu, pois sou graduando em Licenciatura em Computação e gostaria de citála em meu artigo. Para tanto estou precisando da data em que foi publicado ou postado seu artigo.
Certo de que serei atendido, agradeço antecipadamente.
Att.
Eliezon P. Mesquita
27/11/2011 13:16:13
2 Alessandra Adriana Horta - Caçapava
Adorei Maiara...sou Mediadora de Informática Educacional em Caçapava e adoraria que os professores um dia tenham essa visão em relação a tecnologia quebrando paradigmas!
24/02/2011 08:05:16
3 Regina Couto - Rio de Janeiro. RJ
É preciso mudar! Nossos alunos já nasceram com as mãos no teclado. Até quando insistiremos que precisam fazer calos nos dedos de tanto copiar, se quiserem aprender...
Abraços.
Regina Couto
25/11/2010 14:20:33
4 Fernanda Tardin - Bom Jesus do Itabapoana RJ
O conteúdo dessa matéria é excelente. Pois descreve exatamente o papel da Informática na Educação. Concordo plenamente com a autora Maiara. Parabéns!
Postei o artigo no meu blog http://utilizandomidias.blogspot.com/2009/10/informaticanoambienteescolar.html para os professores.
Abraços
Fernanda Tardin
13/10/2009 10:08:31
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