Como estudar? - 09/01/2009
Orientações importantes para um estudo mais eficiente
“Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pesar e considerar’”. (ADLER; DOREN. 1990)
E o que se entende por estudo?
Quais são os Componentes do Ato de Estudar?
De que formas pode se desenvolver a experiência do Estudo?
- O Estudo é fruto da experiência direta ou
indireta, ou seja:
Quais elementos e/ou práticas auxiliam o Estudo?
- O rendimento nos estudos está ligado a:
Que caminhos o estudante deve trilhar para obter melhores resultados?
1- O resultado do processo de ensino-aprendizagem depende
fundamentalmente do próprio estudante.
2- O estudante deve incorporar postura de autoatividade
didática.
3- Os estudantes devem ter sempre ao seu alcance os instrumentos
necessários para a sua aprendizagem.
4- Os materiais do curso devem ser usados e explorados à
exaustão.
5- As informações dadas nos cursos são
obtidas a partir de:
6- Todos os materiais lidos ou pesquisados têm que ser
referenciados pelos alunos a partir de anotações
feitas de próprio punho.
7- Os estudantes têm que, necessariamente, organizar-se para
os estudos. Isso implica em:
Anotar é imprescindível
Ao fazer anotações...
1- Ao realizar a primeira leitura não se preocupe em grifar
ou destacar trechos.
2- Releia o texto destacando as palavras desconhecidas e buscando o
significado destas em dicionários.
3- Contextualize a leitura procurando informações
relevantes para a compreensão do texto como as
históricas, sociológicas, biográficas,
geográficas,...
4- Preocupe-se em destacar as palavras-chave somente após a
compreensão do texto.
5- Há três tipos diferentes de
anotações, são elas:
Esquemáticas, Corridas e Resumidas.
Não se esqueça de Destacar as principais ideias
A realização destas práticas facilita bastante o aprendizado, mas a garantia de qualquer melhora sensível depende essencialmente de desprendimento, dedicação, objetivos claros e compreensão por parte do estudante quanto à importância e o valor do estudo para sua vida.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.