Educação e Tecnologia
Maiara Barbosa Monteiro da Silva Mediadora de Informática Educacional em Guaratinguetá, Pedagoga e Pós-graduanda em Psicopedagogia e Psicomotricidade.

Informática no Ambiente Escolar - 17/06/2009
Maiara Barbosa Monteiro da Silva

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Um dos aspectos mais importantes é que a informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

A informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.

Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a escola faz parte do mundo e para cumprir sua função deve estar aberta a incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas.

Considerando ainda a rapidez com que se dá a produção de conhecimento e a circulação de informações no mundo atual, a incorporação das inovações tecnológicas irá contribuir para a melhoria da qualidade na educação. Contudo, a simples presença das tecnologias na escola não é, por si só, garantia dessa maior qualidade.

Segundo o PCN, a tecnologia deve ser usada na escola para ampliar as opções didáticas do educador, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e principalmente a autonomia do aluno.

O educador continua sendo quem planeja e desenvolve as situações de ensino a partir do conhecimento que possuem e dos processos de aprendizagem, desta vez utilizando a ferramenta tecnológica como mais um recurso para ensinar e aprender. Ele é responsável pelos processos que desencadeia para promover a construção de conhecimentos, e nesse sentido é insubstituível.

A tecnologia deve ser utilizada como recurso para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, não somente para ensinar programas de informática, pois o objetivo não é formar técnicos em informática.

O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham significados e façam do laboratório uma extensão da sala de aula, um verdadeiro ambiente de aprendizagem.

Segundo Fróes (apud LOPES, 2002), a tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos transportando ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...

De acordo com Borba (2001, p.46), quando coloca “seres humanos – com – mídias” dizendo que “os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas”.

Para Flores (1996), "a informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo”.

O autor ainda coloca que mesmo diante desta nova realidade e do avanço da informática, o professor deve repensar sobre sua prática, utilizando a tecnologia ao seu favor.

É preciso que a escola mobilize seu corpo docente sobre a importância da informática educacional.

Mobilizar o professor significa mudança de paradigmas, acreditar que a tecnologia é sua aliada na construção da sua prática, isto não o tornará um especialista na área, mas é preciso criar condições e querer se apropriar deste conhecimento, para saber usá-lo adequadamente em seu dia a dia com o aluno.

O importante é que o professor se sinta como uma peça participativa do processo, seja parte integrante da construção deste novo conhecimento, se atualizando constantemente e criando novas estratégias de aprendizagem e enfrentando estes novos desafios.

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4 COMENTÁRIOS

1 Eliezon Pereira Mesquita - Capanema PA
Professora, adorei seu artigo e ele se encaixa perfeitamente naquilo que quero tratar no meu, pois sou graduando em Licenciatura em Computação e gostaria de citála em meu artigo. Para tanto estou precisando da data em que foi publicado ou postado seu artigo. Certo de que serei atendido, agradeço antecipadamente. Att. Eliezon P. Mesquita
27/11/2011 13:16:13


2 Alessandra Adriana Horta - Caçapava
Adorei Maiara...sou Mediadora de Informática Educacional em Caçapava e adoraria que os professores um dia tenham essa visão em relação a tecnologia quebrando paradigmas!
24/02/2011 08:05:16


3 Regina Couto - Rio de Janeiro. RJ
É preciso mudar! Nossos alunos já nasceram com as mãos no teclado. Até quando insistiremos que precisam fazer calos nos dedos de tanto copiar, se quiserem aprender... Abraços. Regina Couto
25/11/2010 14:20:33


4 Fernanda Tardin - Bom Jesus do Itabapoana RJ
O conteúdo dessa matéria é excelente. Pois descreve exatamente o papel da Informática na Educação. Concordo plenamente com a autora Maiara. Parabéns! Postei o artigo no meu blog http://utilizandomidias.blogspot.com/2009/10/informaticanoambienteescolar.html para os professores. Abraços Fernanda Tardin
13/10/2009 10:08:31


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