Querendo entender um pouco de filosofia? -
Que tal visitar O Mundo dos Filósofos?
A página que recebe o nome de “Mundo dos Filósofos” merece essa intitulação, afinal de contas, consegue apresentar artigos que nos permitem ter uma idéia muito clara dos vários pensadores, de suas obras e dos períodos em que viveram (da Idade Antiga ao Mundo Contemporâneo). Parecemos estar entrando num universo próprio de filósofos por termos pela frente textos e mais textos onde as teorias mais importantes de personagens como Aristóteles, Santo Agostinho, Galileu, Descartes, Marx ou Nietzche são explicadas para os visitantes.
Há alguns problemas que devem ser ressaltados, como por exemplo, na home page de o Mundo dos Filósofos, ao entrarmos nos deparamos com um grande número de informações que fazem com que cheguemos a ter dúvidas se realmente estamos no lugar certo para obter dados sobre as grandes filosofias e seus autores. Há indícios de que o site também seja utilizado para armazenar informações sobre conhecimentos jurídicos (aparecem links para um dicionário jurídico, para artigos específicos relacionados a direitos humanos e indicações de livros de direito).
Outro item a ser revisto pelos responsáveis pelo site refere-se a uma lista de artigos publicados, localizada numa coluna a esquerda da home page. Aparece o nome dos autores desses artigos, vários deles são identificados como doutores, porém, ficamos sem saber qual seria a especialidade deles, se são advogados ou filósofos, professores de direito ou especialistas em filosofia. O título dos artigos sendo apresentado ao lado dos autores poderia esclarecer o visitante quanto ao tema e a área de conhecimentos trabalhada por cada um dos especialistas apresentados.
Não há qualquer requinte visual nas páginas de O Mundo dos Filósofos, o que pode cansar a pessoa que estiver navegando em busca de um site sobre filosofia que disponibilize além de textos, imagens ou outros recursos próprios da internet (sons, animações, discursos, vídeos,...). Se sua intenção for conseguir figuras que possam reforçar seu trabalho, esqueça. Procure em outros endereços, essa não foi a preocupação dos responsáveis pelo endereço em momento algum!
Apesar dos pesares, o site apresenta boas qualidades, principalmente no que se refere aos textos, as explicações e a quantidade de filósofos e correntes filosóficas abordadas. Uma outra boa dica utilizada por O Mundo dos Filósofos é a de apresentar Referências Bibliográficas em todas as suas páginas de pesquisa, essas dicas são valiosas para quem precisa aprofundar-se nos temas.
O período de abrangência do site é bem extenso, dessa forma, partindo-se dos pré-socráticos, falando-se sobre pensadores menos conhecidos da Antiguidade Clássica (como Heráclito, Zenão ou Demócrito, todos eles relevantes porém menos conhecidos do que os representantes da escola ateniense), incluindo o pensamento dos Sofistas, dando mais ênfase (proposital e justificada) nos clássicos imortais daquele período que são Sócrates, Platão e Aristóteles, o site cumpre bem a proposta de disponibilizar informações importantes sobre o Pensamento Clássico.
Abre-se uma página alternativa, não comum nos cursos de filosofia para falar sobre o pensamento latino, com especial atenção para o direito e a educação em Roma. Como na Home Page há vários elementos que nos levam a crer que esse site tem forte relação com o estudo do direito, esse assunto aparece nesse setor com destaque, como se fosse uma área de estudos específica da história da filosofia porém, não se iluda, não se trata de encaminhamento comum num curso de filosofia dar ênfase nesses tópicos.
Quando ingressamos no link que nos leva para a página criada para abordar o Pensamento Cristão, encontramos os pontos mais importantes da filosofia medieval, com especial destaque para as escolas filosóficas criadas com base na obra de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Cumpre-se à risca o que se espera ao apresentar textos sobre esses pensadores já que o período medieval foi totalmente controlado pela Igreja Católica, principalmente na área da cultura. O reflexo dessa autoridade religiosa cristã pode ser percebido no fato de o período medieval ter sido identificado durante muito tempo como a Idade das Trevas. Isso se deve a esse rígido controle exercido pelo catolicismo que só se abrandou com o advento dos Renascimentos Comercial e Urbano e, posteriormente, com as grandes transformações da transição do Medievo para a Idade Moderna.
A página sobre o pensamento moderno é uma das mais completas, primando pela atenção dada a alguns pensadores daquele momento histórico como, por exemplo, Descartes, mas, em momento algum abandonando outros, menos conhecidos do grande público, como Leibniz, Locke ou Berkeley. Além do pensamento dos empiristas e racionalistas, abriu-se espaço para uma reflexão acerca do Renascimento Cultural, movimento considerado decisivo para a superação do domínio da Igreja sobre a filosofia, as artes, a literatura e a ciência. Para complementar, apesar de pouco trabalhado, mesmo levando-se em conta a envergadura dos trabalhos e a repercussão das obras para o mundo contemporâneo, foram criadas páginas para falar a respeito dos iluministas, como Montesquieu, Voltaire e, destaque maior, Rousseau.
Em sua penúltima linkagem, o Mundo dos Filósofos nos apresenta a produção filosófica contemporânea, trabalhando desde o pensamento de Kant e Hegel, passando por Nietzsche e Kierkegaard e chegando ao positivismo de Comte e ao marxismo.
O último acesso da página do Mundo dos Filósofos é um capítulo especial dedicado à mitologia greco-romana. Partindo-se do princípio que antes da filosofia existia o mito como forma de explicação do mundo, o site acertou ao abrir espaço para que pudéssemos entrar em contato com Apolo, Hércules, Vênus, Baco, Édipo e outros importantes personagens e passagens dessa rica história que nos é contada pela mitologia clássica.
Como se trata de assunto difícil e levando-se em consideração o fato de que a quantidade de informações, conceitos, fórmulas e pensamentos é enorme, o simples fato de O Mundo dos Filósofos cobrir toda a história do pensamento ocidental já dá ao site um destaque especial. O visitante terá que ter paciência para ler, maior ainda para decifrar e compreender alguns dos pensamentos apresentados, porém, tendo a mão um bom recurso como o que é oferecido nesse endereço, já é possível iniciar ou aprofundar os estudos na área.
1 Fabio Guimaraes - Ituacu Bahia
Este artigo e sensacional e faz os elogios e ressalvas que de fato merecem este grande site MUNDO DOS FILOSOFOS um verdadeiro mundo onde a filosofia encontra seu berco. Obs.: a mensagem esta sem as devidas acentuacoes porque foi digitada do celular.
24/01/2012 17:33:32
2 Daniele Rezende - Catu
Hum !! muito legal so que eu ñ consigo entender o que a minha professora fala muito menos as suas frases filosoficas ainda ñ conceguir de fato sabeo que é filosofia !! :s
12/07/2011 11:29:07
3 karol - amsterdã
isso é bem legal,mas não consigo entender muito bem o que os filósofos pensam ou até mesmo a minha professora, não consigo interpretar as suas frases....
10/04/2011 16:52:54
4 marcos antonio gomes de castro - são paulo
se todos ler ou gostar de filosofia o brasil seria melhor,der mais conhecimento,não ver tv so magimação.
07/03/2011 22:54:55
5 Michele Dutra Alves Bernardino - Valença
Filosofia é difícil?
23/01/2010 15:21:18
6 Roseli Aparecida Vieira Silva - São Paulo
Gostaria de saber como fazer para entender o que exatamente, um pensador quer dizer quando o assunto é sobre a educação no Brasil ?
15/10/2009 12:04:34
7 erica caroline santos ribeiro - taguatinga
muito legal adorei BJOKAS4
21/06/2007 12:11:00
8 idalina - samtarém
isso é para você, é maravilhoso para entender a vida dos folósofos.
03/05/2007 15:36:39
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.