O agitado mundo das Bolsas de Valores - 13/03/2009
Oportunidade para estudar gráficos e tabelas
Os últimos meses não têm sido bons para os investidores das bolsas de valores do mundo inteiro. Baixas sucessivas estão abalando o mercado mundial e estão legando pesadas perdas a empresas, governos, corretoras e todas as pessoas que possuem algum dinheiro aplicado em ações.
Não há assunto mais discutido na área econômica. A bolha imobiliária, considerada a principal vilã dessa crise que está afetando a economia norte-americana e mundial (causada por empréstimos e financiamentos em grande quantidade que foram concedidos de forma praticamente indiscriminada e que, constatando-se hoje que muitos dos beneficiados por esses créditos não possuem condições reais de manter suas dívidas em dia, podem ocasionar a falência, a bancarrota e o quebra-quebra de inúmeras empresas e bancos vinculados ao setor), a especulação, a globalização e a volatilidade dos investidores são aspectos que tem sido discutidos por especialistas e também pela mídia.
Mas se por um lado há tantos temores no horizonte financeiro, existem também algumas possibilidades nesse cenário para que o aprendizado se efetive, vejamos abaixo algumas dessas oportunidades:
- Os jornais, as revistas especializadas ou de informações e os sites do segmento econômico estão divulgando tabelas, gráficos e dados estatísticos sobre a variação dos investimentos, a posição dos países no mercado, as empresas que possuem ações, as maiores quedas, a evolução histórica dos investimentos e por aí afora. Cabe aos professores utilizar esses recursos para demonstrar em sala de aula os princípios da matemática relacionados a eles. É uma ótima oportunidade para colocar em dia os gráficos em suas formas mais variadas (como fazer, para que servem, de que forma orientam,...), as tabelas (análise e compreensão, elaboração, utilidade) e ainda a estatística...
- Uma análise da história do capitalismo ao longo dos últimos 100 anos pode orientar o olhar dos estudantes para uma compreensão mais clara da divisão internacional do "bolo" econômico mundial.
- Como a globalização interfere no processo é também uma ótima pergunta a ser respondida com o apoio das aulas.
- Qual o panorama mundial da economia a curto, médio e longo prazo constitui também uma boa pedida para as aulas. Nesse caso contando com o conteúdo escrito das análises econômicas como fonte para as discussões (para isso é importante contar com fontes do segmento como as revistas Exame e Época Negócios, os jornais Valor Econômico ou Gazeta Mercantil,...)
- O que significa a sigla BRIC e de que forma isso se relaciona com a crise e a solução dela?
Instigar os alunos a compreender a dinâmica mundial passa necessariamente pelo conhecimento de suas variáveis...
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.