Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Nos Caminhos do Infinito -
Bem-vindo a Terra

'

www2.uol.com.br/caminhosdaterra/index.htm

Imagem-de-casa-antiga-e-caminho-sem-asfalto
Um mundo marcado pela presença humana, um mundo garantido pela existência
da vida vegetal. Nossa Terra é palco de grandes paisagens, criadas pelos
homens ou naturais, dignas de serem visitadas e vistas por todos nós. A Revista
Terra apresenta em suas reportagens fotos que nos colocam diante de cenários
de grande riqueza e diversidade, como nas fotos acima, de uma vila de pescadores
no Rio Grande do Sul ou em uma plantação de girassóis no cerrado brasileiro.

O que conhecemos de nosso país? E de nosso planeta? Muitas vezes moramos numa determinada localidade, onde podemos encontrar construções históricas, paisagens exuberantes, centros de produção artesanal de grande valor, áreas rurais marcadas pela excelência de suas produções, populações habituadas a ritmos diferenciados de vida e a valores próprios e específicos daquele pedaço de chão, pratos típicos de sabores exóticos e muitas outras peculiaridades. O que conhecemos de tudo isso? O quanto sabemos da região em que moramos? Pouco, muito pouco acaba sendo a resposta de muitos de nós.

Se sabemos tão pouco em relação ao local onde vivemos, o que poderemos saber da imensidão do mundo que nos rodeia? Por mais que possamos viajar, ler informações diariamente nos jornais e revistas de informação, conversar com pessoas que tenham percorrido trilhas diferentes daquelas pelas quais passamos, buscar informações em livros e cursos de diversos níveis, vasculhar a internet em busca de dados que esclareçam nossas dúvidas, jamais conseguiremos estar por dentro de tudo, saber tudo. Para que possamos conhecer, no entanto, é fundamental que continuemos pesquisando, navegando, conversando, vendo filmes, viajando...

Há muitas viagens a se fazer. Há muitos lugares a conhecer.

Tentando suprir um pouco dessa necessidade de informação que temos a respeito de diferentes lugares (grandes cidades, áreas litorâneas, zonas campestres, localidades de clima frio, desertos quentes e gelados,...), surgiu a revista Terra. Essa conceituada publicação, desde seus primórdios se especializou em apresentar matérias e reportagens que desvendassem um Brasil que não conhecemos com exatidão (mesmo que muitas vezes esteja ao alcance de nossos sentidos) e um mundo que nos parece cada vez menor, mas que, na verdade, na medida em que descobrimos novos universos dentro dele, nos parece mais e mais, infinito.

Imagem-de-Beduino-pastoreando-ovelhas-e-imagem-de-lugar-com-verde-e-montanhas
Dos Beduínos a Terra do Fogo, a Revista e o Site da Terra nos proporcionam
a possibilidade de descobrir detalhes e particularidades de povos e regiões muito distintas de nosso planeta.

A Revista Terra nos brindou com um site de grande qualidade, onde podemos entrar em contato com um interessante e rico arquivo de reportagens que nos colocam frente a frente com esse infinito, com essa diversidade, com toda a riqueza desse nosso planeta Terra. Bem-vindos novos passageiros dessa formidável viagem!

Caminhos

Espero funcionar como uma verdadeira bússola e lhes indicar alguns dos melhores caminhos a percorrer no site da Terra. Não há melhor começo que as reportagens publicadas pela revista que são disponibilizadas na internet. Procure-as logo na página inicial (homepage) e perceba, já de início, que existe uma preocupação em colocar o internauta em contato com experiências diferenciadas, possibilitando o exame de habitats e populações, coberturas vegetais e espécies animais, produções agrícolas e construções de várias partes do mundo ou do Brasil.

Homem-bionico-Bagan-a-cidade-de-2000-templos-e-revista-referindo-sobre-Drogas-na-Floresta
Acima podemos ver exemplos de links disponibilizados pelo site da Terra
em sua Homepage durante o mês de Junho de 2003.

Na medida em que escrevo esse artigo, visualizo na página de abertura da Terra reportagens sobre: Desmatamento no Quênia, Sexo das Minhocas, A cidade dos 2000 templos (Bagan), As trilhas da Ilha de Florianópolis, E fez-se o Homem Biônico, Drogas na Floresta e, O Parque Lagoa do Peixe no Rio Grande do Sul.

Deve-se atentar para o fato de que as matérias são diferenciadas quanto à forma e a minúcia (ou detalhamento) com que foram produzidas. Isso significa que ao clicar nos links que nos levam a elas, pode-se encontrar matérias que aprofundem mais quanto às informações apresentadas enquanto outras funcionam como meras chamadas, reportando e apresentando um determinado fato ou acontecimento.

Percebemos também, nessa navegação, que os artigos fazem parte de colunas específicas, que tem os seguintes nomes: Latitude e Longitude, Pé na Estrada, Jornal da História, Notícias da Terra e Reportagens. Cada qual atendendo a um determinado interesse ou ramo de pesquisa, representando, para o internauta, uma nova possibilidade de conhecimento, de crescimento. Vale lembrar que na parte superior da página, logo abaixo do título da homepage (Terra), numa faixa de cor marrom, encontramos outros links de acesso a essas colunas.
Além disso, o site oferece a possibilidade de acessar, dentro das matérias publicadas, um bom acervo de fotografias de grande qualidade e de extraordinária beleza. Material fundamental para quem realmente se interessa em conhecer o mundo.

Há, como em todo site bem organizado, caminhos que permitem ao leitor se cadastrar, entrar em contato com os editores da revista e com os responsáveis pelo site, assinar a publicação,...

Palcio-e-acampamento
Dos palácios da Birmânia, passando pelos vulcões do Equador ou abordando o cotidiano dos gaúchos,
uma viagem pelo mundo nos é oferecida pela revista e pelo site da Terra. Vale conferir!

Professores

Navegar é preciso...

Talvez Fernando Pessoa tivesse uma bola de cristal através da qual entendeu com alguns anos de antecedência os sentidos que a palavra navegar teria nos tempos atuais. Português de origem, historicamente ligado a raízes culturais marcadas por um espírito aventureiro que levaram ao desbravamento dos mares e a descoberta de novos povos e terras, Fernando Pessoa simboliza bem a idéia dos novos tempos, das conquistas que devemos almejar, dos espaços que devemos percorrer, de tudo aquilo que precisamos conhecer.

Por tudo isso, veio o reconhecimento ao seu talento maior de escritor, de realizador no campo da literatura, da cultura e do conhecimento. Se não fosse dotado dessa ancestralidade (e do gênio próprio, que lhe garantiu originalidade e criações de altíssima qualidade) e do ímpeto que lhe moveu na direção de mares nunca antes navegados, dificilmente teríamos ouvido referências a sua existência.

Precisamos nós, professores, despertar esse vigor, essa busca pelo novo, pelo desconhecido. Adentrar as florestas, visitar as cidades históricas, conhecer os museus, identificar a fauna e a flora, conhecer pessoas diferentes, comer comidas que nunca vimos antes, nos fartarmos com a variedade disponível no cardápio dessa Terra, tão próxima e tão distante.

Que tal começar com uma visita ao site da Terra? Pode ser o início da nossa grande jornada sem fim, pelo infinito desse planeta...

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.