O "maravilhoso" mundo da televisão através das manchetes de jornais -
TV-Pesquisa
www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br
Malu Mader, Cássio Gabus Mendes, Pedro Cardoso e Cláudia
Abreu em cena da Minissérie "Anos Rebeldes", apresentada
pela Rede Globo em 1992, que teria influenciado os jovens
a participarem do movimento dos caras pintadas,
a favor do Impeachment de Fernando Collor de Mello.
O Brasil é um dos países em que, certamente, mais se assiste televisão no mundo. Quando estive na Argentina, há algum tempo atrás, pude perceber que o povo local valoriza muito atividades sociais como freqüentar teatros, ir a cinemas, passear em parques, andar pelos calçadões (como as Calles do centro de Buenos Aires), assistir a shows musicais ou dançar em clubes e bares. Assistem televisão, com certeza, mas a quantidade de horas dispendida diante da telinha da TV é consideravelmente menor que aquela que nós, brasileiros gastamos.
Pode-se argumentar que os brasileiros também gostam de teatro, dança, cinema, música e outras representações artísticas e culturais; deve-se ressaltar que, ultimamente, exposições nos grandes museus das capitais brasileiras têm registrado grandes públicos; outra consideração refere-se ao problema do custo dessa programação de lazer e cultura, sabemos que o brasileiro tem que definir prioridades... mas, será que os argentinos também não tem problemas financeiros? (atualmente vivem situação muito pior que a dos brasileiros, no entanto, não deixaram de prestigiar atividades culturais e de lazer!).
A despeito da polêmica acima (afinal, devemos ou não deixar a televisão de lado e explorar outras atividades, outras possibilidades culturais e de lazer?), a televisão é parte marcante da cultura nacional desde a década de 1950. Para melhor entender esse fenômeno, foi criado um site pelo professor João Luís van Tilburg, Doutor em Comunicação, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ, chamado de TV-PESQUISA (www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br ), onde temos a possibilidade de acessar artigos de jornais publicados por alguns dos mais conceituados órgãos de imprensa do Brasil voltados para temas especificamente relacionados à televisão brasileira.
A seguir teremos um pouco da "programação" apresentada no site TV-PESQUISA.
Sílvio Santos, empresário e apresentador
de programas de auditório, um dos fenômenos
da televisão brasileira, no ar desde a década de 1960,
participando de um de seus programas, o Roletrando,
acompanhado de Gugu Liberato, outra figura expressiva
dos game-shows apresentados por canais como o SBT.
O Site
O visual do site não apresenta grandes efeitos visuais ou "pirotecnias", é discreto e eficiente naquilo que se propõe, ou seja, ser um banco de dados eficiente para pessoas interessadas em pesquisar informações sobre a produção da televisão brasileira entre os anos de 1967 e 2003. Está estruturado da seguinte forma:-
1- Há um menu com as opções de encaminhamento no lado esquerdo da tela principal, onde podemos perceber as seguintes opções: Principal, Consulta, Como usar, Estrutura, Palavra-chave, Glossário, Histórico, Sala de Aula, Moeda, Cadastro, Fontes e Links.
2- Ao acessarmos a página Principal temos um texto introdutório, escrito pelo Prof. João Luís van Tilburg, em que ele explica o surgimento desse projeto e esclarece os motivos que o levaram a composição desse importante banco de dados sobre a TV brasileira.
3- Recomendo que, antes de utilizar os mecanismos de Consulta, o internauta passe pelos setores do site identificados da seguinte forma: Como usar, Estrutura, Glossário, Palavra-chave, Histórico e Sala de Aula. Cada um desses setores procura explicar o funcionamento do site, de forma a facilitar e agilizar a consulta a ser feita pelo internauta-pesquisador (aluno, professor, jornalista,...).
4- Ao entrar no setor denominado Estrutura, o pesquisador tem acesso a dois importantes e interessantes trabalhos acadêmicos relativos a televisão brasileira. Ambos são de autoria do Prof. Dr. João Luís van Tilburg, e tem como títulos "A Telenovela - instrumento de educação permanente" e "A televisão e o mundo do trabalho". Ao clicar no título dos trabalhos o visitante tem acesso ao material escrito e pode conhecer um pouco mais sobre o assunto.
5- No setor de Consulta, o internauta tem a possibilidade de escolher entre vários temas específicos para facilitar sua pesquisa (desde autor, passando por censura, artista, co-produção, documentário, ética, esporte, e chegando a tópicos mais específicos como minissérie, humor, soap-operas também conhecidas como novelas,...).
6- Não é necessário, após a escolha do tema, que o visitante preencha todos os campos pedidos (pedem-se ano, canal, país, nome do programa,...). Basta inserir um dado específico apenas para que sejam apresentados os artigos publicados na mídia sobre o referido programa, artista, tema,... (Digite, por exemplo, Silvio Santos, Anos Dourados, Casseta e Planeta, Show do Esporte ou Malu Mulher e, serão disponibilizadas as matérias jornalísticas disponíveis sobre esse assunto).
7- Além dos mencionados setores do site, há também espaços dedicados as Fontes (de pesquisa e consulta), Links (que podem favorecer ainda mais seu levantamento) e uma área para Cadastro do visitante.
Programas como o Castelo Ra-tim-bum da
TV Cultura receberam prêmios e reconhecimento
no exterior pela qualidade e pelo compromisso
com o estímulo ao conhecimento e a educação.
Para os Professores
A televisão brasileira tem sido criticada, com justiça, em virtude da qualidade duvidosa de vários programas veiculados em suas emissoras. Não se trata de um questionamento feito por alguns setores da sociedade, nem tampouco se refere a um ou outro canal (a uma exceção, em termos de televisão aberta, referente as tvs educativas, especialmente, a TV Cultura). Levantam-se dúvidas em virtude de comportamentos inadequados apresentados em telenovelas, vocabulário pobre ou chulo disponibilizado em programas de auditório, falta de conteúdos de melhor qualidade em termos de filmes ou programas infantis ou mesmo de excesso de violência noticiada nos telejornais.
Todos esses problemas ganham maior importância pelo fato de vivermos em uma sociedade em que a programação televisiva faz parte integrante da vida de cada um de nós por, em média, de 3 a 4 horas diárias (especialmente no caso de nossas crianças e adolescentes).
A minissérie "A Muralha", da Rede Globo, abordou um período importante da história do Brasil, em que os bandeirantes paulistas desbravavam o interior de nosso país. Produção esmerada, contou com elenco de ponta com artistas como Tarcísio Meira e Letícia Sabatella. Foi um grande sucesso de crítica e público. |
Significa dizer que não há boas realizações por parte de nossos diretores, produtores, artistas e apresentadores? Não. Na verdade, ao longo de 50 anos de televisão no Brasil, há motivos pelos quais devemos, também, nos orgulhar. A televisão brasileira encontra-se entre aquelas que mais produzem e exportam suas realizações. Tecnicamente falando, nada fica a dever ao centro mais evoluído no setor, o norte-americano. Todos os anos são produzidos documentários, novelas, minisséries, transmissões esportivas, telejornais e outros programas de qualidade indiscutível.
E como nós, educadores, devemos agir em relação à televisão? Que tal propor uma discussão crítica sobre a programação entre nossos alunos? Por que não selecionar determinados programas e realizar debates sobre o conteúdo dos mesmos (sejam eles bons ou ruins)? Por que não utilizar algumas produções como recurso para as aulas? O que não podemos fazer é cruzar os braços e continuar a reclamar, ao invés disso, devemos agir de forma crítica e estimular nossos alunos a pensar a televisão, seus programas, sua importância e sua função social e política!
O site TV-Pesquisa é ferramenta de grande valor para que possamos recuperar um pouco da memória da televisão brasileira e, mais do que isso, poder separar o joio do trigo da programação nacional...
1 nathalia - sao paulo
nao tem nada de fatos varavilhosos
26/04/2012 14:49:02
2 maria geralda de souza lopes - juiz de fora
queria que as nossas televisaõ tivese mais programa cutural para nossoa joven
26/08/2008 09:41:53
3 lais rosalino da silva - aracati
ola mes parabens tv cutura por ser muitu atndente a programaçao das crianças eu sou uma criança tanbem meus parabens!
02/12/2007 16:19:47
4 Marilia Santos Moreira - Valpraiso de goias
Bom, iria ser muito bom se os textos falassem um pouco mais da televisão,como:como foi crida,por quem ,etc..
E tanbem falasse na terceira pessoa do singular
20/08/2007 19:43:19
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.