Matemática
 

Grito de Alerta - 19/05/2009
Relato de uma Professora de Matemática...

'

Na semana passada comprei um produto que custou R$  1,55. Dei à balconista R$ 2,00 e junto, uma moeda de 5 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem  entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino e, especificamente, da matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de  matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de  venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um  cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção  desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o  lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um  carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de  lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro  de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00  ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em  2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo  de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está  certo? (marque um X na opção correta)
(  )SIM (  ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um  carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00  ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para as próximas gerações e, esquece-se da urgência de se deixar gerações melhores para o nosso planeta."

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










9 COMENTÁRIOS

1 Ana Cassia da Silva Dias - São Sebastião do Paraiso
É preocupante como nós tratamos a Matemática em Sala de Aula...07/03/2012. 3
07/03/2012 23:04:31


2 vera olveira - Santa Cruz do Sul RS
Gostei muito da colocação da colega, evolução do ensino,fico muito triste de ver o quadro lastimável da educação neste País. Devemos mudar sim , como? prá que ?Se os que fazem as leis são semi analfabetos? Aprovam e desaprovam coisas que muitas vezes depõe contra educação, como por exemplo,sem reprovação até a 3ª série , quem manda filho prá escola ganha premio como bolsa escola ,vale gas,a educação hoje é uma troca de favores sem resultados.
10/08/2011 16:59:55


3 JOSÉ CARLOS PIRES VIEIRA - Capela do AltoSP
Tenho observado essa triste realidade. Realmente as crianças não estão conseguindo, pior, andam muito desmotivadas para o aprendizado. É uma situação que exige de todos nós atitudes bem concretas. Precisamos mudar esse triste quadro do ensino atual.
06/12/2010 12:14:34


4 Vilma - Inhauma
Concordo plenamente com a autora e o mais triste é que nós, professores da Educação Básica, às vezes somos induzidos a facilitar o ensino da matemática, não com o intuito de ensinar melhor nossos alunos e sim de preparálos para provas do governo Brasil.
27/08/2009 17:22:41


5 Maria Cristina Galli Nacli - Macatuba sp
Concordo plenamente com o artigo, pois as novas gerações parecem estar alienadas em relação a tudo e a todos. Precisamos mudar rapidamente essa maneira de pensar o ensino, uma vez que não conseguem nem escrever com clareza.
27/05/2009 14:16:31


6 Sandra Cristina Andreciolli de Matos - Lençóis Paulista
Concordo plenamente com o artigo e o pior de tudo é que nós professores concordamos com tudo isso, temos que nos unir para mudar.
26/05/2009 13:18:57


7 Lecy Sales - Santiago RS
Sensacional o texto. Expressa a triste realidade da evolução involução? ensino da matemática e consequentemente da capacidade de resolver os problemas cotidianos.
25/05/2009 16:38:36


8 Valéria - Lençois Paulista
E lamentável olhar a educação nos dias de hoje, precisamos repensar e valorizar a base de um pais que precisa crescer.
20/05/2009 08:35:11


9 maria conceição - lençóis paulista
FICO TRISTE DE VER O ENSINO NESSA DECADENCIA,PRECISAMOS MUDAR ISSO URGENTE!!!
20/05/2009 08:31:34


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.