Imagens que ensinam - 26/03/2009
Estratégias de trabalho com pôsteres e sinopses de filmes
Atualmente é comum perceber que muitas pessoas alugam filmes em locadoras apenas a partir de uma rápida visualização da capa da produção. Este movimento serve tanto para selecionar quanto para rejeitar. Há, normalmente, algumas informações nas capas que nos induzem a acreditar que determinado filme é bom ou ruim, digno de ser visto ou não.
Podemos, por exemplo, prestar atenção nos dados do elenco ou em quem é o diretor do filme. Informações bastante relevantes para quem busca um filme são também a origem ou o gênero da produção. Se o filme é colorido ou preto e branco, se foi produzido no ano passado ou na década de 1950, qual é a faixa etária indicada...
E se não bastasse tudo isso, ainda temos uma sinopse, ou seja, um resumo produzido por uma equipe de marketing associada à empresa que produz e/ou distribui o filme no mercado e que tem o claro intuito de vendê-lo, colocando-o no “clima” da produção e fazendo-o, já de antemão, sentir um pouco do suspense, da ação, do drama, da comédia...
É também estratégia de mercado, ao lado das sinopses, colocarem observações quanto a premiações obtidas pelo filme em festivais de cinema [Oscar, Cannes, Berlim, Veneza, Gramado...] e críticas positivas obtidas pela película nos principais órgãos de imprensa – como revistas e jornais, especializados ou não em cinema.
Agora, independentemente de todas estas informações escritas e disponibilizadas na capa de um DVD, temos também os dados visuais, compostos pelo pôster do filme [normalmente reproduzido na capa] e por fotografias da produção na parte de trás, em paralelo ou sob a sinopse.
Para quem aluga um filme, os aspectos visuais têm, muitas vezes, mais impactos e interesse e acabam, por conseguinte, sendo os reais determinantes ou definidores da ação de locar ou não tal produção...
Isso não pode deixar de ser observado... e permite exercício bastante interessante e enriquecedor para quem trabalha com filmes na escola... Ensejando a utilização das capas [ou pôsteres] e das sinopses das produções com as quais pretendemos lidar em sala de aula como elementos de trabalho prévio, anteriores a apresentação da íntegra ou de trechos da película.
É pré-requisito básico para este tipo de ação que o filme a ser utilizado tenha relação direta com os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula. Por outro lado, é opcional a realização de tal atividade como sendo objeto de avaliação - compete a cada professor, de acordo com seus critérios, cronograma e interesses.
De qualquer forma, a ideia básica é a seguinte:
1- Primeiramente apresenta-se a capa do filme. O propósito é fazer com que os estudantes pensem sobre as imagens que estão vendo, suas representatividades, conexão com o assunto estudado [ou não], a forma como interpretam ou leem tal ilustração [por que foi utilizada como capa e qual a relação que pode ser estabelecida com outras informações constantes nesse referencial, especialmente com o título].
2- Depois disso, passemos para a sinopse, ou seja, a descrição do filme. Que informações nos são passadas? Elas são relevantes ou trata-se apenas de um resumo superficial, que tem o intuito claro de vender o filme? É possível traçar paralelos entre a capa e a sinopse? Mais importante ainda, é possível relacionar estes dois elementos, capa e sinopse, com a matéria que está sendo trabalhada na disciplina?
3- As duas etapas devem promover o surgimento de debates em sala de aula e produções escritas, que podem ser individuais ou grupais.
4- O próximo passo é apresentar o filme [trechos ou íntegra] e pedir aos estudantes que, por sua vez, criem a sua sinopse ou deem sugestões de como deveria ser composta a capa.
É também possível inverter o processo e iniciar com a apresentação do filme [trecho ou íntegra], traçar as relações com a disciplina e depois explorar tanto a sinopse quanto a capa ou pôster do filme.
Em ambos os casos o que se pretende é ampliar a discussão, motivar a reflexão sobre o recurso, promover a aproximação e os paralelos entre as produções fílmicas e os conteúdos do curso e, principalmente, enriquecer o aluno com subsídios culturais que lhe proporcionem mais argumentos e capacidade real de ler o mundo ao seu redor.
1 Carmen Silvia Lopes - Lençóis Paulista
Gostei das dicas,como educadora tenho que conduzir meu aluno a ler imagens,observar tudo que nos possa transmitir valores , conhecimento e leválos a refletir onde empregar este tipo de execicio na vida
15/06/2009 19:29:43
2 Luciana -
Adoro trabalhar com filmes . São de interesse dos alunos o que facilita o processo.
15/06/2009 07:57:34
3 Priscila - Lençóis Paulista
Ao escolhermos um filme, devemos levar em conta o objetivo a ser atingido, relacionadoo ao conteúdo a ser trabalhado. Filme na escola não deve ser visto como passatempo, mas sim como um recurso para ilustrar o conteúdo, tornandoo mais concreto.
12/06/2009 21:43:16
4 valéria - Lençóis Paulista
Trabalhar com filme é, realmente muito bom! As crianças adoram, preste muita atenção e as atividades ficam ótimas e muitas vezes divertidas!
10/06/2009 13:39:21
5 Renata -
Com certeza, um bom filme, dentro do contexto da aula, ajudará a retirar dos alunos aquilo que sabem sobre o assunto. Eles se sentem mais à vontade para expressar suas idéias
05/06/2009 19:20:42
6 rosemary dias pinheiro - lençóis paulista
giovana tambem acho que a utilização de filmes pode nos ajudar a realizar uma sondagem de conhecimentos prévios dos alunos e, também como auxiliar visual da aprendizagem.
03/06/2009 11:24:01
7 Giovana -
Muito o texto. Trabalhar com filmes acredito ser de grande interesse tanto para os alunos, quanto para os professores.
01/06/2009 08:29:44
8 Tânia Maria da Silva Barros - Lençóis Paulista
Adorei o texto, pois trabalhar com filmes é realmente isso que está sendo proposto, tem que haver relação com os conteúdos e não passar um filme somente por passar.
28/05/2009 08:54:30
9 Maria Benedita Peralta de Godoi - Lençóis Paulista
Achei muito interessante o artigo, pois demonstra como a leitura de imagens é um exercício importante e enriquecedor para a leitura de mundo.
25/05/2009 16:12:49
10 Susi Carla Barbosa Leite - Lençóis Paulista
Gostei da idéia.Vou comentar com os meus colegas de trabalho.
25/05/2009 08:58:45
11 Bruno Rezende - Taubaté
A dica é muito boa!!!!!!! Parabéns pelo seu trabalho!!!!
24/05/2009 11:02:54
12 Valéria de Pádua Fleuri - Lençóis Paulista SP
Gostei da idéia, prática e eficiente .
22/05/2009 20:17:08
13 Giovana Boaventura Reis - Lençois Paulista
Adorei as dicas, funciona como uma leitura de imagem e uma sondagem prévia do conhecimento e do interesse dos alunos, muito legal!!!!
18/05/2009 18:14:10
14 REGIANE - SUMARE
MUITO BOM!MINHA PROFESSORA DE HISTORIA EXOLICAVA DESSA MANEIRA ALGUMAS COISAS PRA GENTE...
07/05/2009 16:11:44
15 ivanilde carvazoni - Lençóis Paulista
é uma ótima sugestao para os meus alunos,vou aproveitar.....agradeço
06/05/2009 14:09:16
16 Ana Paula Dias Morales - Lençóis Paulista
A leitura de imagens é tão importante quanto a leitura textual.
Precisamos educar os nossos alunos para esse recurso. Há muitas informações contidas nos textos não verbais e devem ser consideradas para melhores interpretações.
06/05/2009 08:33:06
17 vilma de paula faria - cerquilho
achei tão interessante,idéia simples, pratica e significaiva.vou sugerir para professores da escola onde trabalho,se tiver mais ideias assim manda pra mim.
24/04/2009 21:05:44
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.