Pesquisando com o auxílio da National Geographic Brasil -
Coluna Dicas de Navegação
http://nationalgeographic.abril.com.br
A reportagem "Louca Trilha" foi publicada em 3 edições sucessivas da revista National Geographic,
(clique aqui para ver) é uma amostra da qualidade dos textos e das fotos disponibilizadas pelo site.
Há algum tempo atrás fomos brindados pelo lançamento da revista National Geographic Brasil, publicada pela Editora Abril, finalmente essa verdadeira representante do que há de mais interessante na área de pesquisa chegava as bancas e tornava-se acessível aos leitores brasileiros. Com um adendo, produzida com base em matérias internacionais, escorada pela grande qualidade das fotografias, contando com articulistas de ótimo nível produzindo textos elaborados e acessíveis ao grande público leitor, a revista produzida no Brasil também contava com matérias sobre o nosso país (tão rico em suas paisagens, pessoas, animais, plantas,...).
Além disso, como todo grupo relacionado a informação e pesquisa que existe no planeta hoje em dia, foi lançado também um site, disponibilizando parte do material publicado mensalmente nas revistas e permitindo que novas imagens pudessem ser acessadas via internet. É sobre esse endereço eletrônico que estaremos falando nessa coluna.
Ao entrarmos no endereço http://nationalgeographic.abril.com.br/ , temos como introdução uma página onde são apresentadas as reportagens que estão em destaque na edição da revista que se encontra nas bancas. Uma chamada principal com foto acompanha a matéria de capa, as outras são dispostas apenas a partir do título.
Outras seções da publicação aparecem em quadros separados e destacados, como é o caso de Diário da Terra, Flashback, Adivinhe o que é, Mais Brasil e Super CEPs. Quem é leitor da revista vai identificar de pronto a versão eletrônica como a mesma publicação que se encontra nas bancas ao se deparar com todos esses quadros do site.
|
Algumas ressalvas devem ser feitas para aquelas pessoas que pretendem deixar de comprar a revista (autêntica tentação para os amantes da grande qualidade desse material), infelizmente, nem todas as matérias ou seções tem no site, todo o conteúdo apresentado na revista. Dá para entender já que trata-se de uma publicação voltada para o mercado e que, portanto, necessita de compradores em banca para sobreviver. Porém, o site é bastante generoso, permitindo acesso a alguns artigos integrais e a imagens que não aparecem na revista.
Há um quadro apresentado na parte mais baixa da tela chamado de Recursos, onde listam-se links para conectar o visitante a outros endereços eletrônicos de interesse, relacionados aos temas trabalhados na revista e no site.
No topo da página, próximo ao logotipo da publicação temos atalhos que nos ligam aos setores já citados nos itens anteriores (seções como Super CEPs ou Mais Brasil) e a outras localidades do site como Fórum, E-Cards, Arquivo e Fale (além do tradicional em periódicos Assine). Essas outras partes do site também aparecem em destaque, nos lados da página principal (home).
Na parte designada como Fórum, o leitor/internauta é convidado a partilhar suas opiniões sobre os assuntos mais importantes constantes da edição do mês. Em E-Cards são disponibilizados cartões com imagens fantásticas produzidas pelos fotógrafos da revista para que mandemos mensagens para os amigos. No setor denominado Arquivo o site permite que acessemos as edições anteriores da revista e as materias que foram ao ar na internet (há matérias para praticamente todas as áreas de interesse das ciências humanas, não apenas para geografia, também a história, a sociologia, a antropologia, a arqueologia e a paleontologia são agraciadas com ótimas reportagens).
|
Outras possibilidades dadas pelo site referem-se a conseguir papel de parede usando imagens selecionadas da edição do mês em destaque nas bancas e na internet, opinar a respeito da capa da próxima revista e acessar uma seção chamada Refúgios, onde podemos obter informações sobre localidades interessantes de algumas partes do mundo.
Levando-se me conta o charme, a tradição, a qualidade, o excelente material fotográfico e textual da revista, o site da National Geographic Brasil tinha que, por coerência apresentar qualidades, o que o visitante pode constatar com grande facilidade. Navegue e faça bom proveito, vale a pena!
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.