Características do Guia para Professores - 13/05/2009
Extraído do texto Understanding Needs In Inclusive
Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Rebrates, SP, Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Inclusion Interamericana e Inclusion International em 22 de setembro, 2009.
Estamos procurando extrair alguns textos do documento acima, da UNESCO, por ser um trabalho muito rico, que poderá ajudar um grande número de professores e de famílias em sua tarefa bastante difícil de tornar a diversidade do aluno mais aceitável ao professor comum que em suas difíceis lides diária não tem muito tempo para introjetar grandes estudos e pesquisas feitas por organizações internacionais do maior renome.
Nosso objetivo é dialogar fraternalmente com nossos amigos professores para que possam então abordar algumas questões com as famílias, o que resultará em uma parceria harmoniosa que precisa existir entre famílias e professores, visando um desenvolvimento adequado de nossos filhos e amigos com necessidades educacionais especiais.
Vamos ver o que aprendemos hoje:
“As principais mensagens do Guia – mensagens-chave – são enunciadas com simplicidade:
• As necessidades extras de crianças com deficiências ou que apresentam várias desvantagens podem geralmente ser atendidas em salas de aula comuns, com meios que estão disponíveis aos professores em cada país do mundo.
* Todos os alunos saem ganhando quando o professor adapta os currículos e seu estilo de ensinar para se ajustar à gama de diversidade encontrada entre crianças de qualquer classe. Geralmente, essas adaptações exigem pouco equipamento a mais, porém muita criatividade.
• É importante que os professores formem parcerias com outros profissionais, onde estejam disponíveis, a fim de que possam ser apoiados em seus esforços.
• Da mesma maneira, há a necessidade de que se forjem vínculos entre as escolas de um distrito com outros grupos na comunidade, a fim de que as necessidades das crianças sejam enfrentadas fora da escola bem como dentro dela.
O Guia foi elaborado para estudo individual. Em cada Unidade pedimos a vocês que reflitam sobre questões chave ou que desempenhem algumas atividades. Por favor, não deixem de fazer isso. Essas coisas foram elaboradas para ajudar o seu aprendizado.
Contudo, os professores terão mais benefícios se:
Um grupo de professores estude o Guia em conjunto a fim de que possam compartilhar idéias e preocupações uns com os outros. Isto poderia ser um grupo de professores dentro de uma escola ou atraídos de escolas da vizinhança que tem crianças com necessidades especiais em suas classes. Ou poderia ser um grupo de alunos fazendo cursos de treinamento para professor inicial ou no serviço.
Vocês podem recrutar alguns outros professores que concordem em se encontrar e estudar junto?
Eles teem um colega mais experiente que os guia e orienta. Este poderia ser um professor de recursos dentro de sua escola; um professor de uma escola especial ou um palestrante numa escola de treinamento de professores.
Vocês conhecem alguém a quem possam pedir? Sua diretora poderia ter condições de orientar.
Fonte: www.unesco.org
1 camila - lençóis paulista
adorei acho que nossos esforços como educadores preicisam ser apoiados por atitudes dos orgaos maiores senao nada valerá!
17/06/2009 11:19:20
2 rosemary cardoso dias pinheiro - lençóis paulista
a inclusão ainda está sendo um desafio em nossa sociedade, em grande parte das escolas há muita resistencia quando se fala em diferenças e igualdade. a verdadeira inclusão deve partir daescola. enquanto não houver conscientização e aceitação por parte dos professores, as crianças não serão tratadas com o respeito que merecem.
ainda hoje não se olha para as crianças por seus sonhos e suas espectativas, mas, por sua deficiencia e necessidade. a inclusão do professor é o primeiro passo a ser dado em direção a caminhada da inclusão de pessoas e não de deficientes.
10/06/2009 10:15:44
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.