Definição do que seja Deficiência Intelectual - 30/03/2009
Projetos Inclusion International
Texto esclarecedor: Definição do que seja Deficiência Intelectual, usada no estudo “Projetos Exitosos – O que faz com que deem certo? (Successful Projects – What Makes Them Work?)”.
Estudo empreendido por Inclusion International, a organização mundial de famílias com um filho com deficiência intelectual, à qual a Federação Nacional é filiada através da Federação Nacional das APAES.
Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações da Área de Deficiências da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais), Rebrates, SP, Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 8 de abril, 2009.
Ao promover uma análise de cruzamento nacional sobre projetos em diversos países que estão dando certo, e o porquê disso acontecer, Inclusion International dá uma definição esclarecedora do que seja deficiência intelectual para facilitar a compreensão como um todo:
“Deficiência intelectual é uma condição, na qual pessoas têm dificuldades significativas em aprendizado e compreensão devido ao desenvolvimento incompleto da inteligência. Suas habilidades em áreas como cognição, linguagem, capacidades sociais e motoras podem ser permanentemente prejudicadas. Entre um por cento e três por cento de uma população tem deficiência intelectual.
Uma pessoa com deficiência intelectual tem necessidades de desenvolvimento durante toda a vida. Deficiência intelectual é uma condição de desenvolvimento intelectual vagaroso, que não se altera com o consumo de medicamentos.
Deficiência intelectual pode ser causada por fatores genéticos ou por fatores ambientais, tais como infecções ou por falta de suprimento de oxigênio ao cérebro durante a gravidez ou por ocasião do parto. Deficiência intelectual não é causada normalmente por fatores sociais ou psicológicos.
Dificuldades de aprendizado e compreensão levam a problemas na escola, na vida do trabalho e na participação da vida regular na sociedade. Existe uma grande variedade de aparências e graus de deficiência intelectual que exigem formas diferentes de terapias ou apoios. Deficiência intelectual é permanente.
Deficiência intelectual é diferente de doença mental. Doença mental é uma doença e pode ser curada, enquanto deficiência intelectual é uma condição que dura a vida toda. Pessoas com doença mental necessitam cuidados de saúde mental, terapias médicas e psicoterapias.
Em geral, essas pessoas não têm limitações intelectuais e podem viver com independência, uma vez controlado o problema da saúde mental. Pessoas com deficiência intelectual não são doentes, a menos que tenham uma doença comum. Elas precisam de informações de compreensão fácil, educação ou treinamento para viverem como parte da sociedade.
No estudo, evitamos terminologia que possa ser considerada ofensiva tal como “retardamento mental” e “os retardados mentais”, embora estes termos sejam usados oficialmente em alguns países – até na legislação. Também evitamos o termo “handicap”, que está sendo usado cada vez menos quando falamos de pessoas.
Embora o foco do estudo tenha sido sobre crianças e adultos com deficiência intelectual, alguns dos projetos selecionados pelas equipes nacionais também incluem outros grupos de deficiências.
Este texto recente e extenso de Inclusion International toca em aspectos bastante cruciais do trabalho mundial pela qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual. Parece-nos que refletirmos todos juntos no Brasil sobre alguns aspectos deste esforço grande de Inclusion International, ajudará principalmente o movimento apaeano, sempre em busca de expansão de metas, e de aprimoramento de conduta de nossas organizações de famílias.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.