Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Descobrindo o Brasil -
A Mostra do Redescobrimento Online

'

http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/

Imagem-de-mapa-e-escrito-Brasil-500-anos

Já faz dois anos que tivemos a oportunidade de abrigar no Brasil uma das maiores e mais originais exposições sobre a cultura de um povo já vista no mundo. Tremendo sucesso de público em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Mostra do Redescobrimento foi tão expressiva e significativa que seu acervo foi levado (em partes) para outros países como Portugal e Argentina.

Para os que não puderam visitar a mostra, sobra a alternativa de visitar as páginas da internet que fizeram uma avaliação do Brasil e de seus 500 anos. Nesse caso, uma das páginas mais importantes foi, sem sombra de dúvidas, a da Folha de São Paulo (folhaonline) que, explorando o ótimo acervo de reportagens do jornal, montou um endereço fundamental para quem pretende descobrir “que país é esse”!

A grande qualidade do material apresentado na página é o maior presente dado pela folhaonline para as pessoas que acessarem o conteúdo. Articulistas de altíssimo nível contribuíram com textos originais para que pudéssemos descobrir um pouquinho do Brasil “iá-iá” de Ary Barroso.

Há artigos que procuram esclarecer um pouco de nossa brasilidade, de nossas origens, abordando a música, as leituras clássicas obrigatórias para compreender o país,nossa comida e as Brincadeiras típicas que fizeram a infância de gerações e gerações de brasileiros. Ainda podemos buscar informações com historiadores brasileiros (Brasil por historiadores) de renome e prestígio nos meios acadêmicos nacionais sobre os caminhos e descaminhos do Brasil em sua história.

Em Terras à vista, os textos voltaram-se para a opinião do povo brasileiro sobre quem somos, que imagem temos de nós mesmos, de que forma a televisão nos descreve.

Imagem-da-Cidade-de-Salvador-e-Sao-Paulo
Entre as várias imagens disponibilizadas no site da Folha de São Paulo sobre a exposição Brasil 500 anos encontramos imagens de algumas das maiores e mais importantes cidades brasileiras durante os séculos XIX e XX, como Salvador em 1860 (imagem a esquerda, em fotografia da Coleção Gilberto Ferrez, e que integra atualmente o acervo do Instituto Moreira Salles) e São Paulo em 1920 (imagem à direita, que faz parte de uma série de estereografias da coleção de Alexandre Talocchio)

E a opinião dos portugueses sobre os brasileiros e sua história, qual é? Quais os traços mais marcantes de nossa cultura e identidade? Será que somos preguiçosos e passivos? Ou seremos tão trabalhadores quanto os europeus e norte-americanos? São vários artigos abordando questões relacionadas a identidade nacional, a nossos traços mais marcantes e as características específicas dos brasileiros.

A coluna Brasil 500 d.C. nos traz a opinião de oito dos principais intelectuais brasileiros (nomes do porte da filósofa Marilena Chauí, do geógrafo Milton Santos, falecido recentemente, do historiador José Murilo de Carvalho ou do professor Bento Prado Jr., entre outros) sobre o Brasil. Cada um deles nos propõe reflexões sérias a respeito de problemas passados, situações presentes e perspectivas futuras desse nosso país. São diferentes pontos de vista, formas de escrever e opinar, argumentos e considerações que nos dão a oportunidade de entender melhor nosso país e fazer alguma coisa que resulte em melhorias no amanhã, para as futuras gerações.

Em Histórias do Brasil entramos em contato com páginas e personagens marcantes de nossa história, como Vasco da Gama, Zumbi, Padre Vieira, a Guerra de Canudos (e o emblemático Antônio Conselheiro), o “descobrimento” e a Guerra do Paraguai (motivo de honra ou de vergonha?). Esse link torna-se ainda mais interessante por sabermos que foram feitos vários artigos sobre cada um dos assuntos, enriquecendo a visão que podemos ter sobre os mesmos.

O segmento denominado Especiais tem uma série de informações sobre o Brasil que poucos de nós conhecemos, procura apresentar o país a partir de particularidades como os alimentos, as músicas e as brincadeiras de nossas crianças; reforça nossos conhecimentos ao nos apresentar, a partir de dicas de especialistas (como os professores e historiadores Boris Fausto, Ronaldo Vainfas, Laura de Mello e Souza), o que há de melhor no Brasil a respeito de nossa história, cultura, hábitos, orientações políticas, ordenamentos econômicos ou estrutura social em obras imperdíveis como os clássicos Raízes do Brasil, Formação do Brasil Contemporâneo, A Devassa da Devassa (sobre a Inconfidência ou Conjuração Mineira de 1789), Capítulos da História Colonial, Casa-Grande e Senzala, e muitos outros.


Complementando tudo isso, ainda podemos nos deliciar com uma coletânea de imagens históricas e atuais do nosso país. Há pinturas e fotos, que enfocam o Brasil de Recife e do Rio de Janeiro, da Colônia a República, dos Coronéis e dos escravos, dos Barões do Café e dos imigrantes.

Imperdível! Visita obrigatória para professores (de todas as áreas, principalmente de história) e estudantes!

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.