Projeto Memória -
Construindo a Identidade Nacional
http://www.projetomemoria.art.br
"Criado em 1997 pela Fundação Banco do Brasil e pela Odebrecht, o Projeto Memória tem como objetivo valorizar a cultura e a história do país, homenageando personalidades e celebrando fatos que ajudaram a construir a identidade nacional".
Uma breve reflexão acerca dos dizeres que compõem a página de abertura do site do Projeto Memória nos levam a pensar, necessariamente, de forma mais demorada nas seguintes palavras: Memória, Cultura, História, Personalidades e Identidade Nacional.
Vejam as definições dadas no Dicionário Aurélio para essas palavras:
memória . [Do lat. memoria.] S. f. 1. Faculdade de reter as idéias, impressões e conhecimentos adquiridos anteriormente: Tem boa memória. 2. Lembrança, reminiscência, recordação: A memória daqueles dias. 3. Celebridade, fama, nome. 4. Monumento comemorativo. 5. Relação, relato, narração: Escreveu a memória da guerra. 6. V. memento (3). 7. V. memento (4). 8. Vestígio, lembrança, sinal: Da tragédia não restou memória alguma. 9. Aquilo que serve de lembrança.
cultura [Do lat. cultura.] S. f. 5. O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.] 6. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc. 7. O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso. 8. Atividade e desenvolvimento intelectuais de um indivíduo; saber, ilustração, instrução.
história . S. f. 1. Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral: a história do Brasil; história universal. 2. Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição e/ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. 3. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos.
personalidade . [Do lat. tard. personalitate.] S. f. 1. Caráter ou qualidade do que é pessoal; pessoalidade. 2. O que determina a individualidade duma pessoa moral. 3. O elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra: São grandes amigos, apesar de terem personalidades inteiramente diversas. 4. Traços típicos; originalidade.
identidade . [Do lat. tard. identitate.] S. f. 1. Qualidade de idêntico: Há entre as concepções dos dois perfeita identidade. 2. Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa: nome, idade, estado, profissão, sexo, defeitos físicos, impressões digitais, etc. 3. O aspecto coletivo de um conjunto de características pelas quais algo é definitivamente reconhecível, ou conhecido.
nacional . [Do fr. national.] Adj. 2 g. 1. Da nação; pátrio: os símbolos nacionais. 2. De, ou pertencente ou relativo a uma nação, ou próprio dela.
A reflexão a qual me referi anteriormente, pede, necessariamente que façamos uma conexão entre as palavras para que possamos entender exatamente quais seriam as intenções dos realizadores do site do Projeto Memória e a repercussão e alcance do trabalho já realizado.
Ao traçarmos relações que unem os termos memória, cultura, história, personalidade e identidade nacional, chegamos a conclusão que estamos diante das bases daquilo que somos, de como nos entendemos, da maneira como somos vistos fora de nossos domínios territoriais.
Percebemos que para forjarmos os elementos constitutivos de nossa identidade nacional ("...conjunto de características pelas quais algo é definitivamente reconhecível, ou conhecido."; "De, ou pertencente ou relativo a uma nação, ou próprio dela") e de nossa personalidade (Traços típicos; originalidade) enquanto povo e nação, dependemos da configuração de nossa cultura ("O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.").
Para que essa cultura seja encorpada, forte, reconhecida e se mantenha, ela deve se basear na memória ("Faculdade de reter as idéias, impressões e conhecimentos adquiridos anteriormente") de nosso povo, de nossa gente. Essa memória, por sua vez, relaciona-se de forma umbilical com a história ("Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição e/ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade.").
O que mais seria preciso para justificar a existência de um Projeto devotado ao resgate da Memória de brasileiros notáveis e de suas incríveis contribuições para a cultura? Destaques da ciência, da literatura, direito e política, figuras importantes de nossa história recebem um tratamento especial e são apresentados ao grande público que circula pela internet com dados obtidos a partir de uma bela pesquisa.
Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubistchek e Oswaldo Cruz foram às personalidades trabalhadas a cada ano de vida do Projeto. Que muitos anos permitam aos internautas conhecer outros grandes brasileiros...
Caminhos
Ao entrar no site do Projeto Memória encontramos uma mensagem introdutória e ícones com imagens dos personagens resgatados e homenageados nesse trabalho de pesquisa. Ao clicar nos ícones somos enviados para as páginas especialmente criadas para cada um desses personagens.
Ao navegar nas páginas específicas, encontramos diferentes alternativas de pesquisa que nos permitem, de modo geral:
1- Obter dados biográficos do pesquisado.
2- Verificar bibliografia disponível a respeito do mesmo.
3- Conhecer links que nos permitam obter mais informações sobre a personalidade em questão.
4- Dados cronológicos.
5- Conhecer as realizações dos biografados e sua importância na história de nosso país.
6- Conseguir imagens relacionadas ao sujeito histórico pesquisado.
Professores
Estamos constantemente realizando o exercício de resgatar a memória nacional. Seja em nossas aulas, quando falamos sobre as obras de um determinado escritor e pedimos a nossos alunos que as leiam; ou ainda no cotidiano do trabalho educacional quando comentamos as notícias do dia e as relacionamos a tempos passados (sem saudosismo); mesmo quando, em conversas informais no corredor falamos sobre os craques do passado ou as realizações dos grandes músicos da MPB.
Recordar é viver...
Nunca uma frase tão curta fez tanto sentido. Temos tentado estabelecer nossa identidade e necessitamos muito dos bons exemplos dados por nossos notáveis. Sentimos falta de motivos pelos quais devamos nos orgulhar. Procuramos suprir essa demanda com as conquistas do esporte e, muito freqüentemente, ignoramos as realizações e produções de brasileiros fantásticos que atuam na política, na educação, nas artes, na literatura,...
Quem entre nós pode deixar de reconhecer a grandeza de obras como "Navio Negreiro" (Castro Alves), "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" (Monteiro Lobato), as grandes campanhas de saneamento e vacinação no Rio de Janeiro no início do século XX (Oswaldo Cruz), a Construção de Brasília (Juscelino Kubistchek), o "descobrimento" de nossas terras pelo português Cabral ou as realizações diplomáticas e jurídicas da Águia de Haia (Rui Barbosa)?
Nesse interim, nada mais apropriado que surjam novas iniciativas de valor como o Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil e da Odebrecht
1 Paulo Henrique Brazoloto - Santo André
Gostaria de obter o video projeto memoria Juscelino Kubistchek, desde já agradeço a atenção.
10/02/2012 20:37:27
2 marilia - RJ Rio de Janeiro
gostaria de obter projeto memoria de monteiro lobato
19/04/2009 07:00:31
3 Luiz José do Nascimento - Cabo de Santo Agostinho - Pe
Gostei muito do trabalho. Sou pesquisador da História do Brasil. Mu sonho é escrever um livro sobre a História do município do Cabo de Santo Agostinho
19/02/2008 14:34:23
4 nelci muller - Snto Ângelo- RS
Parabéns, pelo trabalho que estão oferecendo a estudantes e professores.
04/04/2007 21:05:22
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.